Por que sua empresa deve diversificar as formas de pagamento
/Oferecer diversas opções de pagamento facilita a vida dos clientes e aumenta as vendas
Um aspecto por vezes despercebido pelo empreendedor que deseja aumentar a sua base de clientes é pensar de forma estratégica sobre os meios de pagamento que o seu negócio proporciona.
Por essa razão, não basta oferecer preços atrativos, qualidade nos produtos ou serviços e um bom atendimento. É preciso ir um pouco mais além e oferecer diversas opções de pagamento para aumentar as suas chances de venda.
Provavelmente, você já passou por uma situação em que queria comprar algo, mas o estabelecimento não aceitava cartão de crédito, ou não tinha a maquininha que aceita o seu banco. Se esse lugar tivesse mais opções de pagamento, essa venda não teria sido perdida.
A lógica é a seguinte: quanto mais meios de receber dinheiro, mais fácil será para o cliente realizar a compra.
O meio de pagamento mais tradicional de todos é o dinheiro em espécie, que normalmente é aceito em qualquer estabelecimento comercial. Os cheques foram durante muito tempo o principal “substituto” do dinheiro vivo, mas hoje têm caído em desuso.
Embora o cartão de crédito, os boletos, e as transferências bancárias já existam há anos, esses meios de pagamento ganharam uma nova roupagem com as tecnologias de pagamento online, em especial no comércio eletrônico.
Transformação digital nos meios de pagamento
Com o avanço da tecnologia em diversas áreas da nossa vida, ocorre uma mudança significativa no perfil do consumidor, que já vem aderindo a formas de pagamento via internet.
Por causa do isolamento social, causado pela pandemia, as pessoas ficaram impossibilitadas de irem presencialmente ao comércio. Como contramedida, rapidamente, organizou-se uma mudança de padrão nas relações de consumo, com as empresas oferecendo aos clientes facilidades de acesso e formas mais flexíveis de pagamento e com segurança.
O e-commerce e os meios de pagamento digitais vieram para facilitar a vida dos empreendedores, e representaram a maior parte das vendas durante esse período. Os pagamentos via internet ajudaram muito, em especial, os pequenos empreendedores, que conseguiram se proteger da inadimplência e aumentar as vendas, mesmo sem a necessidade da presença física.
Como diversificar os meios de pagamento?
A maioria dos empreendedores já entenderam que é necessário ter uma maquininha de cartão para poder receber os pagamentos. Embora o custo desse serviço possa parecer caro, o investimento compensa por causa da possibilidade de converter mais vendas. Quanto mais bandeiras a maquininha aceitar, mais interessante. Porém, é preciso avaliar os custos e em quanto tempo o dinheiro estará disponível – quanto mais rápido, melhor.
Já nas lojas virtuais, o mais importante é oferecer o maior número de opções de pagamento possíveis, pois não haverá limite geográfico para a concorrência. Se a loja online concorrente oferece mais meios, ela pode conseguir a preferência do cliente. Entretanto, a prioridade do e-commerce é a segurança. É preciso investir em um site seguro e com as certificações adequadas para dar ao consumidor a garantia de que não haverá fraudes. Para isso, é melhor optar por plataformas de e-commerce integradas com intermediadores de pagamento online como PayPal, PagSeguro, entre outros. A desvantagem são as taxas, mas isso precisa ser avaliado caso a caso.
Os meios de pagamento mais modernos, como Pix, transferência bancária por app, pagamento por aproximação, QR code, links de pagamento vieram para facilitar ainda mais as transações entre as empresas e os clientes. Esses recursos permitem a venda direta de maneira dinâmica, podendo ser realizados presencialmente ou à distância pelo whatsapp, por exemplo. O Sebrae montou uma Cartilha Meios de Pagamentos Digitais com o objetivo de ajudar os pequenos negócios a investirem nessas ferramentas de pagamento digital. Você pode baixar aqui.
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