BPO financeiro faz sentido para a minha empresa?
/A gestão financeira do negócio é uma tarefa que requer tempo, atenção e expertise dos profissionais envolvidos. Conforme a empresa cresce, o setor financeiro tende a ficar mais complexo e exige cada vez mais recursos da organização. Outra necessidade é a capacidade de interpretar dados financeiros e aplicá-los no planejamento estratégico. Nestes casos, a contratação de um BPO financeiro pode ser a solução para impulsionar o seu negócio! Mas como saber se ele realmente faz sentido para a minha empresa? Continue lendo a seguir para tirar as suas dúvidas!
O que é BPO financeiro e como ele funciona?
BPO é a sigla, em inglês, para “Business Process Outsourcing” que significa a terceirização da gestão de um determinado processo ou setor de um negócio. É uma forma de subcontratação de partes operacionais de negócios, geralmente funções não relacionadas à sua atividade principal.
Isso quer dizer que, com o BPO financeiro, uma outra empresa passa a ser responsável pela gestão das atividades e processos financeiros da empresa contratante. Em geral, o serviço engloba a realização de rotinas financeiras e relatórios de desempenho regulares, que produzem insights valiosos para o planejamento estratégico e a tomada de decisões.
Entre as principais tarefas realizadas pelo BPO financeiro estão, resumidamente:
-Controle de contas a pagar e a receber
-Gestão do fluxo de caixa
-Conciliação bancária
-Diagnóstico financeiro
-Relatórios de desempenho
Terceirização por meio do BPO financeiro, o que é?
O BPO financeiro é uma modalidade de terceirização financeira que oferece tanto a realização das tarefas operacionais do setor – como controle de fluxo de caixa, pagamentos de contas, cobranças, conciliação bancária, etc –, quanto insights qualificados para o alinhamento destas atividades com o plano estratégico do negócio.
Frequentemente, o BPO financeiro chega de forma revolucionária em uma empresa, pois para colocá-lo em prática, após o diagnóstico, pode ser necessário reestruturar e digitalizar o setor financeiro. Isso é feito por meio de softwares específicos em nuvem, para que seja possível o trabalho remoto da empresa responsável pelo BPO. Com o uso dessas tecnologias, é possível otimizar o trabalho das equipes de colaboradores internos e aumentar a produtividade da empresa. Além disso, o backup automático dos registros na nuvem assegura a veracidade das informações, evitando que elas sejam perdidas ou corrompidas.
A contratação de um BPO financeiro faz sentido para a minha empresa?
À rigor, o BPO financeiro faz sentido para quase todas as empresas, pois é uma solução versátil e capaz de se adaptar a qualquer formato de negócio, independente do seu tamanho.
Contudo, é possível afirmar que quem mais se beneficia do BPO financeiro são as pequenas e médias empresas, pois estas possuem demandas específicas atendidas de forma ideal pelo serviço.
É normal que enquanto ainda estejam em crescimento, as pequenas e médias empresas se vejam em uma situação na qual ainda não conseguem contratar profissionais especializados na área de finanças, ou então dispõem de apenas uma pessoa com várias funções acumuladas – que pode ser algum dos sócios sem real afinidade com os números. Para estes casos, o BPO financeiro pode ser a solução perfeita, pois com ele a empresa passa a ter uma equipe externa especializada na gestão de finanças e capacitada para orientar os rumos financeiros do negócio. Assim, sobra mais tempo para os empreendedores se dedicarem à atividade principal da empresa!
Por meio do serviço de terceirização e BPO financeiro, a Ampulheta já ajudou diversos clientes a crescerem e prosperarem justamente quando eles mais precisavam de um impulso! Se a sua empresa se encontra nesta mesma situação, entre logo em contato conosco e conheça nossos serviços!