Fim de ano na empresa: planeje antes e prepare o seu financeiro
/Despesas com encargos trabalhistas, 13º salário dos funcionários e outros desembolsos podem chegar a alocar uma grande parte do lucro da empresa no final do ano
A chegada do final do ano costuma ser uma época agitada para a maioria das empresas. É preciso dar conta de fechar o planejamento do que está sendo concluído e preparar a prestação de contas. Para os empreendedores, ainda existe uma preocupação a mais, que é preparar o caixa da empresa para arcar com as despesas obrigatórias de final de ano e início do calendário seguinte.
Sem o devido planejamento financeiro, pode ser muito difícil para as empresas passarem por esse período sem terem imprevistos ou até mesmo prejuízos. Embora as festas de final de ano possam representar um incremento significativo no volume de vendas e nos lucros, despesas como o 13º salário dos funcionários, férias, encargos trabalhistas, eventuais desligamentos ou demissões, impostos ou dívidas podem acabar alocando a totalidade ou mais desse faturamento extra. Por isso, é muito importante estabelecer um planejamento financeiro específico para o final do ano.
Planejamento financeiro é a solução
Para se prevenir de um sufoco maior em dezembro, o empreendedor deve ser proativo e fazer o planejamento financeiro com antecedência, ao longo do ano. Certamente que, ao decorrer do tempo, esse planejamento precisará ser alterado e atualizado, pois algumas mudanças realmente acontecerão de forma repentina. Mas a função principal do planejamento é garantir alguma previsibilidade sobre o fluxo de caixa necessário para manter a empresa em funcionamento, além de estabelecer qual é o valor satisfatório das reservas financeiras para lidar com as eventualidades.
É muito mais seguro enfrentar o ano com o auxílio de um planejamento financeiro detalhado e a garantia de uma reserva de recursos para atravessar períodos de maior turbulência. Se o empreendedor já tem a noção de que, todos os anos, o último trimestre/bimestre são os meses mais desafiadores, por que não se preparar antes? É possível que ele analise as despesas dos últimos anos para ter uma estimativa de quanto foi gasto nessa época. A partir desses dados, ele pode juntar uma reserva financeira ao longo do ano para não ser tão impactado pelo acúmulo de despesas, por exemplo.
Veja a seguir quais são as maiores despesas que as empresas têm no final do ano:
13º salário
Esse encargo representa uma das maiores despesas para as empresas no final do ano. O valor do 13º salário corresponde a 1 parcela extra de 12 salários pagos ao trabalhador ao longo do ano, podendo variar de acordo com o contrato de cada colaborador.
As horas extras trabalhadas, adicional noturno, bônus, comissões e outros benefícios devem ser considerados no 13º salário, que pode ser pago em duas parcelas ou em uma cota única de acordo com o que foi combinado com os trabalhadores.
Para o administrador, uma forma mais fácil de inserir o 13º salário no planejamento financeiro pode ser estabelecer um orçamento anual para cada empregado e dividir o valor total por 13, ao invés de 12. Esse será o valor do salário oferecido, dentro das possibilidades da empresa. Dessa forma, o 13º estará incluído no orçamento da empresa ao longo do ano, e não será necessariamente uma despesa extra. Também há a possibilidade de negociar esse ponto com o trabalhador, dependendo do tipo de regime de contratação.
Férias Coletivas
Algumas empresas têm a opção de propor férias coletivas para seus funcionários durante as festas de final de ano (natal e ano novo). Geralmente com no mínimo 10 dias de duração, as férias ainda preveem um pagamento extra de 1/3 do salário. No caso das férias coletivas, esse pagamento deverá ser feito a todos os funcionários ao mesmo tempo, portanto, essa deve ser uma despesa prevista no planejamento financeiro.
Distribuição de lucros
Caso a empresa tenha tido lucros acima do que foi previsto nas metas, algumas adotam um sistema de distribuição de parte desses recursos para os seus colaboradores. Para garantir que esse pagamento aconteça, as contas da empresa precisam estar sob controle para que sobre recursos para a distribuição de lucros.
Festas de fim de ano
Muitas empresas valorizam as confraternizações de final de ano como uma forma de integração e agradecimento à equipe pelo trabalho realizado. Existem várias opções para comemorar essa data, algumas mais caras e outras mais baratas. É possível fazer uma grande festa, ou distribuir cestas natalinas, vales presente, amigo secreto, ações solidárias, e o que mais a empresa preferir ofertar aos seus colaboradores.
Precisa de ajuda para preparar o financeiro da sua empresa para o final do ano? Podemos te ajudar!
A Ampulheta é especializada em gestão financeira terceirizada para pequenas e médias empresas. Realizamos desde as rotinas de pagamento e recebimento de contas, até diagnósticos e análise de dados do negócio. Temos um time de profissionais multidisciplinar experientes em mais de um segmento de mercado e com anos de atuação na área financeira.
Entre em contato para conhecer a nossa proposta!