Qual é a hora certa para investir na sua empresa?
/Um investimento bem direcionado potencializa o crescimento
Conforme o negócio vai prosperando, certas transformações passam a ser necessárias para continuar progredindo. Melhorias em infraestrutura e tecnologia para reduzir os custos e aumentar a produtividade, ou então novas metodologias de trabalho para levantar o astral dentro da empresa e promover a inovação são apenas alguns dos exemplos de investimentos que podem vir a ser necessários.
Como saber quando e onde é preciso investir na própria empresa?
A principal dúvida que muitos empreendedores podem ter é sobre quando seria o momento ideal para realizar essas mudanças. Por isso, destacamos alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta para que seja possível avaliar o melhor momento de investir no seu negócio:
Mapear a situação atual
Antes de tomar qualquer atitude, o ideal é saber qual é a situação da empresa naquele momento, pois sempre existirá mais de uma opção de investimento em potencial. Essa é uma maneira de ter uma ideia do todo e buscar identificar qual melhoria é mais pertinente.
Cada cenário precisa ser considerado com atenção, pois a prioridade será sempre aqueles investimentos que tragam benefícios imediatos de acordo com a necessidade do negócio.
Por exemplo, se uma empresa começa a perder o seu potencial produtivo devido à sobrecarga, é necessário entender qual é a origem do problema dentro de toda a operação. Ou então, uma empresa que obtém um grande aumento de vendas pode ter atingido um patamar superior antes do esperado, e passa a necessitar de investimentos para ampliar a sua operação. Seja qual for o caso, os caminhos possíveis precisam ser avaliados de acordo com a realidade.
Planejar o investimento
Antes de entrar em ação, todo o investimento deve ser planejado etapa por etapa, com previsão de “início, meio e fim”, e com todos os levantamentos de custos e do tempo necessário para conclusão.
Uma forma de começar o planejamento é fazer orçamentos de todos os investimentos em vista, e mensurar os custos para a implementação de cada um, levando em conta o impacto futuro no negócio. Também é necessário estipular a relação entre os custos e os resultados desejados dentro de janelas de tempo no curto, médio e longo prazo, o que também é uma maneira de eleger as prioridades.
O ROI, Retorno sobre Investimento, é uma métrica interessante para avaliar se os custos para a implementação de determinado investimento no negócio serão recompensados lá na frente pelo aumento no lucro. Ele também mostra em quanto tempo será possível alcançar os resultados projetados.
É comum que, com o sonho de fazer o negócio acontecer, alguns empresários realizem investimentos sem pensar de forma clara nas consequências. O planejamento é uma etapa importante para alinhar a empolgação do empreendedor com o que é possível fazer na realidade, aumentando as chances de sucesso.
Cultura organizacional
A questão da cultura organizacional vem ganhando destaque quando falamos de produtividade nas empresas. Vários estudos comprovam que funcionários mais felizes, em um ambiente profissional humanizado, são mais produtivos. O aumento na produtividade está ligado ao nível de satisfação das pessoas no trabalho, que engloba boas condições, respeito, reconhecimento, remuneração justa e possibilidades de crescer na carreira.
Embora nem sempre possa parecer uma prioridade, investimentos em novas metodologias para aprimorar a cultura organizacional são um grande diferencial estratégico das empresas. Isso porque, quando as pessoas trabalham pelo mesmo objetivo e conseguem as condições necessárias para dar o seu melhor, nada é impossível.
Antes de investir, é preciso ficar de olho no financeiro
Nenhum investimento tem chances de dar certo sem que o financeiro esteja em ordem. Esse é o setor central que torna possível todas as ações da empresa, alocando os recursos conforme a necessidade. Por isso, ter um controle das finanças é o primeiro passo antes de pensar em qualquer projeto de melhoria dentro da empresa.
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