7 práticas para crescer e vender pela internet em tempos de quarentena

Durante o período de isolamento social, uma infinidade de negócios não considerados essenciais foram obrigados a fecharem suas portas por tempo indeterminado. Esse tipo de situação se mostrou problemática para alguns empreendedores, sobretudo comerciantes, donos de restaurantes e bares, hotéis e etc.

Algumas dessas empresas, no entanto, já possuíam presença na internet, seja por meio de sites ou redes sociais, enquanto outras correm contra o tempo – e contra a crise – inovando sua forma de fazer negócio ao entrar no mundo digital.

Independente da circunstância, em ambos os casos existem soluções para evitar a queda de vendas ou até mesmo aumentar o seu faturamento via internet, afinal não é de hoje que ter visibilidade na internet é mais do que necessário para o bom andamento dos negócios.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para potencializar suas vendas pela internet em tempos de Covid-19. Aproveite!

Seja encontrado
Ter um site bem estruturado, harmonioso e organizado não garante que seus clientes chegarão até você. Isso porque, na internet, existem técnicas específicas que ajudam seu endereço a ser encontrado mais facilmente. Isso mesmo, estamos falando de Search Engine Optimization (SEO), que, na tradução livre, significa otimização para mecanismo de busca. SEO é, basicamente, um conjunto de estratégias que visa aumentar a sua posição nos resultados de pesquisa do Google, aumentando assim o tráfego de pessoas no seu site.

Uma página de produto ou serviço bem otimizada aparece com mais frequência nos resultados de qualquer pesquisa feita e é exatamente isso o que você precisa para alcançar um público maior e conseguir vender cada vez mais.

O ideal nesse momento é buscar suporte em agências de Marketing Digital que são especialistas no rankeamento sites ou, se você quiser se aventurar sozinho nessa jornada, o próprio Google tem uma página onde ensina as regras básicas de SEO. É só clicar e começar a aprender.

Tenha um blog
Além de ser uma excelente plataforma para mostrar todo o seu conhecimento sobre determinado assunto – mostrando autoridade no segmento que atua – ter um blog no seu site possibilita atrair visitantes e compradores em potencial para o seu negócio. Sobretudo se você aplicar algumas das técnicas de SEO nos textos que publicar.

Ter um blog é um ótimo caminho para fortalecer a importância da sua marca e sua qualidade como vendedor que sabe o que comercializa.

Ofereça benefícios exclusivos
Oferecer um atendimento personalizado faz com que seu cliente se sinta único. E você pode fazer isso de várias maneiras, desde uma simples mensagem personalizada com o nome do cliente, até promoções exclusivas nos produtos/serviços que ele consome.

Essa prática cria uma espécie de vínculo entre o consumidor e o seu negócio, gerando valor para a sua marca, e faz com que você se destaque dos seus concorrentes. Algumas das ideias que você pode usar são:

- Promoções por volume de compra;
- E-books;
- Webinários;
- Minicursos online;
- Tutoriais online;
- Testes temporários de produtos e serviços.

E por aí vai.

Esteja nas redes sociais
Se você quer que o seu negócio se destaque na internet, é importantíssimo que a sua marca esteja nas redes sociais. Com cada vez mais usuários, essas plataformas têm a capacidade de aumentar o seu tráfego de clientes online e, consequentemente, fazer você vender mais.

O ideal é criar contas empresariais do seu negócio em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Como são as mais populares, elas permitem a criação páginas personalizadas e dispõem de ferramentas que analisam o comportamento dos seus usuários através de métricas específicas.

Além disso, as redes são ótimas ferramentas para promover o engajamento com o público, divulgar conteúdos e serviços de forma espontânea e fazer campanhas de marketing que permitem identificar quais são as estratégias mais efetivas para a sua marca em relação ao seu público.

Não deixe ninguém esperando
Estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial para as marcas há algum tempo. Mais do que isso, é crucial que a sua empresa mostre interesse em estar ali, interagindo com o público. E prestar um bom atendimento aos clientes com agilidade e respeito é uma das formas de demonstrar este interesse.

Criar relacionamento por meio das redes sociais é um ótimo caminho para se destacar em relação aos seus concorrentes. Os pontos principais para prestar um bom atendimento online são:

- definir os responsáveis por essa atividade;
- não deixar os clientes esperando resposta;
- tratar todos os contatos de maneira cordial e educada;
- apresentar soluções ao seu cliente de forma a sanar suas dúvidas e resolver os problemas apresentados por eles.

Assim, você consegue evitar ruídos na comunicação entre a sua marca e o seu cliente, aumentando a qualidade do seu atendimento ao consumidor.

Seja o seu melhor garoto propaganda
A arte da venda requer habilidades que vão além de uma transação de compra/venda.É preciso vender com qualidade para evitar insatisfação de clientes, más avaliações ou até mesmo transformar seus clientes em inimigos. Por isso, ninguém melhor do que você mesmo para falar do seu negócio online.

Aproveite os espaços disponibilizados por algumas redes como os Stories do Facebook e Instagram ou mesmo o Youtube para exibir os benefícios do seus produto/serviço com a autonomia de quem sabe o que está vendendo.

Especialistas sugerem gravar vídeos curtos e dinâmicos (até 1 minuto) falando sobre os principais diferenciais daquilo que você quer vender. Você pode fazer isso sozinho com uma câmera de selfie ou contar com a ajuda de alguém para manipular o aparelho por você. Deixe a vergonha de lado e comece logo a vender mais!

Faça parcerias
Além de todas as dicas citadas acima, essa é também uma ótima maneira de ampliar seu alcance e ganhar novos seguidores nas redes sociais, aumentando assim a sua capacidade de venda. Você pode colaborar com outras marcas, seja por meio de parcerias/colabs (onde duas marcas se unem para propor uma solução para o cliente) ou patrocínios (envolve uma quantia de dinheiro). Ainda, se você dispor de orçamento para gerenciar suas mídias sociais, o marketing de influenciadores pode ser uma aposta para a sua marca.

No entanto é necessário prestar muita atenção ao tipo de marca/pessoa que a sua empresa está se vinculando. Se a união entre os dois universos não fizer sentido para o seu cliente, essa estratégia pode ser um belo tiro no pé. Seja responsável nas suas escolhas e aproveite todos os benefícios que uma parceria/patrocínio pode trazer para a sua empresa.

Estratégias de vendas no mundo online e offline é que não faltam. O importante aqui é identificar quais são as que mais se adaptam ao seu tipo de negócio e ousar!

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