Gestão financeira ineficiente pode atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio
/Dados do IBGE revelam que 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos por conta de má gestão financeira. Descubra como não fazer parte desta estatística
Uma má gestão financeira pode levar um negócio em potencial ao fracasso. Quando insuficiente, ela pode comprometer os resultados do projeto idealizado, além de gerar grandes consequências ao empreendedor, podendo levar até a falência. Segundo informações do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos por má gestão financeira.
Para se manter forte no mercado, o gestor precisa ter um bom planejamento financeiro para assim conseguir superar momentos de crise, por exemplo. Se você quer permanecer longe da estatística, você precisa começar a traçar estratégias cada vez mais eficientes.
Confira dicas de como evitar que a má gestão financeira atinja seus negócios.
#01 Seja estratégico
Para manter a saúde financeira em dia, você precisa basear as suas decisões em dados relevantes. Seja racional e analise friamente os números da sua empresa. Veja os principais indicadores do seu negócio e identifique os pontos de melhoria.
A partir dessas informações, você pode criar um planejamento financeiro que te guiará nas novas estratégias. Dessa forma fica mais fácil de compreender os passos que devem ser seguidos para atingir o crescimento da empresa.
#02 Acompanhe o seu fluxo de caixa
Ter um fluxo de caixa controlado e organizado pode fazer muita diferença no seu negócio. É preciso fazer um monitoramento constante para acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Ter uma visão clara sobre as finanças evitará prejuízos, além de contribuir com a redução de gastos desnecessários. Fique de olho para identificar oportunidades de crescimento.
#03 Tenha uma equipe engajada
Ter um time colaborativo pode fazer com que a sua empresa cresça cada vez mais. Os funcionários têm um papel fundamental dentro de um negócio. Quanto mais motivados, mais se tornam produtivos para a empresa.
É muito importante valorizar os membros da sua equipe. Invista em capacitação e promova um ambiente de trabalho saudável.
#04 Saiba definir objetivos
A definição de objetivos deve ser feita de forma inteligente. Analise o cenário financeiro da empresa e proponha metas que sejam possíveis de serem realizadas.
Não se esqueça que, para ser mais assertiva, a meta precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Quando você tem isso claro em mente, fica mais fácil traçar estratégias.
#05 Conte com a ajuda especializada
Não dá para brincar com as finanças de um negócio. É assunto sério e de muita responsabilidade. Por isso, o empreendedor pode e deve contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto.
O BPO Financeiro é a solução ideal para quem quer conquistar ótimos resultados. Nós, da Ampulheta, somos especializados em gestão financeira para PMEs. Realizamos desde a parte operacional até o desenvolvimento de métricas, relatórios e insights de negócio.
Quer saber como podemos contribuir com o sucesso da sua empresa? Entre em contato.