Revisão financeira: como decidir novos investimentos e cortes em um cenário incerto?

Revisão financeira : como decidir novos investimentos e cortes em um cenário incerto?

Com o final do ano se aproximando, as expectativas para 2021 começam a influenciar o planejamento das empresas para o futuro próximo. Mas antes de planejar, é necessário fazer uma avaliação do ano anterior, para ter em mãos mais informações concretas de onde partir e o que precisa ser feito. Uma boa metodologia para auxiliar as decisões administrativas é a Revisão Financeira do último ano que passou. Porém, temos que considerar que 2020 é um ano atípico para a economia global, que vai gerar impacto nos cenários futuros. Então, por onde começar?

Como funciona a Revisão Financeira?

Revisão financeira, como já é sugerido pelo nome, significa a ação de identificar a atual situação financeira de uma empresa até determinada data. Para isto, é feita uma investigação para saber se o negócio está conseguindo cumprir as metas e o planejamento previstos, e quais são os fatores que estão ajudando ou não no seu êxito. Partindo do estudo da atual conjuntura, a revisão financeira pode então servir como base para projetar as soluções e estratégias para ajustar a administração financeira à realidade. Essa atividade pode ser realizada todos os anos, ou em qualquer período que o administrador achar pertinente. 

Quem pode realizar a Revisão Financeira?

A princípio, os administradores da própria empresa podem fazer a revisão financeira, mas nunca é demais contar com ajuda especializada. A Ampulheta oferece esse serviço,  englobando a análise dos dados financeiros do negócio e a proposição de planos e estratégias de ação de acordo com a situação real e os objetivos da empresa. Realizamos o diagnóstico do setor financeiro do negócio e oferecemos soluções para direcionar as finanças para a realização das suas metas, além de avaliarmos quais são as melhores opções de investimentos e oportunidades. Desenvolvemos um estudo de viabilidade econômica e financeira que indicará o retorno do investimento, o fluxo de caixa necessário e o ponto de equilíbrio do negócio. 

Em que momento posso fazer a Revisão Financeira da minha empresa?

São inúmeras as razões que podem levar um empreendimento a ter dificuldades financeiras. Existem os fatores externos – como crises econômicas ou mudanças de paradigmas no mercado, que são imprevisíveis – e fatores os internos, que giram em torno do perfil administrativo dentro da empresa, padrões de comportamento e erros sistêmicos que podem ter sido ocasionados por alguma falta de conhecimento especializado ou experiência profissional para gerir o setor financeiro.

Atualmente, estamos enfrentando os desdobramentos que a pandemia da Covid-19 trouxe para a economia, e ainda é muito difícil prever claramente como será a recuperação. Por isso, a melhor estratégia pode ser olhar para a própria empresa e ver o que pode ser feito a partir de dentro. Existem ao menos dois momentos em que a revisão financeira é altamente indicada:

-Identificação de problemas: quando algo não vai bem, é preciso investigar qual é a origem do problema, para então ser capaz de solucioná-lo, eliminando a causa. No momento atual de crise, os problemas podem gerar uma necessidade de inovação total do negócio, revisando serviços, produtos e formas de precificação.

-Necessidade de expansão: também há o cenário “bom”, quando a empresa, mesmo com todas as contas em dia, se vê diante da necessidade de expandir os negócios para o próximo nível. Para isso é preciso atrair investidores, parcerias, e fazer um planejamento do quanto pode ser gasto e qual é o retorno esperado. 

Quais são as vantagens da Revisão Financeira?

Ao realizar a revisão financeira e implementar as soluções e estratégias sugeridas, a empresa pode obter vantagens competitivas dentro do seu mercado, além de definir um caminho mais nítido em direção ao sucesso. O processo garante uma maior confiabilidade dos dados financeiros e orçamentários, controle dos gastos, informações qualificadas para a tomada de decisões, além de mais segurança e responsabilidade da empresa diante dos seus clientes. 

Isso tudo acontece porque a revisão financeira proporciona um maior conhecimento sobre o negócio, o que facilita a elaboração e a aplicação das soluções e estratégias no momento certo. Como resultado, a empresa consegue crescer mais, e alcança mais rápido os seus objetivos.

Por fim, é indicado que a empresa não espere até que a situação financeira chegue a um estado crítico, e sim procure ajuda especializada o mais rápido possível, pois esse pode ser o investimento-chave para alavancar o negócio diante das incertezas da economia. Entre em contato conosco para saber mais sobre o que a revisão financeira pode fazer pelo seu negócio!