Por favor, não pense somente em você
/Nesse momento conturbado que estamos vivenciando, não devemos pensar somente em nós ou em nossos familiares. Muitas vidas, empregos e negócios dependem de você.
Empatia e solidariedade deveriam fazer parte do nosso cotidiano desde sempre. No entanto, sabemos que isso não é bem assim. Contudo, agora, mais do que nunca, realmente precisamos pensar uns dos outros.
Temos diversos exemplos de outros países que apontam que só é possível combater o COVID-19 a partir de um esforço coletivo. O “eu” perdeu relevância frente ao “nós”. E isso deve ser assim daqui para frente. Essa é a grande lição dessa pandemia.
Se você não se cuidar, seu vizinho pode morrer. Seus pais, seus avós e seus amigos que tenham algum problema mais grave de saúde podem sofrer pela sua falta de cuidados. E sabe o que também pode “morrer” nessa crise? O pequeno comércio da esquina, a mercadinho do bairro, a pizzaria do seu vizinho e, principalmente, a sua empresa.
Muita gente poderá ficar desempregada. Muita gente precisará de um novo trabalho. E uma das formas de encurtar esse caminho é profissionalismo e a organização. Ontem, falamos sobre a preocupação que devemos ter não só com a nossa saúde, mas também com a saúde da nossa empresa. Tudo isso vai passar, cedo ou tarde. Mas você precisa estar preparado quando chegarmos ao ponto de virada. Adaptabilidade é a palavra.
Assim como você está se adaptando a essa nova rotina, preservando sua saúde e dos seu colaboradores, precisamos também mudar a forma como gerimos nossas empresas. Não temos como prever uma pandemia como essa, mas podemos sim minimizá-las através de uma gestão financeira mais eficiente.
E, em linha com nosso propósito de “provocar novos começos”, queremos que você empreendedor comece a repensar o seu negócio, comece a deixar “as coisas” mais profissionais e menos amadoras. Entenda que com uma boa gestão financeira, você poderá passar por uma crise como essa de forma mais tranquila e, melhor, pode superá-la antes que todos. Pense, se essa pandemia, que afetou a nossa economia, durar mais 4 meses, o seu negócio sobreviverá? Se sim, qual o seu planejamento empresarial para após passar a crise? Vai voltar a gerir como antes? Seus colaboradores precisam de você, precisam que o seu negócio sobreviva.
Se já vivíamos num mundo incerto e de mudanças aceleradas, viveremos agora num mundo onde a palavra “amadorismo” não existe mais. Nós sempre estaremos do lado dos otimistas, dos que enxergam oportunidades no meio do caos. E queremos que você venha conosco!
Entenda algo, se existe uma coisa que nunca perde valor, é o conhecimento. E nós conhecemos sobre gestão financeira. E podemos fazer seu negócio ficar ainda mais forte!