8 Métricas para a análise financeira da sua empresa

Realizar uma boa análise financeira é essencial para o sucesso das empresas. Ter controle das finanças é algo que deve ser feito com planejamento e conhecimento técnico. Além de garantir que as rotinas financeiras sejam realizadas corretamente, é necessário saber como elaborar relatórios financeiros que realmente tragam informações relevantes para o negócio.

Para essa tarefa, existem métricas de desempenho financeiro que ajudam o gestor a ter uma visão mais aprofundada do negócio, além de servirem de base para a elaboração de uma estratégia de negócios eficiente. As métricas também ajudam a melhorar a compreensão dos resultados e tendências ao longo do tempo, e revelam quais pontos chave da empresa devem ser melhorados. 

Neste artigo, destacamos 8 métricas importantes para realizar a análise financeira do seu negócio com maior eficiência:

1 ROI

O Retorno sobre Investimento – do inglês Return Of Investment – é uma métrica financeira que relaciona o quanto foi gasto em determinada iniciativa (especialmente de marketing) e o quanto a empresa obteve de retorno financeiro em contrapartida. Por meio dele é possível enxergar quais são as ações da empresa que estão gerando mais lucro ou mais prejuízo, tornando mais claro quais investimentos valem mais a pena. 

2 Custo fixo e custo variável

Mapear os custos fixos e variáveis da empresa é muito importante para ter melhor previsibilidade e controle financeiro. A classificação dos custos varia muito de acordo com o tipo de empresa e qual é a sua atividade fim: uma indústria terá custos fixos e variáveis completamente diferentes dos de uma pequena lanchonete. 

Os exemplos clássicos de custos fixo são salários, aluguel, água, luz, internet; enquanto os gastos variáveis seriam a matéria-prima, embalagens, combustível ou mão de obra temporária. Contudo, alguns gastos podem ser “híbridos”, como por exemplo a conta de luz em uma fábrica: em um momento de pico de produção, o custo da energia elétrica pode ser maior, mas ao mesmo tempo a energia usada pelo setor administrativo será a mesma. 

3 Custo de aquisição por cliente

Essa métrica financeira tem o objetivo de mostrar qual é o valor investido para a aquisição de cada novo cliente. A fórmula desse cálculo é relativamente simples, pois leva em conta apenas o valor investido na conquista de novos clientes,  dividido pelo número total de clientes que entraram por conta dessa mesma ação. 

Entre o valor do investimento, devem ser considerados gastos como treinamento de atendentes, comissão de vendedores, sistemas especializados, visitas aos clientes, viagens de negócios, compra de ferramentas, e outros custos envolvidos. 

4 Fluxo de Caixa

A análise do fluxo de caixa é importante para realizar o devido controle financeiro do negócio. Além disso, quando o gestor dispõe de dados precisos sobre as movimentações no caixa ao longo de um certo período, gerando um histórico, fica mais fácil extrair dados sobre o desempenho da empresa como um todo. A partir do desempenho do fluxo de caixa é possível tanto prever as movimentações futuras, quanto tomar ações preventivas para corrigir qualquer desequilíbrio financeiro que possa ocorrer. Essas informações possuem um grande valor no processo decisório da empresa, servindo de base para novas estratégias e eventuais reparações. 

5 Lucro 

Todo o negócio tem como objetivo mais básico gerar lucro, pois sem ele não há razão para ele continuar a existir. Essa é uma das métricas mais importantes de análise financeira, pois ele revela qual é o resultado real de todos os esforços empregados até então. 

O lucro é um valor absoluto, obtido após deduzir das vendas todos os custos e despesas. Junto a ele, existem também os conceitos de “lucratividade” e “rentabilidade”, que avaliam aspectos mais específicos do desempenho da empresa. A lucratividade é um percentual obtido quando relacionamos o lucro líquido do valor das vendas em um certo período. Já a rentabilidade é a relação entre o lucro líquido e o investimento realizado para impulsionar o negócio. 

6 Receita Bruta e Receita Líquida

A receita bruta é o valor total de toda a entrada de recursos proveniente da atividade da empresa, antes de ser realizada qualquer dedução de tributos obrigatórios e impostos. Por lei, todas as empresas são obrigadas a fazerem o demonstrativo de receita bruta. Os tributos debitados da receita bruta são IPI, ISS e ICMS. 

Já a receita líquida é o montante de dinheiro obtido pela empresa por meio de sua atividade após serem reduzidos os impostos, descontos, abatimentos e devoluções. Ela normalmente é usada para informar o valor total de entrada de dinheiro no caixa da empresa. São debitados da receita líquida encargos como PIS, COFINS, ICMS e IPI.

7 Receita por empregado

Essa é uma métrica voltada a avaliar qual é a produtividade de cada colaborador da empresa, demonstrando qual é o seu “rendimento” em relação ao investimento feito nele. Obter essa noção é muito importante para o setor de recursos humanos que, com base nesses dados, consegue entender melhor sobre o desempenho das equipes e projetar melhor o futuro da empresa. 

8 Months of cash left

Os “meses de dinheiro restante” permitem identificar qual é o tempo de sobrevivência financeira da empresa de uma data em diante. Para descobrir essa informação, basta dividir o valor do capital da empresa pela “taxa de queima de dinheiro” (burn rate), que é a velocidade com que a empresa gasta o dinheiro que têm disponível. 


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