Custos x despesas: entenda as diferenças e saiba como ter o controle dos seus gastos
/A classificação correta dos gastos pode garantir a saúde financeira do seu negócio
O conceito de custos e despesas pode ser bastante confuso para algumas pessoas. Muitos acreditam que ambos significam a mesma coisa, porém isso não é verdade. Apesar de serem parecidos, cada um tem a sua finalidade e entender as suas diferenças é fundamental para quem quer manter o controle e a saúde financeira do seu negócio.
Saber identificar e classificar os gastos da sua empresa ajudará na organização das suas finanças, independente da sua atividade econômica. O gestor deve estar atento aos valores que entram e que saem do caixa, para conseguir manter as contas em dia e o negócio rentável.
Entendendo os conceitos
Os conceitos de custo e despesa são muito importantes para a contabilidade de um negócio e estão diretamente ligados aos gastos realizados pela empresa para prosseguir com as suas operações e processos.
Custos:
Os custos são os gastos que a empresa têm com recursos que contribuem diretamente com a produção de um produto e/ou serviço.
São considerados custos: matéria-prima, mão de obra, embalagens, ferramentas e equipamentos, manutenção, entre outros.
Despesas:
As despesas são os valores gastos com a manutenção e administração da empresa. Elas são importantes para manter o funcionamento do negócio, porém não causam impacto diretamente na produção de novos itens.
São consideradas despesas: aluguel, materiais de escritório, gastos com publicidade e marketing, comissões, etc.
Para auxiliar nesta classificação, o gestor pode se questionar se aquele gasto específico impactará diretamente na sua produção. Caso a resposta seja afirmativa, ele se enquadra como custo; e se for negativa, torna-se uma despesa.
Para classificar corretamente todos os gastos do seu negócio, conte com a nossa ajuda.
A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Somos uma equipe multidisciplinar, com ampla experiência de mercado e diversos segmentos. Realizamos desde as rotinas financeiras – contas a pagar e a receber, cobranças, etc –, até a produção de relatórios a partir de dados, e o fornecimento de insights de negócio e análise de cenários.
Entre em contato para saber mais sobre a nossa proposta!