Como superar os impactos do COVID-19 em seu negócio?

O COVID-19 chegou ao Brasil. E chegou de forma arrasadora. Eventos públicos cancelados, comércio fechado, empresas liberando colaboradores para trabalhar home office, bares e cinemas sem previsão de reabertura.

Isso não é filme. Infelizmente. No entanto, se todos nós seguirmos as recomendações dos órgãos de saúde, logo tudo se normalizará e essa situação poderá passar de forma mais rápida.

Contudo, nós empreendedores, além da nossa saúde, devemos nos preocupar com a saúde de outra pessoa: a nossa Pessoa Jurídica. A saúde de sua empresa também necessita cuidados redobrados em períodos de crise. Por esse motivo, nós da Ampulheta estamos trabalhando arduamente para auxiliar nossos clientes, e você empreendedor, a superar esse momento conturbado da pandemia que alcançou também a nossa economia.

Nosso blog contém diversos textos que ajudam empreendedores de todo o Brasil na gestão financeira de seus negócios. Além disso, nesse momento de pandemia, estamos criando conteúdos que possam auxiliar os empreendedores a manter seus negócios normalmente.

Todavia, o texto de hoje, visa identificar quais medidas você pode tomar para manter a saúde financeira da sua empresa, não só nesse momento de crise, mas também durante o ano todo. Olha só que bacana.

Bom, durante períodos conturbados como esse, é natural as vendas caírem, pois o mercado “segura” mais o dinheiro, pois ainda não há certeza do que pode ocorrer. Entendeu? Mas você deve estar se perguntando: “tá, mas e a minha empresa, como fica?”

Sabendo que podemos ter quedas nas vendas, você precisa projetar o cenário para o seu negócio. Para começar, verifique o cenário atual da sua empresa. Como está o fluxo de caixa da empresa? A inadimplência pode crescer nesse período? Fique atento também no que você tem para receber e a pagar nos próximos dias.

Com a avaliação apurada do fluxo de caixa, você pode analisar a movimentação financeira da empresa durante um determinado período. Feito isso, verifique todas as contas e identifique aquelas que são prioridades para a manutenção do seu negócio. Preste atenção: estamos vivendo dias de quarentena, você precisa ter mais cuidados nas análises para esses dias. Ok? Mas o que são as prioridades de contas?

Bom, prioridades são aquelas contas que são essenciais e que você não pode atrasar o pagamento. Exemplo: salários, energia elétrica, internet, telefonia, conta de água, entre outras contas que são vitais para manutenção de sua empresa e, principalmente, para bem-estar dos seus colaboradores.

Tá, mas e o resto das contas? Bom, se elas não são essenciais, elas podem ser negociadas. Exemplo: pagamento aos fornecedores. Mas olha só, isso não quer dizer que você deva negociar tudo. Afinal de contas, do outro lado está um empreendedor como você. Precisamos manter a “roda” da economia girando. Por isso, ao negociar, acerte uma data boa para ambos. Não prejudique seu fornecedor. Ele ajuda a manter o seu negócio vivo. No entanto, ao analisar o pagamento aos fornecedores, verifique se o prazo que ele te dá é bom para o seu fluxo de caixa, pois assim você evita situações como essa novamente.

E as contas que não são vitais para sua empresa, não pense duas vezes...corte. Invista seu dinheiro de forma inteligente.

Sabemos que esse momento é de incertezas, mas se você seguir as nossas dicas desse texto e de outros que estão no nosso blog, você tem boas condições de passar por essa crise sem muitos problemas.

Mesmo assim, é bem possível que seu faturamento caia e não seja o que você espera. Dessa forma, meu amigo e minha amiga, mantenha a calma e não entre em pânico. Por mais clichê que pareça, acaba sendo um fato: pânico não resolve nada.

Por isso, conte conosco. A Ampulheta está aqui para te ajudar a passar por essa crise, e fazer o seu negócio crescer ainda mais forte.