Qual é a importância do plano de negócio para sua empresa?
/A ferramenta pode ajudar a atingir o resultado esperado com mais agilidade e eficiência
Começar um novo negócio pode ser bastante desafiador. Muitas vezes as pessoas, ao abrirem uma empresa, esquecem de detalhes importantes que garantem a saúde financeira do negócio. Em alguns casos não há estudo do mercado, verificação de dados do setor, análise do cenário, entre outros fatores que podem contribuir com o sucesso de uma empresa.
Se você tem o desejo de construir uma empresa sólida e que transmita segurança para os seus clientes, você precisará pensar em um plano de negócio e traçar estratégias para atingir as suas metas.
Afinal, o que é o plano de negócios?
Você já deve ter ouvido falar em plano de negócios, não é mesmo? Mas talvez você ainda não o enxergue como uma ferramenta fundamental para o crescimento da sua empresa.
O plano de negócios tem como objetivo analisar detalhadamente todas as áreas de uma organização e estruturar ações que auxiliem o seu negócio a se desenvolver cada vez mais e se destacar no mercado.
É ideal para quem quer documentar e organizar os objetivos de uma empresa. No plano, o empreendedor listará todas as metas do negócio, quais passos precisam ser dados, sempre analisando os riscos e perdas que podem ocorrer pelo caminho. Dessa forma, o gestor consegue se antecipar e identificar possíveis falhas no processo e tem tempo hábil para corrigi-las enquanto há tempo.
Com o plano de negócios, você conseguirá definir onde quer chegar e quais meios empregará para que isso ocorra, bem como o investimento necessário em cada uma das etapas. Ele trará mais segurança na hora de tomada de decisões.
Por não se tratar de um documento fixo e definitivo, você poderá alterá-lo sempre que necessário e de acordo com o momento atual da sua empresa.
Executando na prática
Está na hora de colocar a mão na massa e começar o seu plano de negócios. Confira o checklist que criamos para te ajudar nessa tarefa.
Dados do negócio e dos empreendedores: Insira as informações mais importantes das empresas e de seus gestores. Este processo facilitará na divisão e organização de tarefas;
Missão da empresa: qual é o objetivo do seu negócio? Quem é o seu público? Qual é o seu diferencial? Ao responder essas perguntas, você terá um norte para a criação de estratégias para alavancar as suas vendas;
Análise de mercado: faça um levantamento do setor, estude seus concorrentes, pesquise fornecedores. Com essas informações em mãos fica mais fácil de entender o posicionamento do seu negócio no mercado;
Plano jurídico: não se esqueça de que para manter um negócio ativo, o seu jurídico precisa estar em dia com suas obrigações e deveres. A formalização é muito importante para um negócio. Se necessário, busque ajuda profissional;
Plano de marketing: especifique seus produtos e serviços com o máximo de detalhes possível. Nessa parte, você deverá listar estratégias de marketing, precificação do produto, canais de distribuição e processos operacionais;
Plano financeiro: o plano financeiro é a parte mais complexa do seu plano de negócios. Você precisa estar atento a todos os detalhes: capital de giro, faturamento, fluxo de caixa, estimativas de custos, investimentos e muito mais.
Com a Ampulheta, você pode deixar a gestão financeira da sua empresa por nossa conta! Somos uma empresa especializada em terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Oferecemos desde a parte operacional do financeiro, até análises detalhadas, relatórios e insights de negócios e planejamento estratégico. Cuidamos do financeiro dos nossos clientes com uma equipe altamente qualificada e experiente em mais de um segmento de mercado.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com a gente e conheça a nossa proposta.