4 termos financeiros que todo empreendedor deve aprender ao iniciar um negócio

Segundo a pesquisa Panorama dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em 2018, uma a cada quatro empresas fecham antes de completar dois anos. Entre os principais motivos estão questões financeiras, muitas vezes, ocasionadas pela falta de conhecimento do empreendedor sobre o setor. 

Para se ter uma ideia, 39% dos empresários ouvidos no estudo não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio.

Na tentativa de antever esse tipo de problema, separamos alguns dos principais termos que, necessariamente, fazem parte da rotina financeiro-empresarial, e como você deve aplicá-los na prática no negócio:

1. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

É um indicador econômico-financeiro, capaz de indicar exatamente se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar. 

Também conhecida como ganho bruto, representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas — chamados de custo de estrutura — e ainda gerar lucro. Entendendo essa fórmula, você poderá calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para não sair no prejuízo.

Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

2. CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA (CMV)

É a soma total do que foi gasto para adquirir ou produzir os produtos que estão sendo vendidos. Trata-se apenas da aquisição da mercadoria.

CMV = EI (Estoque inicial) + C (Compras) - IF (inventário final)

3. PONTO DE EQUILÍBRIO

É a meta número 1 de todas as empresas. Corresponde ao momento em que todos os custos da empresa (inclusive o prolabore) são pagos sem a necessidade de nenhuma entrada externa. É um número de referência para que se saiba quanto se deve faturar para bancar todas as outras operações da empresa.

Para esse cálculo, a depreciação dos ativos e despesas não desembolsáveis são excluídos dos custos fixos, ou seja, aqueles valores que diminuem o lucro, mas não representam uma saída de caixa, como amortização e exaustão de ativos. São considerados gastos que representam um desembolso de dinheiro no caixa da empresa.

Ponto de Equilíbrio Financeiro =  Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição

4. CAPITAL DE GIRO

É um dinheiro guardado que a empresa necessita para garantir seu dia a dia sem que o empreendedor precise fazer milagres para pagar as contas. 

Além de conhecer o significado, saber como controlar cada um desses termos é fundamental para a saúde dos negócios. Por isso, um conselho é não deixar somente nas mãos do contador ou ir dando um jeito, uma alternativa segura é contratar uma gestão financeira.

Com uma empresa especializada na administração do financeiro do seu negócio, você receberá relatórios financeiros, que mostram informações como: quem são seus melhores clientes, quanto você está gastando e como está o seu lucro. 

Dê adeus a surpresas, fale com a gente e solicite uma proposta para a gestão completa do seu setor financeiro. 

A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Realizamos desde a parte operacional, com as contas a pagar e a receber e as rotinas financeiras, até o desenvolvimento de métricas, relatórios e insights de negócio, além da expertise da nossa equipe altamente qualificada. Temos anos de experiência em diversos segmentos de mercado e um alto índice de satisfação por parte dos nossos clientes.