Aceleração digital e os desafios dos negócios
/A digitalização nas empresas ganhou força em razão da crise, mas também da necessidade de proporcionar no on-line a mesma qualidade de atendimento experienciada pelo cliente de forma presencial. Com isso, impulsionadas pelas mudanças impostas pela pandemia e pela necessidade de resposta aos novos hábitos dos consumidores, grande parte das empresas foram obrigadas a priorizar temas que não estavam em suas pautas principais, como o trabalho remoto e canais digitais, fazendo implementações de projetos “a toque de caixa”.
Um ano depois do início dessa aceleração digital, tudo indica que a mudança vivenciada em 2020 é uma realidade perene e não de contingência. O “digital first” foi uma das principais consequências da pandemia e, talvez, um dos grandes desafios dessa nova realidade.
O que é Digital First?
A transformação digital trouxe, além de diversas inovações tecnológicas, um senso de urgência e agilidade necessários para manter as empresas de forma competitiva no mercado. Assim, o digital first é a cultura de basear-se nas oportunidades do universo digital para se reinventar — um conceito muito coerente com o presente.
Principais desafios da aceleração digital
A transformação digital nada mais é do que o processo de incluir nas estratégias das empresas tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, tanto interna quanto externamente, e normalmente é algo planejado. Já a aceleração digital fala muito sobre como as empresas se adaptam a uma realidade em que quase todos os processos são permeados pelo digital. É o nosso “novo normal” no cenário pandêmico.
Mas como isso se traduz no seu negócio? Entre limitação de orçamento, falta de conhecimento técnico da equipe e burocracia interna, conheça abaixo alguns dos maiores desafios encarados pelos empreendedores na aceleração digital:
Perceber mudança iminente
A transformação digital já existia há muito tempo no meio corporativo. A sua implantação é que vinha acontecendo de forma lenta. Assim, a pandemia nos mostrou que a mudança que achávamos ser rápida, não era rápida o suficiente.
Diferente das empresas chamadas “early adopter”, ou seja, aquelas que já vinham modelando seus negócios de acordo com o que estaria por vir de novo no mercado, a esmagadora maioria dos negócios sabia que precisava trazer a transformação digital para dentro dos seus processos, mas não tiveram a pró atividade de buscar essas soluções a tempo e foram abruptamente impactados pela pandemia.
Abrir mão do controle
A cultura do comando e controle, apesar de ser comum em muitas empresas, atrapalha o desenvolvimento rápido dos negócios. O cerne da mudança está na capacidade dos setores/times inovarem, e o padrão de chefe que manda e time que executa não cabe nessa realidade.
As empresas que perceberam com antecedência que ter talentos no seu time preparados para implantar e manter de forma eficiente a inovação é fundamental para a expansão do negócio, foram as que tiveram grande triunfo em meio à crise e chegaram até a dobrar suas receitas.
Experimentar e falhar sem medo
O tradicional planejamento anual engessado não traz os resultados esperados e os erros são intoleráveis. Na transformação digital, a experimentação é uma de suas bases. Os MVPs (Minimum Viable Product ou produto mínimo viável) estão aí para testar hipóteses em prazos mais curtos, permitindo mudanças e melhorias em um projeto em tempo hábil, já que ocorrem no processo de sua implementação.
Já os erros são necessários para estimular a busca por resoluções criativas e o aprendizado da equipe e devem ser expostos e trabalhados de maneira saudável dentro da empresa.
Transformação digital x BPO Financeiro
Os produtos da transformação digital, como computação em nuvem, softwares de análise de negócios e de automação de processos, vem otimizando o serviço de BPO financeiro, permitindo fluxos de trabalho cada vez mais completos. Sendo assim, quando uma empresa decide contar com o serviço de BPO financeiro, ela desfruta de uma maior performance e assertividade nas atividades desempenhadas — fato que pode se tornar um diferencial competitivo.
Na transformação digital, a velocidade é super importante. É ela que permite você ter agilidade em responder ao mercado, prever necessidade dos clientes, melhorar seu posicionamento no mercado ou estar pronto para analisar propostas de investimento sem prejudicar o andamento do seu negócio. Abandonar o passado pode ser, para muitos, desconfortável, mas saber utilizar as novas tecnologias a favor do negócio é uma das estratégias mais inteligentes para garantir a sobrevivência da empresa.
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