Como aumentar a produtividade do setor financeiro?
/Você já se perguntou se o setor financeiro da sua empresa é produtivo?
Além de cuidar da produtividade da empresa como um todo, é preciso também prestar atenção na produtividade do setor financeiro. Isso porque, a maneira de gerir os recursos disponíveis da organização irá definir se ela terá sucesso ou não.
O trabalho dentro do setor financeiro pode ser algo metódico e que leva tempo para ser executado. Por outro lado, o dinamismo do mercado exige das empresas um trabalho operacional mais ágil. Nesse contexto, a otimização das tarefas se faz necessária para melhorar a produtividade do financeiro. O setor ainda é responsável por manter um relacionamento e conectar as outras áreas do negócio, indo muito além de monitorar as contas a pagar e a receber.
Quando dizemos que o setor financeiro precisa ser produtivo, isso está relacionado não apenas com rapidez de processos dentro do próprio setor, mas também com a sua função de interligar-se às outras partes da empresa e a outros agentes externos. Por conta disso, o financeiro desempenha uma função estratégica importantíssima para o bom andamento da organização como um todo ao fazer uma ponte entre os setores da própria empresa, clientes, instituições financeiras e outras organizações públicas e privadas.
Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor financeiro?
Um dos maiores problemas, de longe, é quando a empresa ainda não conta com um bom sistema de gestão e isso tem repercussões que dificultam o andamento das finanças. Atualmente, é indispensável contar com ferramentas de automatização no setor financeiro para auxiliar nas etapas burocráticas dos processos. Esse é um ponto que pode prejudicar muito a produtividade dos funcionários, pois a tecnologia hoje permite que se tenha todas as informações ao alcance das mãos, o que facilita o trabalho.
Outra dificuldade muito comum é a falta de contato com os outros setores da empresa pois, tradicionalmente, o financeiro é visto como separado do resto da organização. Sem o contato e o engajamento com as outras áreas, pode haver um isolamento do financeiro, o que pode atravancar processos e atrasar projetos que poderiam ser executados com mais rapidez. Quando os funcionários da empresa percebem o financeiro como um setor que “não ajuda”, isso também é um problema.
Por que o financeiro precisa ser produtivo?
Ao não investir em um setor financeiro capaz de dar conta das tarefas operacionais e interligar os outros setores, a empresa perde muito em competitividade e eficiência no mercado. E a razão disso é porque a saúde financeira de um negócio repercute em todas as suas ações.
O setor financeiro também é responsável por fornecer aos sócios e acionistas todas as informações necessárias sobre a saúde do negócio: como andam as vendas? O faturamento foi o esperado? É possível cortar gastos? Como anda o planejamento financeiro? Entre outras questões. Afinal, quem investiria em uma empresa que não consegue oferecer informações claras sobre o seu desempenho, não é?
Outro motivo importante para aumentar a produtividade do setor financeiro é o controle da inadimplência. Se essa questão virar um problema muito grande, pode ser muito difícil reverter a situação e reequilibrar as contas da empresa de volta à normalidade.
Como aumentar a produtividade do setor financeiro?
Existem algumas abordagens que podem ajudar a melhorar o fluxo de trabalho e o desempenho do setor financeiro da empresa:
-Definir metas e objetivos claros
Como é possível chegar a algum lugar sem saber aonde se quer chegar? Parece uma questão muito simples, mas não é bem isso. Sem metas e objetivos claros, como saber qual é o resultado desejado?
No setor financeiro, é necessário estabelecer metas possíveis, dentro de um planejamento e com um tempo determinado, para que a equipe trabalhe com foco e dedicação em busca dos resultados. As metas podem ser individuais, ou dos subsetores do financeiro, ou coletivas. O que importa é que elas estejam alinhadas com o planejamento estratégico da empresa como um todo, e ajudem a organização a atingir os seus objetivos de negócio.
-Ter uma boa comunicação com os outros diretores e os acionistas
O diretor financeiro é a figura responsável por apresentar os dados financeiros nas reuniões com outros diretores da empresa e com os acionistas. Ele é o responsável por comunicar a situação das finanças e equilibrar as demandas dos interesses envolvidos em busca de uma solução em conjunto.
Esse tipo de relação costuma ser bem intensa e com muitas cobranças e pressões. Por isso, o diretor financeiro deve compreender as necessidades de todos os envolvidos, seja a empresa grande ou pequena. Nas pequenas empresas, muitas vezes, o dono desempenha a função de acionista e diretor financeiro. Mesmo nesses casos, os interesses devem estar alinhados.
-Investir nos profissionais da área
Hoje, a produtividade do setor financeiro está relacionada à capacidade dos profissionais de incorporarem as novas tecnologias e as ferramentas no trabalho, tanto no operacional quanto na análise financeira. Eles devem estar sempre prontos para aprender novas formas de otimizar o setor financeiro na busca pela excelência.
Portanto, é importante investir na capacitação dos funcionários e fomentar o engajamento e contato entre eles e os outros funcionários de outros setores da empresa. O bom relacionamento entre esses profissionais pode ser tão importante quanto saber usar as ferramentas de automação e de analytics.
-Valorizar o trabalho em equipe
Os funcionários precisam se sentir parte da empresa e se identificarem com os seus valores e objetivos. Isso não é diferente no financeiro. Um forte senso de pertencimento e a valorização do trabalho em equipe podem ser muito eficientes para melhorar a produtividade do setor.
O líder também precisa ser capaz de fornecer os feedbacks necessários e intervir nos momentos oportunos. Apenas criticar sem fundamento não é algo compatível com o trabalho em equipe. É preciso cobrar a resolução dos problemas, mas ao mesmo tempo incentivar a equipe a superar os desafios em conjunto.
A sua empresa está precisando aumentar a produtividade do financeiro? Deixe com a gente!
A Ampulheta é especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Oferecemos o serviço mais completo do mercado, que vai desde assumir a parte operacional – contas a pagar e a receber, controle de inadimplência, conciliação bancária, e mais – até realizar diagnósticos financeiros e gerar relatórios de desempenho que dão mais segurança para a tomada de decisões. Nossa equipe é multidisciplinar e conta com profissionais com anos de experiência em mais de um segmento de mercado.
Entre em contato e conheça mais sobre a nossa proposta!