Sazonalidade do fluxo de caixa: mantenha as contas saudáveis a partir do olhar estratégico para o histórico das contas

No decorrer do ano, grande parte dos negócios passa por períodos de altos e baixos nas vendas de seus produtos e/ou serviços, isto é o básico que se define enquanto sazonalidade. É um fator que deve sempre ser levado em conta para qualquer planejamento estratégico e, o empreendedor, deve se preparar para manter a empresa em pleno funcionamento todo o período anual, evitando ao máximo passar por crises mesmo em épocas de pouca movimentação.

Um pouco mais sobre a sazonalidade
Antes de mais nada, é importante saber exatamente o que é sazonalidade e de que formas ela pode afetar o seu negócio. Inicialmente, é compreendida como eventos que podem causar impacto na empresa, de forma repetitiva ou não. Por exemplo, uma loja especializada em artigos e moda praia tem uma sazonalidade repetitiva em épocas mais quentes, de forma anual. Já a sazonalidade não repetitiva acontece em períodos que podem ou não ocorrer novamente, como feriados prolongados ou eventos de grande magnitude, como uma Copa do Mundo no país, para exemplificar de forma mais ampla.

Ramos como o varejo, turismo e hospedagem, por exemplo, são dos que mais sentem os efeitos da sazonalidade, tanto de forma negativa, quanto positiva. Mas isso não quer dizer que os demais setores não sejam impactados. Sendo assim, pensar no efeito sazonal e nas formas com que ele age diretamente perante seu planejamento é crucial para a saúde do negócio, aproveitando melhor os períodos de alta e se preparando para os de baixa.

O fluxo de caixa enquanto fator determinante para manter a saúde financeira
A boa gestão do fluxo de caixa surge enquanto uma das estratégias mais efetivas para lidar bem com a sazonalidade. Este quesito, junto com um planejamento estratégico, analisando o histórico de vendas, é uma forma de garantir que a empresa saiba exatamente quais são os melhores períodos para vendas, reposição de estoque, entre outras ações estratégicas.

É importante lembrar também que, a sazonalidade pode ser benéfica para os negócios, uma vez que pode aumentar significativamente as vendas, porém, o contrário pode ocorrer também, fazendo com que sua empresa tenha momentos de baixa em determinados períodos. Assim, se a empresa não estiver preparada para lidar com a demanda e com a devida organização do fluxo de caixa, até mesmo o que poderia ser positivo acaba se transformando em um problema.

De forma prática, como ações e planejamento estratégico nos auxiliam a lidar com a sazonalidade do fluxo de caixa?
Existem diversas ações de planejamento estratégico que, quando aplicadas, podem auxiliar a sua empresa a manter a saúde financeira do negócio perante a sazonalidade do fluxo de caixa. Listamos algumas dicas práticas a seguir:

1. Explore potenciais: encontre alternativas de produtos e/ou serviços para períodos de baixo fluxo de vendas
2. Planeje a reserva de recursos: utilize-a para sustentar seu negócio durante a baixa temporada
3. Negocie com os fornecedores: tente fazer pagamentos maiores quando o fluxo de caixa é alto e pagamentos menores durante períodos de baixa
4. Prepare-se para o alto fluxo: em épocas de alta nas vendas, é crucial que seu estoque esteja preparado para dar conta de tudo
5. Negocie os recebíveis: em situações de baixo fluxo, tente antecipar a receita, isso pode regularizar a oscilação do fluxo de caixa

Épocas de baixas vendas podem ser o momento adequado para revisar a sua estratégia, observando os indicadores e criando um planejamento que esteja alinhado com a realidade e sazonalidade da sua empresa.

Utilizando os indicadores dos últimos períodos, é possível visualizar um panorama provável. Porém, ainda sim é recomendado que se projete outras situações: como um cenário mais otimista e uma outra projeção, mais pessimista. Assim, você estará preparado para o que vier.

Conte com o BPO financeiro para lidar melhor com o fluxo de caixa da sua empresa
Gerenciar o fluxo de caixa sazonal é um grande desafio, porém, com a estratégia adequada e fazendo bom uso de indicadores e histórico de vendas, é possível projetar um cenário e criar um planejamento assertivo, preservando a saúde do negócio. Contar também com o auxílio de uma empresa especialista na área é uma ótima estratégia para que seus números e indicadores sejam cuidados de forma precisa. Considere terceirizar o seu departamento financeiro, fale com a gente e saiba mais.