Pensando grande: 5 dicas para expandir o negócio

Aumente as suas vendas e estimule o crescimento da sua empresa

O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio crescendo e prosperando no mercado. Muitos desejam aumentar as vendas e, consequentemente, seu faturamento. Porém, muitos gestores sentem dificuldade nesse processo de expansão. Existem diferentes estratégias que podem contribuir com o crescimento de uma empresa, mas é necessário levar em consideração a situação atual do negócio.

Com um bom planejamento e execução das tarefas certas, você pode acompanhar o desenvolvimento da sua empresa rumo ao sucesso. Nesse artigo você irá conferir 5 dicas para expandir o negócio e aumentar as suas vendas.

Expandindo o negócio

#01 Estude o mercado

Como está o cenário atual do mercado em que a sua empresa faz parte? Para onde os seus concorrentes estão caminhando?

Essa parte é fundamental e deve ser levada em consideração na decisão de expansão do negócio. Com ela, você consegue identificar se o setor está favorável para esse tipo de investimento. Avalie as tendências, tecnologias e expectativas para o futuro.

#02 Escolha o modelo de expansão

Depois de analisar o mercado e o seu negócio, chegou a hora de pensar no modelo de negócio. Você pode aumentar as suas vendas de diferentes formas.

Hoje em dia você pode apostar no sistema de filial, franquias, licenciamento de produtos, fusão de empresas, e-commerce e muito mais. Entender a sua real necessidade irá te ajudar nessa decisão. Analise os prós e contras de cada modelo.

#03 Diversifique seus produtos e serviços

Uma boa estratégia é apostar na diversificação de produtos e serviços. As diferentes opções podem te ajudar a aumentar as suas vendas e margem de lucro. No entanto, o empreendedor precisa ter cautela ao adotar essa estratégia.

Os novos produtos não podem interferir na rentabilidade e lucratividade dos negócios atuais. Por isso é importante diversificar dentro do mesmo segmento, para diminuir os riscos de elevação dos custos da empresa.

#04 Esteja presente na Internet

A sua empresa pode ganhar muito mais visibilidade na internet. Aposte em estratégias de marketing digital e tenha um maior alcance do público.

Você pode ofertar seus produtos e serviços com preços promocionais e criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente, fidelizando assim o seu público.

#05 Organize as suas finanças

Para dar passos rumo à expansão, você precisa analisar o financeiro da sua empresa. Ela está preparada para encarar essa novidade?

Você precisa ter um panorama geral sobre a saúde financeira do seu negócio. Seja criterioso e avalie todos os pontos necessários. Dessa forma, você conseguirá identificar as melhores oportunidades para a sua empresa.

Mas lembre-se: toda estratégia possui riscos. Por isso é muito importante ter o total controle sobre as finanças do seu negócio.

Com a Ampulheta, você terá suporte nesse processo. Somos especializados em terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeiro dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.


Negócios: a terceirização financeira é indicada para qualquer tipo de empresa?

O serviço traz muitos benefícios para os empreendedores

Empreender demanda muito tempo e esforço. O gestor precisa focar todas as suas energias no negócio e se dedicar para garantir o bom desempenho e o crescimento da empresa. Com tantos processos para acompanhar, a tarefa de gerir as finanças pode se tornar bastante complicada para quem não tem tanto domínio sobre o assunto.

Para facilitar a gestão da empresa, o empreendedor pode optar pelo serviço de terceirização financeira, que terá as responsabilidades sobre o cumprimento e controle das rotinas burocráticas, além de oferecer um suporte técnico para as suas tomadas de decisões.

“Mas será que essa solução é indicada para o meu negócio?”

Se esse é o seu dilema, continue a leitura desse artigo. Vamos falar um pouco mais sobre o serviço, para quem é indicado e as suas principais vantagens.

BPO Financeiro para todos

A terceirização financeira é uma alternativa para todo e qualquer tipo de negócio, independente do porte da empresa.

Porém a modalidade vem ganhando espaço entre PMEs. Isso porque, ao deixar a gestão financeira nas mãos de especialistas, o empreendedor economiza tempo e energia com as tarefas rotineiras, uma vez que não terá que se preocupar com algumas burocracias.

Dessa forma, é possível trabalhar para que haja o crescimento constante da sua empresa, de maneira mais rápida, segura e eficiente.

Entre os principais setores que podem optar pelo BPO Financeiro estão: consultórios médicos, salões de beleza, escritórios de advocacia, agências de publicidade e muito mais. 

Empreendedores de diversas áreas buscam a terceirização para deixar a gestão do negócio cada vez mais simples e eficiente. Aqui se enquadram os profissionais liberais, autônomos, MEIs, prestadores de serviços e gestores de pequenos negócios.

Vantagens

Ao contratar um serviço de gestão financeira, o empreendedor terá uma série de vantagens e benefícios. Além de poder focar totalmente nos seus produtos e serviços, sem se preocupar com as finanças, você ganhará muito mais agilidade e praticidade no seu dia a dia:


  • Controle das suas finanças;

  • Mais eficiência nos processos;

  • Planejamento estratégico;

  • Redução de custos;

  • Assessoria especializada;

  • Mais tempo, flexibilidade e segurança ao gestor.

Ao ler o artigo, você conseguiu enxergar a terceirização como uma solução para o seu negócio? Então, talvez esteja na hora de você pensar sobre o assunto. A Ampulheta já ajudou diversas empresas a alcançarem o seu potencial financeiro nos negócios! Conte conosco para ajudar a sua empresa a crescer.

Entre em contato e conheça a nossa proposta.

3 dicas de livros que todo empreendedor precisa ler

A leitura pode inspirar novas estratégias e ajudar a construir um negócio de sucesso

O hábito de ler pode ser muito benéfico para os empreendedores que sonham com a expansão da sua empresa. A leitura, além da possibilidade de ampliar a visão, pode trazer reflexões e aprendizados importantes.

Um bom livro tem o poder de despertar insights, permitindo encontrar soluções para algum problema e até mesmo desenvolver uma nova empresa.

Para ajudar no seu desenvolvimento profissional e pessoal, separamos 3 dicas de livros para você deixar na mesa da sua cabeceira e reler sempre que sentir necessidade. Confira a nossa seleção:

#01 Mindset: A nova psicologia do sucesso

Uma das obras que você precisa ler, ao menos uma vez em sua vida, é Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, escrito por Carol S. Dweck, phd, professora de Psicologia na Universidade Stanford.

A autora nos mostra como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O livro traz a explicação de porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não, definindo a nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. 

Uma leitura imperdível.


#02 O poder do hábito: porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Os hábitos que adquirimos durante a vida são muito importantes para construir a nossa trajetória pessoal e profissional.

Porém mudar hábitos pode ser um processo difícil e doloroso. A obra O Poder do Hábito: Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, escrita por Charles Duhigg explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitos.

Com a leitura, você poderá descobrir um pouco mais sobre o assunto e terá a chance de aprender a como melhorar sua produtividade e concentração, além de saber como criar novos hábitos, essenciais para a transformação. 

#03 De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício 

Muitos almejam o sucesso. Mas como conquistá-lo? No livro  De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, escrito por Peter Thiel, o autor traz uma visão otimista sobre o futuro do empreendedorismo e uma maneira original de apresentar a inovação. 

Ótimo livro para quem quer saber um pouco mais sobre empreender e pode servir como uma ótima fonte de inspiração.

Após as leituras, você estará mais preparado para fazer o seu negócio expandir e ser um sucesso no mercado!

E nós podemos te ajudar nesse processo. Somos especializados em gestão financeira para pequenas e médias empresas, com grande experiência em diversos segmentos. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, focada em resolver as necessidades dos nossos clientes no dia a dia.

Realizamos as rotinas financeiras, controle de recursos e elaboramos relatórios de impacto baseados em dados qualificados sobre o negócio.

Vamos bater um papo?

Gestão financeira para restaurantes: como obter sucesso?​

O setor de alimentação exige planejamento e muita dedicação​

Administrar um restaurante não é uma tarefa fácil. Para mantê-lo em funcionamento, o gestor precisa estar atento a diferentes detalhes; é necessário garantir a qualidade dos ingredientes, fazer a gestão de estoque, ter um ambiente limpo e organizado, manter um bom quadro de funcionários, entre tantas outras coisas.​

Sem contar que a gestão financeira eficiente tem um papel fundamental no desenvolvimento do negócio. Embora seja um dos setores mais estáveis e resistentes, ter o controle total das finanças pode indicar mais rentabilidade para a sua empresa.​

Em bares e restaurantes, o cuidado deve ser redobrado para garantir o bom desempenho. Continue a leitura e conheça estratégias para implantar em seu negócio e obter mais sucesso.​

01. Fluxo de caixa​

Ferramenta imprescindível para quem busca o controle das finanças. O instrumento ajudará a ter uma visão panorâmica das transações que ocorrem no estabelecimento, permitindo o gerenciamento das entradas e saídas do caixa do restaurante.​

Este controle deve ser analisado, periodicamente, para acompanhar e comparar o desempenho do negócio nos meses anteriores.​

02. Planejamento estratégico​

Ter um planejamento é fundamental para trilhar o caminho ao sucesso. É a partir dele que você poderá traçar estratégias e definir novas ações que podem ajudar no desenvolvimento e crescimento do restaurante.​

Nesse processo, o gestor deve levar em consideração os detalhes administrativos, fatores internos do estabelecimento e também outros pontos como concorrência, fornecedores e a demanda.​

Com um bom planejamento em mãos, fica mais fácil de realizar a organização financeira do restaurante.

03. Gerenciamento de estoque

Fazer a gestão de estoque é primordial! O controle dos suprimentos estocados, além de garantir a qualidade da comida, ajuda a evitar prejuízos financeiros.​

Garanta o controle de todos os itens armazenados no estabelecimento e faça as compras de acordo com a necessidade e capacidade do restaurante. Isso garante mais dinheiro em caixa.​

04. Negociação com fornecedores ​

Para garantir a satisfação dos clientes, o empreendedor precisa garantir os melhores ingredientes, não é mesmo? Por isso, o papel do fornecedor é de extrema importância e reflete diretamente no sucesso do restaurante. ​

Aqui a questão não é economizar e buscar o mais barato, e sim negociar com aqueles que entregam um produto de qualidade e confiável. É possível negociar formas de pagamento para que ocorra um bom acordo entre ambas as partes. ​

05. Ajuda especializada ​

Caso não tenha tanto domínio e conhecimento sobre gestão financeira, a alternativa ideal para o seu negócio é terceirizar o serviço. ​

Lembre-se que garantir a saúde financeira do seu restaurante pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Quer garantir o bom desempenho do seu restaurante? ​

Somos uma empresa especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeira dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado ​

Fale agora conosco para conhecer a nossa proposta!

Redução de custos: 3 dicas infalíveis para economizar​

O crescimento de uma empresa depende também de uma boa gestão financeira​

O seu negócio está indo bem: você tem vendido bastante e os seus clientes estão sempre satisfeitos. Porém, os seus custos estão ultrapassando os valores arrecadados e a conta não está batendo ultimamente. Para reverter este quadro é preciso analisar o financeiro da sua empresa.​

O primeiro passo é ter em mente que os cortes de gastos não podem e nem devem ser feitos de maneira precipitada. Você precisará avaliar todas as suas despesas e identificar o que faz sentido reduzir, mesmo que momentaneamente.​

Tem dificuldade em identificar os custos desnecessários? Não se preocupe. Listamos aqui 3 dicas infalíveis que podem te ajudar a ter uma gestão cada vez mais assertiva e eficiente.​

Planejamento financeiro​

Essa é a principal dica para quem quer atingir o sucesso! Ter um bom planejamento fará com que você enxergue de forma mais clara seus objetivos. Estipule metas mensais.​

Com isso definido, ficará mais fácil e prático desenhar estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.​

Negociação com fornecedores​

Uma boa estratégia durante as ações para redução de custo é negociar com fornecedores. Pense que, às vezes, trocar o fornecedor pode causar ainda mais dor de cabeça… E o barato acaba saindo caro demais.​

Por isso, é importante tentar uma negociação e encontrar uma forma de que esteja favorável para ambas as partes.​

Orientações à equipe​

Converse com o seu time e estimule novos hábitos que possam ajudar na redução de custos. Para ajudar nesse processo, é possível distribuir placas educativas pelo ambiente do trabalho para evitar desperdício de água e eletricidade, por exemplo.​

Você também pode promover treinamentos para garantir o melhor uso de equipamentos e instalações, minimizando o risco de problemas e quebras.​

Com essas dicas, você pode diminuir seus custos e buscar o equilíbrio das finanças da sua empresa.​

Nós podemos te ajudar! Na Ampulheta, organizamos o setor financeiro, analisamos o fluxo de caixa da empresa tendo em vista a manutenção positiva dele e criamos estratégias que auxiliam a enxergar melhor os recursos disponíveis na empresa. Acreditamos que nossos serviços de rotinas financeiras diárias, aliado aos conhecimentos sobre o negócio, impulsionam o futuro da empresa​.

Planejamento financeiro: controle das finanças é essencial para o crescimento do seu escritório de advocacia

Uma boa gestão financeira pode contribuir com o desenvolvimento do negócio​

A rotina do advogado é bastante cansativa. O profissional precisa analisar processos, estudar as teses, atender clientes, participar de reuniões com associados, ir às audiências e tantas outras atividades. Além das tarefas cotidianas, é preciso também gerir o escritório de advocacia. E, é nesse ponto que muitos acabam se perdendo. Para um negócio ter sucesso e ser próspero, a saúde financeira tem que estar em dia, mas, por muitas vezes, o advogado não tem tempo ou até mesmo conhecimento técnico para realizar a gestão financeira da empresa. Pensando em auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas para que você possa colocar em prática o mais rápido possível. Confira:​

Conheça o fluxo operacional financeiro da empresa​

Separe uma parte do seu dia para estudar o financeiro do seu escritório. Verifique as entradas e saídas, quais são os seus gastos e investimentos. Isso vai ajudar a entender a real situação da sua empresa.​

Tenha o controle e organização das finanças​

O controle e organização das finanças devem ser constantes. Você pode adotar o modelo da sua escolha para acompanhar os dados do escritório. Eles podem ser cadastrados e arquivados em planilhas, software de gestão ou outra ferramenta de sua preferência.​

Pare de misturar finanças pessoais com as finanças do escritório​

Muitos advogados cometem esse erro bastante comum. Juntar todas as finanças pode causar transtorno e muita confusão, fazendo com que você se perca na organização financeira. Separe o financeiro para garantir um maior controle dos ganhos, custos, despesas e outras variáveis do escritório.​

Tenha o controle de reembolso dos clientes​

Primordial para garantir a saúde financeira. O advogado precisa ter o controle de reembolso dos clientes para que não haja falhas no fluxo de caixa do escritório. Esse controle pode ser feito em planilhas, cadernos ou até mesmo alguma ferramenta de gestão.​

Estabeleça metas​

Pode ser uma estratégia interessante para quem busca crescer no mercado em que atua. Ao estabelecer metas financeiras para o escritório, você poderá traçar estratégias e segui-las para atingir o seu objetivo.​

Delegue para quem entende​

Uma ótima alternativa é terceirizar o setor financeiro do seu escritório. Ao optar por este tipo de serviço, você tem a garantia e segurança de que as suas finanças estão com quem realmente entende do assunto. Quer desenvolver e crescer no mercado? Nós temos a solução! Somos uma empresa especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeira dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.

Fale agora conosco para conhecer a nossa proposta!

Precificação de produtos e serviços: 3 dicas para colocar em prática na sua empresa

A definição correta do preço é essencial para manter o capital de giro 


Para manter o negócio rentável e lucrativo é necessário saber precificar os serviços e produtos corretamente. Afinal, o preço é um fator determinante e que resulta diretamente na sobrevivência de um negócio.

O empreendedor que deseja ter sustentabilidade no mercado e equilíbrio financeiro precisa se atentar a todos os detalhes da empresa, principalmente quando o assunto é precificação. Contudo, definir o preço não é uma tarefa fácil. Para chegar no valor ideal, é preciso considerar os gastos com as despesas, a margem de lucro, estar dentro do limite que o consumidor pode pagar.

Todas essas variáveis devem ser levadas em consideração nesse momento. 

Não sabe como chegar no preço ideal do seu serviço e produto? Então acompanhe as nossas dicas:

1. Estipule sua margem de lucro

O primeiro passo é estipular quanto a porcentagem de lucro que pretende ganhar com cada serviço prestado. Mas tenha cautela: uma margem de lucro muito alta pode deixar os preços da concorrência mais atraentes.


2. Determine seus custos

Qual é o seu custo mensal? Faça um cálculo de todos os seus gastos e não se esqueça de nenhuma despesa. Esses valores devem ser avaliados no momento da precificação.

3. Analise a concorrência

Observe os passos dos seus concorrentes. Conheça o que está sendo ofertado pela concorrência e verifique quanto estão cobrando pelos serviços prestados. Nessa análise, você terá ciência dos seus diferenciais e se pode agregar mais valor ao seu produto.


Quer fazer mais pelo seu negócio? Talvez seja a hora de contar com ajuda especializada

Somos especializados em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos o serviço mais completo do mercado, que vai desde assumir a parte operacional – contas a pagar e a receber, controle de inadimplência, conciliação bancária, e mais – até realizar diagnósticos financeiros e gerar relatórios de desempenho que dão mais segurança para a tomada de decisões. Nossa equipe é multidisciplinar e conta com profissionais com anos de experiência.

PME: Como fazer para ter uma reserva de emergência?

Guardar um valor mensal pode contribuir com a saúde financeira do seu negócio

Para manter a empresa em pleno funcionamento, o empreendedor precisa garantir que a gestão financeira seja bem executada e planejada até mesmo em tempo de crises. Não importa o tamanho do seu negócio, em momentos de urgências e imprevistos, o ideal é que a empresa faça o uso da reserva de emergência. 

Seja qual for o mercado de atuação do seu empreendimento, é necessário iniciar uma reserva de emergência. Será necessário um planejamento estratégico e muita organização para conseguir acumular o valor desejado.

Para saber a quantia precisa de quanto o seu negócio deve ter para sobreviver a momentos difíceis, você precisará avaliar as suas despesas fixas e variáveis, além dos seus gastos anuais.  O ideal é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus custos mensais, mas isso pode variar de acordo com a sua realidade.

Passo a passo para montar a sua reserva de emergência:

Está com dificuldade para iniciar a sua reserva de emergência? Confira esse passo a passo e coloque-o em prática.

  • Levante os gastos mensais da sua empresa: ao identificar todas as suas despesas, você terá uma visão mais clara sobre as finanças do seu negócio e poderá estipular um valor para guardar por mês;

  • Faça o corte de despesas desnecessárias: com o levantamento e identificação dos gastos, você terá um melhor controle financeiro. Dessa forma, você pode realizar o corte de despesas supérfluas e que não afetam a produção do seu negócio;

  • Estabeleça metas financeiras: quando você tem conhecimento sobre a real situação financeira da sua empresa, você consegue estabelecer metas possíveis e pode criar a reserva de emergência com maior precisão.

Para te ajudar nessa tarefa, você também pode contar com a nossa ajuda. Somos especializados em gestão financeira para pequenas e médias empresas, com grande experiência em diversos tipos de mercado. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, focada em resolver as necessidades dos nossos clientes no dia a dia.

Realizamos as rotinas financeiras, controle de recursos e elaboramos relatórios de impacto baseados em dados qualificados sobre o negócio.


Indicadores que você deve acompanhar para garantir o sucesso do negócio

Os KPIs financeiros podem nortear as tomadas de decisão 

Para manter o negócio em constante crescimento, o gestor precisa estar atento a todos os indicadores que podem contribuir com o sucesso da sua empresa. Os KPIs (Key Performance Indicator) financeiros têm o intuito de medir o desempenho e o resultado ações e estratégias adotadas pela organização.

Administrar um negócio pode ser uma tarefa bastante complexa para muitos empreendedores, por isso, é necessário acompanhar e avaliar alguns indicadores financeiros. Veja os principais KPIs e mantenha a saúde financeira da sua empresa:

3 KPIs Financeiros importantes para o seu negócio:

Lucratividade:

É com a  lucratividade que o gestor poderá compreender melhor os riscos e as oportunidades do seu negócio. Ela indicará se a empresa pode permanecer atuando no mercado.

Para chegar na porcentagem da lucratividade, o empreendedor precisa fazer o seguinte cálculo: dividir o lucro líquido pela receita bruta e multiplicar o resultado por 100.

A sua empresa pode estar faturando muito, porém lucrando pouco. Fique atento.

Rentabilidade:

A rentabilidade representa o retorno do investimento. Esse indicador revela ao gestor se o projeto tem a capacidade de gerar lucros para a empresa.

Por exemplo, ao lançar uma campanha de marketing para a venda de novos produtos, o empreendedor pode se atentar e conferir se a ação foi rentável ao negócio. 

Para calcular a rentabilidade, é preciso dividir o lucro líquido pelo investimento do projeto e multiplicar o resultado por 100.

Custos:

Acompanhar os custos podem fazer muita diferença no resultado final dos seus negócios. Esse indicador ajuda a identificar os gastos essenciais e aqueles que podem ser cortados da sua empresa. Dessa maneira, você pode manter a saúde financeira do seu negócio.

Para saber esse número, você deve somar todos os gastos das operações durante o mês.

Quer saber quais são os KPIs mais importantes para o seu negócio? Nós estamos aqui para ajudar.

Somos especializados em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos o serviço mais completo do mercado, que vai desde assumir a parte operacional – contas a pagar e a receber, controle de inadimplência, conciliação bancária, e mais – até realizar diagnósticos financeiros e gerar relatórios de desempenho que dão mais segurança para a tomada de decisões. Nossa equipe é multidisciplinar e conta com profissionais com anos de experiência.


Gestão Financeira para PMEs: confira dicas para  o crescimento do seu negócio

O empreendedor deve adotar medidas para garantir a sobrevivência da sua empresa

Muitos sonham em ter o seu próprio negócio, mas  empreender pode não ser uma tarefa muito fácil.  Iniciar nesta trajetória é empolgante, no entanto, para garantir que a nova empresa traga resultados e se mantenha sustentável no mercado, o empresário precisa se atentar em relação à gestão financeira.

Ter planejamento e organização das finanças pode fazer muita diferença. Ter um olhar estratégico, analítico e crítico ajuda a entender e identificar as oportunidades, além de compreender os possíveis riscos.

Uma boa gestão financeira pode contribuir com o sucesso. Confira algumas dicas simples que você pode adotar no seu negócio:

01) Faça um planejamento financeiro

Tudo começa no planejamento. Ao planejar, você terá uma visão mais clara daquilo que você quer alcançar e assim poderá traçar metas e desenhar estratégias estratégias para atingir o seu objetivo.

Quando há um caminho definido a seguir, fica mais fácil a tomada de decisões.

Planeje seus gastos e investimentos.

02) Defina os indicadores financeiros

Para certificar que o seu negócio está no caminho certo, você precisará acompanhar os KPIs financeiros. Eles são responsáveis por mostrar se os resultados esperados estão sendo atingidos, além de apontar possíveis falhas.

Você pode acompanhar a rentabilidade, lucratividade, custos e capital de giro. Definir os indicadores que devem ser monitorados é primordial para o sucesso da sua empresa.

03) Acompanhe o fluxo de caixa

Outro ponto de extrema importância na gestão financeira é o controle e acompanhamento do fluxo de caixa. A ferramenta pode ajudar a identificar todas as entradas e saídas da empresa.

O registro pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. É muito importante manter o fluxo de caixa sempre atualizado, para que seja possível ter uma visão real da saúde financeira do negócio.

Está iniciando um novo negócio? Então você precisa ficar de olho e cuidar da saúde financeira da sua empresa. Você pode contar com a nossa ajuda para manter o seu empreendimento.

Somos uma empresa especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeira dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado


Fale agora conosco para conhecer a nossa proposta!


Fluxo de caixa: ferramenta essencial para uma boa gestão financeira

A organização das finanças é fundamental para ter crescimento nos negócios

O controle financeiro é primordial para quem quer obter sucesso no mercado. Para uma empresa funcionar e estar em constante crescimento, o empreendedor precisa avaliar e analisar as finanças frequentemente. Para ajudar com essa questão, o gestor pode contar com uma ótima ferramenta: o fluxo de caixa.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o instrumento e seus benefícios.

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento que permite controlar e projetar entradas e saídas de recursos financeiros, em um determinado período de tempo. Ele tem como objetivo principal auxiliar e facilitar a gestão financeira, pois possibilita a organização para que se tenha sempre capital de giro acessível para os custos da operação da empresa e também para investimentos em melhorias. Na ferramenta, é preciso registrar os recebimentos e os pagamentos, além dos previstos para o futuro em um período de três meses no mínimo.

Quais são os seus benefícios?

Com o fluxo de caixa, o gestor consegue ter uma visão mais clara das finanças do negócio, no momento presente e no futuro. Com base nos dados obtidos, é possível realizar tomadas de decisões com mais assertividade.

É possível adotar medidas que podem impactar diretamente no resultado dos seus negócios: redução de despesas, planejamento de investimentos, negociação com financiadores, entre tantas outras.

Ele pode contribuir com o crescimento da empresa?

A resposta é SIM! Utilize o fluxo de caixa a seu favor. Uma análise crítica e minuciosa pode ajudar a traçar estratégias e estipular metas que contribuem com o desenvolvimento do seu negócio

Quer ver o seu negócio crescendo e prosperando cada vez mais?

Na Ampulheta, organizamos o setor financeiro, analisamos o fluxo de caixa da empresa tendo em vista a manutenção positiva dele e criamos estratégias que auxiliam a enxergar melhor os recursos disponíveis na empresa. Acreditamos que nossos serviços de rotinas financeiras diárias, aliado aos conhecimentos sobre o negócio, impulsionam o futuro da empresa.


Saiba como organizar as contas a pagar da sua empresa

A gestão financeira tem um papel de extrema importância e está diretamente ligada ao sucesso do negócio, por isso é preciso estar atento aos detalhes. O fluxo de caixa merece um olhar especial e, para se manter bem no mercado, o empreendedor deve ter total controle das contas a pagar.

Para garantir o bom funcionamento da empresa, é possível adotar práticas e tomar medidas que contribuam com a organização dos gastos e do planejamento financeiro. Essa etapa pode não ser muito simples, mas é fundamental.

Descubra como organizar as contas do seu negócio:

O sucesso de uma empresa é medido principalmente a partir do lucro líquido. Para ter essa informação exata em mãos, é preciso ter o controle de todas as contas a pagar. Organize-se e coloque a saúde financeira da sua empresa em dia.

  1. Tenha registro de toda a movimentação da empresa

Em primeiro lugar, o gestor deve estar por dentro de toda a movimentação da empresa. Ter o registro atualizado e detalhado de todo o dinheiro que entra e sai possibilita ter uma visão mais clara do seu negócio. Essas informações auxiliam na execução do planejamento financeiro.

  1. Faça a identificação das contas 

Identifique e organize as suas contas. Inicie pelas contas a pagar, listando-as e incluindo informações como o mês em que a dívida foi contraída, valores, credores e data de pagamento. 

Após concluir esse processo, passe para as contas a receber, que são originárias das vendas realizadas para organizações e junto aos seus clientes.

  1. Liste os pagamentos em ordem de prioridade

Se a empresa estiver passando por dificuldades financeiras, uma boa estratégia para aliviar o sufoco é priorizar os pagamentos.

Analise as suas dívidas e verifique aquelas que impactam diretamente na produção do seu negócio e também aquelas que incidem maiores valores de multa e juros. Dessa forma, você consegue organizar as suas finanças.

  1. Negocie vantagens em caso de pagamento antecipado

Faça bons negócios. Você pode economizar dinheiro ao pagar contas antecipadamente. Alguns boletos podem sofrer um abatimento no valor final quando o pagamento é efetuado com dias de antecedência. Verifique a possibilidade com os seus credores.

  1. Tenha datas fixas de pagamentos

Uma estratégia interessante é fixar datas para os pagamentos. Criar uma rotina pode ajudar a ter um maior controle das finanças e evitar possíveis falhas, como esquecer alguma conta. 

  1. Fuja de multas e juros

Para manter a saúde financeira do seu negócio, você precisará evitar o pagamento de multas e juros. Não deixe as suas dívidas acumularem, para que não seja necessário pagar valores acima do que os previstos originalmente.

  1. Conte com a Ampulheta Gestão

A equipe da Ampulheta Gestão pode ajudar com a gestão financeira do seu negócio. Oferecemos o serviço de terceirização, ou BPO financeiro, para pequenas e médias empresas que desejam inovar em sua gestão e chegar mais cedo nos seus objetivos de negócio. Nossos serviços incluem a gestão e execução da rotina financeira, com o controle de contas a pagar e a receber, produção de registros financeiros, diagnósticos, insights de negócio e pensamento estratégico para o seu financeiro. 

Fale conosco para saber o que podemos fazer pela sua empresa.


Custos x despesas: entenda as diferenças e saiba como ter o controle dos seus gastos

A classificação correta dos gastos pode garantir a saúde financeira do seu negócio

O conceito de custos e despesas pode ser bastante confuso para algumas pessoas. Muitos acreditam que ambos significam a mesma coisa, porém isso não é verdade. Apesar de serem parecidos, cada um tem a sua finalidade e entender as suas diferenças é fundamental para quem quer manter o controle e a saúde financeira do seu negócio.

Saber identificar e classificar os gastos da sua empresa ajudará na organização das suas finanças, independente da sua atividade econômica. O gestor deve estar atento aos valores que entram e que saem do caixa, para conseguir manter as contas em dia e o negócio rentável. 

Entendendo os conceitos
Os conceitos de custo e despesa são muito importantes para a contabilidade de um negócio e estão diretamente ligados aos gastos realizados pela empresa para prosseguir com as suas operações e processos.

Custos:
Os custos são os gastos que a empresa têm com recursos que contribuem diretamente com a produção de um produto e/ou serviço.

São considerados custos: matéria-prima, mão de obra, embalagens, ferramentas e equipamentos, manutenção, entre outros.

Despesas:
As despesas são os valores gastos com a manutenção e administração da empresa. Elas são importantes para manter o funcionamento do negócio, porém não causam impacto diretamente na produção de novos itens.

São consideradas despesas: aluguel, materiais de escritório, gastos com publicidade e marketing, comissões, etc.

Para auxiliar nesta classificação, o gestor pode se questionar se aquele gasto específico impactará diretamente na sua produção. Caso a resposta seja afirmativa, ele se enquadra como custo; e se for negativa, torna-se uma despesa.

Para classificar corretamente todos os gastos do seu negócio, conte com a nossa ajuda.

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Somos uma equipe multidisciplinar, com ampla experiência de mercado e diversos segmentos. Realizamos desde as rotinas financeiras – contas a pagar e a receber, cobranças, etc –, até a produção de relatórios a partir de dados, e o fornecimento de insights de negócio e análise de cenários.

Entre em contato para saber mais sobre a nossa proposta!

Tire a sua empresa do vermelho com a terceirização financeira

O BPO pode ser a alternativa ideal para quem quer focar em vender mais e melhor

A sua empresa está passando por um momento difícil? A crise financeira acomete muitos empreendimentos brasileiros. Os motivos são diversos: cenário político e econômico, falhas na gestão, baixa produtividade, mercado em baixa, entre tantos outros.

Por mais que as circunstâncias possam não ser muito favoráveis para o seu negócio, isso não significa que a sua empresa está fadada ao fracasso. Com organização e disciplina, os gestores podem mudar essa situação.

Retomar a estabilidade pode não ser uma tarefa fácil, mas ela não é impossível. Reveja suas prioridades, analise a movimentação do mercado, entenda a sua concorrência, faça pesquisas, converse com os seus clientes e fornecedores. Tenha um diagnóstico completo e atualizado do segmento em que atua.

Quanto mais preciso for seus dados, a sua tomada de decisões será mais assertiva e ajudará ainda mais no desenvolvimento do negócio. Uma boa estratégia para mudar este cenário é terceirizar a gestão financeira da sua empresa.

Terceirizando o financeiro
Em um primeiro momento, você pode imaginar que terceirizar o departamento de finanças do seu negócio só irá ampliar a crise financeira, porque aumentará os seus custos. Pois fique sabendo que está enganado.

Pense na contratação do serviço como um investimento na sua empresa.

Com a adoção do BPO, você e sua equipe poderão ter mais tempo para identificar novas estratégias, estudar outros produtos e serviços, focar em desenvolvimento e produção, além de encontrar maneiras de vender mais e melhor, sem precisar se preocupar com as burocracias de finanças.

Vale lembrar que, ao terceirizar o setor, você também reduz custos nos processos da empresa. Manter internamente esse departamento traz gastos com softwares e ferramentas de gestão, além da necessidade de ter um especialista capacitado para atuar na área.

Ao contratar uma empresa especializada, você poderá escolher as soluções que melhor se adequam à sua realidade, levando em consideração suas necessidades.

Quer salvar a saúde financeira da sua empresa?
A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Realizamos desde a parte operacional, com as contas a pagar e a receber e as rotinas financeiras, até o desenvolvimento de métricas, relatórios e insights de negócio, além da expertise da nossa equipe altamente qualificada. Temos anos de experiência em diversos segmentos de mercado e um alto índice de satisfação por parte dos nossos clientes.

Entre em contato e conheça sobre a nossa proposta!

Como a terceirização financeira pode ajudar a PME?

Uma gestão assertiva, feita por especialistas, contribui com a expansão do negócio


O setor financeiro tem um papel de extrema importância dentro de um negócio. Quando bem executado, ele pode ser um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. Terceirizá-lo é um grande passo e requer muita atenção. Afinal, a parte financeira é o coração de uma empresa.

É necessário ter estratégia, planejamento e muito conhecimento técnico. Porém, quando se trata de pequenas e médias empresas, o cuidado precisa ser redobrado. O gestor precisa acompanhar todas as etapas do negócio e ainda focar nas finanças e na administração da empresa, tendo um olhar mais analítico.

Em muitos casos, a falta de expertise do profissional pode comprometer o resultado final da empresa, pois ele não conseguiu gerar insights valiosos ou não teve tempo hábil para traçar um plano estratégico, uma vez que se viu diante de muitas tarefas diárias. A rotina é tomada por urgências, responsabilidades e atividades fundamentais e que precisam ser executadas para garantir o funcionamento da empresa.

Com a correria, optar por BPO Financeiro é uma ótima alternativa para os empreendedores que buscam o crescimento do negócio de maneira saudável, deixando de lado as burocracias da gestão financeira. Com a terceirização, é possível voltar os esforços para demandas que também impactam diretamente no desenolvimento sadio da empresa.

Conheça algumas vantagens:


#01 Mais assertividade

Ao terceirizar a gestão financeira da sua empresa, você terá um time de especialistas que realizará uma análise efetiva da real situação do seu negócio. Com essas informações em mãos, o gestor consegue tomar decisões mais claras e coesas com a sua realidade, sendo mais estratégico em suas escolhas.


#02 Mais produtividade

Com o setor de finanças nas mãos de especialistas, você e sua equipe podem focar nas atividades principais do seu negócio: atendimento, produção, prestação de serviços, sem se preocupar com controle de gastos e custos, além de outras tarefas diárias do departamento.

#03 Menos custos

Muitos acreditam que terceirizar o financeiro pode ser muito custoso para a pequena e média empresa, mas isso não é verdade. Montar uma boa estrutura, comprar equipamentos, adquirir softwares, contratar um especialista pode sair mais caro do que contratar uma empresa especializada no setor. É também menos desgastante, pois o empreendedor não terá que lidar com questões burocráticas.

Adotar a terceirização financeira na sua empresa pode ajudar a elevar potencialmente a sua capacidade produtiva. Pense grande!

Estruture o financeiro sem deixar o crescimento de lado.

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas, com grande experiência em diversos tipos de mercado. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, focada em resolver as necessidades dos nossos clientes no dia a dia.

Realizamos as rotinas financeiras, controle de recursos e elaboramos relatórios de impacto baseados em dados qualificados sobre o negócio.

4 termos financeiros que todo empreendedor deve aprender ao iniciar um negócio

Segundo a pesquisa Panorama dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em 2018, uma a cada quatro empresas fecham antes de completar dois anos. Entre os principais motivos estão questões financeiras, muitas vezes, ocasionadas pela falta de conhecimento do empreendedor sobre o setor. 

Para se ter uma ideia, 39% dos empresários ouvidos no estudo não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio.

Na tentativa de antever esse tipo de problema, separamos alguns dos principais termos que, necessariamente, fazem parte da rotina financeiro-empresarial, e como você deve aplicá-los na prática no negócio:

1. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

É um indicador econômico-financeiro, capaz de indicar exatamente se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar. 

Também conhecida como ganho bruto, representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas — chamados de custo de estrutura — e ainda gerar lucro. Entendendo essa fórmula, você poderá calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para não sair no prejuízo.

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

2. CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA (CMV)

É a soma total do que foi gasto para adquirir ou produzir os produtos que estão sendo vendidos. Trata-se apenas da aquisição da mercadoria.

CMV = EI (Estoque inicial) + C (Compras) - IF (inventário final)

3. PONTO DE EQUILÍBRIO

É a meta número 1 de todas as empresas. Corresponde ao momento em que todos os custos da empresa (inclusive o prolabore) são pagos sem a necessidade de nenhuma entrada externa. É um número de referência para que se saiba quanto se deve faturar para bancar todas as outras operações da empresa.

Para esse cálculo, a depreciação dos ativos e despesas não desembolsáveis são excluídos dos custos fixos, ou seja, aqueles valores que diminuem o lucro, mas não representam uma saída de caixa, como amortização e exaustão de ativos. São considerados gastos que representam um desembolso de dinheiro no caixa da empresa.

Ponto de Equilíbrio Financeiro =  Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição

4. CAPITAL DE GIRO

É um dinheiro guardado que a empresa necessita para garantir seu dia a dia sem que o empreendedor precise fazer milagres para pagar as contas. 

Além de conhecer o significado, saber como controlar cada um desses termos é fundamental para a saúde dos negócios. Por isso, um conselho é não deixar somente nas mãos do contador ou ir dando um jeito, uma alternativa segura é contratar uma gestão financeira.

Com uma empresa especializada na administração do financeiro do seu negócio, você receberá relatórios financeiros, que mostram informações como: quem são seus melhores clientes, quanto você está gastando e como está o seu lucro. 

Dê adeus a surpresas, fale com a gente e solicite uma proposta para a gestão completa do seu setor financeiro. 

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Realizamos desde a parte operacional, com as contas a pagar e a receber e as rotinas financeiras, até o desenvolvimento de métricas, relatórios e insights de negócio, além da expertise da nossa equipe altamente qualificada. Temos anos de experiência em diversos segmentos de mercado e um alto índice de satisfação por parte dos nossos clientes. 

Saiba como a terceirização financeira contribui com o sucesso da sua empresa

A gestão financeira tem um papel de extrema importância dentro de um negócio. Quando se tem uma administração eficiente, o empreendedor - além de obter o equilíbrio e controle das finanças - pode focar no crescimento e na expansão da empresa.

Buscar a rentabilidade saudável do negócio é uma das principais metas do pequeno e médio empresário. No entanto, para atingir tal objetivo é preciso muito conhecimento técnico -administrativo.

Em alguns casos, lidar com as finanças se torna um bicho de sete cabeças para muitos empreendedores. Outros não têm tempo para pensar em todos os detalhes financeiros como analisar gastos, saldo do caixa, estoque e tudo mais. Há também aqueles que preferem otimizar e focar em tarefas que possuam familiaridade e habilidade.

Seja qual for o cenário atual da empresa, uma das alternativas para fazer com que o negócio continue dando bons resultados e caminhando para o sucesso é terceirizar a gestão financeira. Dessa forma será possível obter um melhor gerenciamento da organização, a fim de alcançar novos e grandiosos objetivos.

A terceirização contribuirá com o desenvolvimento da sua empresa. Isso porque toda a gestão será feita de forma mais estruturada, organizada e estratégica.

Tempo é dinheiro

Optar pela terceirização financeira é optar por mais tranquilidade e assertividade nos negócios. Afinal, ao delegar esta função para uma empresa especializada, o gestor otimiza tempo, podendo planejar e executar tarefas estratégicas que possam contribuir com o crescimento do negócio.

Já os funcionários podem se concentrar em atividades que também impactam diretamente nos resultados da empresa, mas que estejam dentro de suas competências.

Vale ressaltar que para ter um bom departamento financeiro in loco pode gerar custos muito elevados para a empresa. A estrutura para se ter uma gestão adequada é cara, pois é preciso levar em consideração a aquisição de equipamentos e softwares que auxiliam neste processo, além da contratação de profissionais capacitados para exercer com excelência as funções delegadas.

Melhores resultados

Se o objetivo da empresa é atingir os melhores resultados, com certeza a terceirização financeira se torna primordial nesta etapa.

Com a gestão das finanças nas mãos de profissionais técnicos, o gestor terá um overview do empreendimento. Será possível analisar o cenário atual do negócio, tendo acesso a dados essenciais que revelam a real situação da empresa. Dessa forma, é possível gerar insights e traçar estratégias mais assertivas para atingir metas e objetivos já propostos.

Quer todos esses benefícios para a sua empresa? Que tal investir nessa ideia?

A Ampulheta é especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas que querem acelerar o seu crescimento. Realizamos desde as rotinas financeiras até o diagnóstico e oferecemos soluções para aperfeiçoar o setor financeiro dos nossos clientes. Contamos com uma equipe altamente qualificada, com anos de experiência em mais de um segmento de mercado.

Lucro: o que é? Quais são os diferentes tipos?

Ao gerir o seu próprio negócio, é importante ficar atento a detalhes que a longo prazo podem gerar perdas. Entender o lucro da sua empresa é um ponto essencial  de atenção, principalmente para tomada de decisão na hora de fazer novos investimentos e garantir o seu sucesso.  

Para facilitar a compreensão e evitar confusões, organizamos um passo a passo:  apresentamos o que é Lucro e a importância de entender este conceito. Para, então, elencar cada tipo, suas diferenças, como calcular e suas fórmulas.   

O ponto de partida é compreender que, para descobrir o lucro do seu empreendimento, é preciso calcular todas as despesas necessárias para manter o negócio prosperando, para si e suas famílias, seus empregados, seus sócios e suas comunidades. 

 O que é lucro? 

O dinheiro que a empresa ganhou após realizar a venda e debitar todas as despesas (fornecedores, funcionários, despesas fixas, impostos, etc). Normalmente utiliza-se o termo “Lucro Líquido”, que será mais detalhado à frente e como calcular.  

Neste aspecto, vale ressaltar que lucro não é faturamento. Uma vez que faturar seria o valor total das vendas da empresa em um determinado período.  

No dia a dia das empresas é comum utilizar o lucro como uma ferramenta de medida para analisar o desempenho financeiro do negócio. Se as margens de lucro estão altas, geralmente é um sinal de que a gerência financeira está tomando as decisões certas, a empresa está fabricando ou vendendo os produtos certos da maneira certa, e que a organização e investimentos futuros que a empresa tem estão acertados.  

Não há dúvida de que se a sua empresa não está ganhando dinheiro, as chances de sucesso são quase nulas. Portanto, saber calcular o lucro e medi-lo corretamente é o segredo para a gestão de um grande negócio. Então fique atento a essas definições e nas fórmulas para não errar nos cálculos.     

Lucro Bruto  

Valor total ganho em uma venda. Calcula-se ao subtrair o custo de produtos ou serviços vendidos da receita líquida da empresa, de acordo com a seguinte fórmula: 

Receitas Líquidas – Custo do Produto/Serviço Vendido = Lucro Bruto  

Lucro Operacional  

Valor após subtrair os gastos com despesas usadas para operar uma empresa (pagamento de funcionários, aluguel e luz), tendo como partida o lucro bruto.  

Lucro Bruto – Despesas Operacionais = Lucro Operacional 

Lucro Líquido  

Já o lucro líquido será toda a rentabilidade da sua empresa em um determinado período. Será o dinheiro em caixa restante depois de se subtrair da sua conta todos os impostos, despesas, custos, investimentos e gastos não operacionais da receita total da empresa.  

Receita líquida - Lucro Bruto - Lucro Operacional = Lucro Líquido 

De maneira simplificada, este é o momento que você descobre se o seu negócio é lucrativo ou necessita de ajustes estratégicos, planejamento ou uma nova precificação. Para verificar se você está seguindo a trajetória para ter uma empresa lucrativa, clique aqui

Para manter seu lucro cada vez mais alto e sua empresa prosperando, fale com a gente e solicite uma proposta para a gestão completa do seu setor financeiro.

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Realizamos desde a parte operacional, com as contas a pagar e a receber e as rotinas financeiras, até o desenvolvimento de métricas, relatórios e insights de negócio, além da expertise da nossa equipe altamente qualificada. Temos anos de experiência em diversos segmentos de mercado e um alto índice de satisfação por parte dos nossos clientes.  

Qual é a hora certa para investir na sua empresa?

Um investimento bem direcionado potencializa o crescimento


Conforme o negócio vai prosperando, certas transformações passam a ser necessárias para continuar progredindo. Melhorias em infraestrutura e tecnologia para reduzir os custos e aumentar a produtividade, ou então novas metodologias de trabalho para levantar o astral dentro da empresa e promover a inovação são apenas alguns dos exemplos de investimentos que podem vir a ser necessários.

Como saber quando e onde é preciso investir na própria empresa?

A principal dúvida que muitos empreendedores podem ter é sobre quando seria o momento ideal para realizar essas mudanças. Por isso, destacamos alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta para que seja possível avaliar o melhor momento de investir no seu negócio:

Mapear a situação atual

Antes de tomar qualquer atitude, o ideal é saber qual é a situação da empresa naquele momento, pois sempre existirá mais de uma opção de investimento em potencial. Essa é uma maneira de ter uma ideia do todo e buscar identificar qual melhoria é mais pertinente.

Cada cenário precisa ser considerado com atenção, pois a prioridade será sempre aqueles investimentos que tragam benefícios imediatos de acordo com a necessidade do negócio. 

Por exemplo, se uma empresa começa a perder o seu potencial produtivo devido à sobrecarga, é necessário entender qual é a origem do problema dentro de toda a operação. Ou então, uma empresa que obtém um grande aumento de vendas pode ter atingido um patamar superior antes do esperado, e passa a necessitar de investimentos para ampliar a sua operação. Seja qual for o caso, os caminhos possíveis precisam ser avaliados de acordo com a realidade.

Planejar o investimento

Antes de entrar em ação, todo o investimento deve ser planejado etapa por etapa, com previsão de “início, meio e fim”, e com todos os levantamentos de custos e do tempo necessário para conclusão.

Uma forma de começar o planejamento é fazer orçamentos de todos os investimentos em vista, e mensurar os custos para a implementação de cada um, levando em conta o impacto futuro no negócio. Também é necessário estipular a relação entre os custos e os resultados desejados dentro de janelas de tempo no curto, médio e longo prazo, o que também é uma maneira de eleger as prioridades. 

O ROI, Retorno sobre Investimento, é uma métrica interessante para avaliar se os custos para a implementação de determinado investimento no negócio serão recompensados lá na frente pelo aumento no lucro. Ele também mostra em quanto tempo será possível alcançar os resultados projetados.

É comum que, com o sonho de fazer o negócio acontecer, alguns empresários realizem investimentos sem pensar de forma clara nas consequências. O planejamento é uma etapa importante para alinhar a empolgação do empreendedor com o que é possível fazer na realidade, aumentando as chances de sucesso.

Cultura organizacional

A questão da cultura organizacional vem ganhando destaque quando falamos de produtividade nas empresas. Vários estudos comprovam que funcionários mais felizes, em um ambiente profissional humanizado, são mais produtivos. O aumento na produtividade está ligado ao nível de satisfação das pessoas no trabalho, que engloba boas condições, respeito, reconhecimento, remuneração justa e possibilidades de crescer na carreira.

Embora nem sempre possa parecer uma prioridade, investimentos em novas metodologias para aprimorar a cultura organizacional são um grande diferencial estratégico das empresas. Isso porque, quando as pessoas trabalham pelo mesmo objetivo e conseguem as condições necessárias para dar o seu melhor, nada é impossível.

Antes de investir, é preciso ficar de olho no financeiro

Nenhum investimento tem chances de dar certo sem que o financeiro esteja em ordem. Esse é o setor central que torna possível todas as ações da empresa, alocando os recursos conforme a necessidade. Por isso, ter um controle das finanças é o primeiro passo antes de pensar em qualquer projeto de melhoria dentro da empresa. 

Precisa de ajuda para pôr ordem nas finanças da sua empresa?

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Somos uma equipe multidisciplinar, com ampla experiência de mercado e diversos segmentos. Realizamos desde as rotinas financeiras – contas a pagar e a receber, cobranças, etc –, até a produção de relatórios a partir de dados, e o fornecimento de insights de negócio e análise de cenários.

Entre em contato para saber mais sobre a nossa proposta!

Como reestruturar o financeiro sem perder os rumos do crescimento?

É possível gerenciar o crescimento da empresa sem prejudicar o desempenho financeiro.


É comum, em algum momento, as empresas sentirem a necessidade de readequar o seu modelo de gestão para melhor atender às necessidades do negócio.  Embora esse seja um processo natural, ele tende a ser trabalhoso, exigindo um planejamento detalhado para não acabar sobrecarregando algum setor, especialmente o financeiro. 

Gerenciar o crescimento é uma das tarefas mais importantes para o empreendedor que deseja ter sucesso em sua empreitada. Obviamente, crescer é o grande objetivo, mas saber lidar com isso na prática pode ser algo altamente desafiador e demandar muito jogo de cintura para encarar as adversidades. 

As “dores do crescimento” enfrentadas pelas empresas ainda são motivos de muitas preocupações. Entre os principais entraves estão, por exemplo, quando a empresa começa a ganhar volume, e as ferramentas de controle passam a não serem mais eficazes, ou então o tipo de relatório elaborado começa a não fazer mais tanto sentido. Em resumo, todas essas questões estão ligadas ao sistema de controle financeiro da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre algumas estratégias para realizar as mudanças necessárias na gestão financeira, sem perder o foco do crescimento do negócio.


Pense antecipadamente em relação às transformações

No momento em que o negócio começar a tomar rumos mais definidos, é preciso antecipar os passos seguintes e preparar o terreno para as mudanças. É claro que algumas necessidades aparecem somente durante a prática, mas é possível ao menos antever quais setores poderão ser mais afetados com o crescimento, demandando a readequações. 

Uma boa opção é começar pela reestruturação financeira da empresa, prevendo tudo o que precisará ser reorganizado. Geralmente, os negócios que passam por esse processo iniciam pela correção da sua gestão fiscal, fazendo os ajustes para corresponder ao porte que a empresa está atingindo. Essa é uma medida muito importante, pois a devida adequação fiscal envolve também a redução de custos e a prevenção de problemas maiores nessa área. 

Consolide uma rotina financeira

Muitas empresas que perdem os rumos do setor financeiro apresentam dificuldades em manter uma rotina nessa área. O segredo para um ter um financeiro eficaz é o aprimoramento dos controles de gestão dos recursos. Por meio deles, é possível acompanhar em tempo real o andamento das finanças, prevenindo problemas futuros até mesmo antes que eles aconteçam.

Nesse aspecto, as ferramentas de controle financeiro possuem um peso muito grande, pois caso elas estejam defasadas, não haverá clareza sobre a real situação. Hoje, existem diversos softwares que auxiliam tanto na gestão financeira, com a automação de contas a pagar, quanto na profundidade das informações dos relatórios por meio de tecnologia de análise de dados para recomendações. 

Auditoria: é preciso pensar no amanhã 

A auditoria costuma ser um processo mais relacionado a grandes empresas, que precisam de governança e envolvem setores de mercado mais complexos, que possuem grande impacto na sociedade e na economia. Contudo, mesmo as empresas de pequeno e médio porte podem pensar na auditoria como uma preparação para o futuro do negócio

Ao pensar em cenários profundos, o empreendedor pode sonhar grande, e imaginar que a sua empresa um dia chegará a ter uma maior relevância no mercado. Nesse processo, a auditoria é um recurso para preparar a empresa para uma eventual venda no futuro, o que facilitará as negociações. Embora as grandes firmas de auditoria mais levadas em conta sejam mais focadas nas grandes empresas, não há problema em contratar uma firma menor, se o objetivo for apenas o acompanhamento das contas, pensando no futuro.

Aceitar que não é possível fazer tudo

Levar adiante uma reestruturação de gestão financeira não é um processo fácil e livre de desafios. Se o empreendedor já não era familiarizado antes com os aspectos técnicos da gestão de recursos, durante o processo de reorganização das contas poderá ser muito complicado realizar o acompanhamento total. Nesse momento, o melhor a se fazer é aceitar a ajuda profissional de pessoas especializadas nesse tipo de trabalho.

Uma forma de fazer isso é contratar um gerente financeiro para ser o responsável pela reestruturação e as estratégias do setor. Ele será o responsável por fazer a gestão e o controle do orçamento e monitorar se todas as metas estão sendo cumpridas dentro do planejamento estipulado, e o que precisa ser feito caso as coisas caminhem para outras direções.

Outra opção é contratar um serviço de terceirização financeira, ou BPO financeiro, que será encarregado de realizar as rotinas financeiras – contas a pagar e a receber, organização de encargos e impostos –, de realizar o controle dos recursos e elaborar relatórios com base em dados e insights de negócio – por meio de tecnologias em nuvem e analytics


Se a sua empresa precisa estruturar o financeiro sem deixar o crescimento de lado, nós temos a solução!


A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas, com grande experiência em diversos tipos de mercado. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, focada em resolver as necessidades dos nossos clientes no dia a dia.

Realizamos as rotinas financeiras, controle de recursos e elaboramos relatórios de impacto baseados em dados qualificados sobre o negócio. 

Entre em contato para conhecer mais sobre a nossa proposta!