Maneiras de calcular e justificar reajuste no valor de serviços
/Um dos momentos mais complicados na vida de qualquer empresário é o de reajuste no valor de serviços. Porém, é um processo natural e que deve ser feito periodicamente, desde que siga os passos corretos. A maioria dos órgãos reguladores, nas mais diversas profissões, conta com um tabelas e taxas de reajustes já determinadas, porém, elas ainda sim podem ficar defasadas, principalmente em momentos de crise como o atual. Mas então, como reajustar com segurança, responsabilidade e sem perder a clientela?
Para saber como reajustar os preços sem perder clientes, é preciso conhecer a melhor forma de definir o valor de um item. Geralmente, existem duas bases principais quando falamos em definição de preços: soma do custo com a margem de lucro e observação do mercado e da concorrência. A principal orientação é alinhar os dois fatores, fazendo um cálculo para definir um preço aceitável pelo mercado, caso contrário, com preços baixos ou altos demais, você terá prejuízo.
Trouxemos algumas dicas para que sua empresa consiga reajustar os valores dos serviços de forma justa. Confira:
Sempre acompanhe o mercado
Estar por dentro sobre tudo que acontece em seu mercado de especialidade é uma necessidade não apenas para realizar ajuste, mas para agir em conformidade. Aumentar e depois diminuir por que o mercado não aceitou o valor, pode queimar a imagem da empresa, sendo um caminho sem volta. É importante também ter cuidado ao querer equiparar seus preços ao da concorrência, pois não é possível saber quais os custos exatos das outras empresas e fazer isso pode trazer prejuízo.
É necessário ter uma justificativa plausível
Nenhum aumento pode ser feito baseado apenas na vontade do empresário. Reajustes sem embasamentos serão vistos com maus olhos gerando, como consequência, a perda de vendas. Tenha uma justificativa plausível para os reajustes e deixe isso bem explicado aos seus clientes.
Ofereça mais
O reajuste nos valores deve ser compensado com outros fatores como bom atendimento, cumprimento de prazos e boa vontade, por exemplo. Essas são características que os clientes levam em conta na hora de aceitar pagar um valor superior.
Corte custos
Se a intenção em aumentar os preços for para lucrar mais, é melhor tentar outras alternativas. O mercado exige mais do que ter um bom produto ou serviço, ele pede também que, você se dedique mais para ter uma gestão eficaz de custos. Gerindo com qualidade e cortando custos desnecessários, é possível atingir uma maior lucratividade sem aumentar o preço para seus clientes.
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