Como sua empresa pode reduzir as despesas?

Usar o setor financeiro estrategicamente pode baixar os gastos


Empresas de qualquer porte se deparam com uma questão em comum: como cortar as despesas em situações de aperto?

Para as organizações maiores , cortar gastos pode parecer mais simples, pois qualquer economia pode ter um efeito grande quando reproduzida em sua escala. Já para as pequenas empresas, a margem é menor, sendo necessário empregar táticas diferentes. 

É aqui que surge um maior destaque para o setor financeiro como uma ferramenta estratégica na hora de enxugar as despesas. Ele tem o papel de coordenar as ações e realizar os cortes no momento mais oportuno, para que o negócio não perca o seu fluxo de operações. 

Leia a seguir as nossas dicas de como usar o seu financeiro estrategicamente para reduzir as despesas:

Entendendo os custos

A redução das despesas pode ser realizada em praticamente qualquer setor da empresa, mas é preciso pensar nos custos de maneira inteligente, sem prejudicar o andamento do negócio. 

As principais despesas de uma empresa estão agrupadas nas seguintes categorias principais:

-Folha de pagamento

-Quitação de tributos

-Pagamento de fornecedores

-Custos fixos (aluguel, energia, água)

-Investimentos

O trabalho do setor financeiro é equalizar todas essas áreas e fazer uma distribuição eficiente dos recursos. Ele gerencia o orçamento disponível em relação ao faturamento e o controle das despesas. 

Planejamento financeiro

O planejamento de gastos é essencial para obter uma visão completa dos custos da empresa, especialmente em épocas de crise. Ter a noção do todo facilita na hora de tomar decisões sobre em qual área é possível realizar ajustes. 

Um ponto de partida é observar quais são as áreas mais estratégicas do negócio e perceber quais setores estão apresentando um desempenho maior ou menor. Um exemplo disso pode ser um produto que tem um alto custo de produção, mas que não gera o retorno desejado em volume de vendas. A atitude mais assertiva, nesse caso, seria a descontinuidade desse produto, e o investimento do desenvolvimento de novos protótipos. 

O planejamento financeiro deve contemplar todas as áreas da empresa para estipular um orçamento condizente com a realidade. Para isso, ele precisa estar fundamentado com base nos dados financeiros do negócio, como fluxo de caixa, demonstrativos de resultados e balanço patrimonial. 


Cortes certeiros

No momento em que realizar os cortes for inevitável, é preciso prestar atenção , para que isso não cause prejuízos. Embora cada contexto seja único, é mais recomendado preservar os esforços da empresa em projetos prioritários, deixando para realizar os cortes em outras áreas menos estratégicas.

Um dos custos mais significativos de uma empresa é a folha de pagamentos. Mas nem sempre demitir funcionários para economizar pode ser a melhor opção. Isso porque, em qualquer empresa, alguns profissionais são peças-chave para o negócio, e a sua eventual saída deve ser algo pensado com cuidado. É melhor sempre pensar em um plano B, caso seja imprescindível desligar alguém.

Outra situação em que os cortes podem ser realizados equivocadamente, por exemplo, é reduzir a verba de marketing em meio a uma crise, enquanto o adequado seria investir mais nesse setor. A lógica por trás disso é que, quando as vendas precisam aumentar para recuperar o faturamento, é quando a divulgação e o marketing são mais necessários. 

Invista em um bom setor financeiro

A melhor maneira de realizar o corte de gastos com maior precisão e assertividade é contar com um bom setor financeiro. Isso porque, ele é o departamento responsável por conectar as diversas áreas da empresa, e conduzir a alocação de recursos para os projetos. 

O BPO financeiro, ou terceirização financeira, é um serviço criado especialmente para impulsionar os resultados financeiros das empresas. Nesse serviço, uma empresa contratada fica responsável por administrar o setor financeiro de uma empresa contratante, da mesma forma que um setor financeiro próprio convencional. Isso é feito por meio de ferramentas em nuvem e tecnologia de análise de dados, capazes de gerar relatórios precisos sobre a situação financeira em tempo real. Entre os resultados, os sócios ficam com mais tempo para trabalharem em outras estratégias, e a empresa obtém maior controle financeiro.


A Ampulheta é especializada em gestão financeira para pequenas e médias empresas. Contamos com um vasto conhecimento de mercado e profissionais especialistas para ajudar nossos clientes a irem mais longe.

Entre em contato e conheça os nossos serviços!