Como projetar o crescimento de uma PME?
/Veja 7 dicas essenciais para planejar o crescimento do seu negócio
Você sabia que as PMEs são importantíssimas para a economia brasileira?
De acordo com dados do IBGE, 99% das empresas existentes no país estão na categoria pequenas e médias, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 62% dos empregos formais de carteira assinada.
Se você sonha com um negócio próprio ou quer dar o próximo passo para a sua PME crescer, saiba que é preciso planejamento e foco nos resultados.
O dia a dia de cuidar de um negócio não é algo simples, ainda mais em um contexto econômico como o atual. Por isso, preparamos essas 7 dicas essenciais para você planejar o crescimento da sua PME:
1 Consulte o seu histórico de resultados
Faça uma retrospectiva dos resultados recentes do seu negócio. Isso é importante para avaliar o quanto ela já cresceu até então e qual é o seu potencial de crescimento com números reais.
Também é possível ver mais claramente questões como sazonalidades e onde estão os erros do passado, que impediram a empresa de crescer mais. Um olhar crítico para o passado sempre renova a perspectiva de futuro.
2 Transforme pontos fracos em pontos fortes
A técnica da análise de SWOT visa entender quais são as Forças (Strength), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats). Em português, também é conhecida pelo nome de FOFA ou FFOA. Enquanto os dois primeiros termos estão relacionados ao ambiente interno (forças e fraquezas), os outros dois (oportunidades e ameaças) estão relacionados ao ambiente externo.
Com essa listagem em mãos, ao fazer a análise é possível entender o que está funcionando e precisa ser aprimorado, e o que ainda está ruim e precisará de mais esforços.
3 Conheça bem o seu público-alvo
Para crescer, é necessário compreender muito bem quem são os seus clientes em potencial, aqueles nos quais é mais interessante focar, entender quais as suas dores e principais objetivos, e com quais soluções a sua empresa pode contribuir nesse sentido.
É possível começar por dados demográficos básicos como faixa etária, gênero, perfil socioeconômico, e então partir para pesquisas mais afuniladas como padrão de consumo, valores pessoais, etc. Você pode chegar nessas informações com práticas mais robustas, como a contratação de uma pesquisa de mercado, mas até ferramentas mais simples, como enquetes nas redes sociais, já podem ajudar a dar um norte sobre o seu público.
4 Conheça o seu mercado na palma da mão
Sua empresa precisa saber onde está pisando e o que existe ao seu redor. Entenda quais são as particularidades do seu mercado, as principais tendências, os principais concorrentes, players e movimentos no mercado.
Descubra por meio de pesquisas no seu nicho quais são as lacunas de mercado que podem ser exploradas, e se a sua empresa pode dar conta de suprir uma demanda reprimida. Você pode fazer isso estando atualizado quanto a notícias do segmento, pesquisando palavras-chaves da área na internet e fazendo pesquisas de preço junto aos seus concorrentes.
5 Determine quais são as próximas metas a serem alcançadas
Estabelecer uma meta grandiosa é sempre bom, porém, mais importante que isso, é definir metas menores, realistas, que farão a sua empresa chegar até lá.
As metas precisam ser objetivas, mensuráveis e com data de conclusão. Assim, se torna viável realizá-las.
6 Elabore um plano de ação
Com as metas definidas, o próximo passo é elaborar um plano de ação para tirá-las do papel. Esse plano levará em conta a capacidade operacional da sua empresa, os recursos disponíveis como pessoal, matéria-prima, reservas financeiras, etc.
Uma técnica conhecida é o 5W2h, do inglês, que define as perguntas essenciais que devem ser respondidas para elaborar um plano:
What? – O que será feito? (ação, etapas, descrição)
Why? – Por que será feito? (justificativa, motivo)
Where? – Onde será feito? (local)
When? – Quando será feito? (tempo, datas, prazos)
Who? – Por quem será feito? (responsável pela ação)
How? – Como será feito? (método, processo)
How Much? – Quanto custará fazer? (custo ou gastos envolvidos)
7 Utilize indicadores de desempenho
Após definir as metas e um plano a ser seguido para o crescimento da sua empresa, é preciso acompanhar os desenvolvimentos atingidos ao longo do caminho.
Para isso, utilize os indicadores de desempenho certos para obter dados qualificados sobre o seu crescimento. Os Key Performance Indicators, ou KPIs, são os indicadores-chave de performance muito utilizados no meio corporativo. Com eles é possível ver se a sua empresa está indo no caminho certo, onde ela pode estar errando e o que precisa ser melhorado no processo.
A sua empresa precisa de ajuda para crescer? Você sabia que a melhor estratégia para isso é primeiro cuidar da saúde do seu financeiro?
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