A tempestade chegou, e o seu navio está no mar sem direção.
/Passou o carnaval. Enfim, o ano realmente começou, e você cheio de planos e promessas para fazer a sua empresa crescer. Você se preparou para cumprir o seu planejamento financeiro para o restante do ano, ou pelo menos deveria. E agora essa crise econômica causado pelo COVID-19 pega todos de surpresa, deixando empresas sem caixa para sobreviver a esse período de quarentena. Mas você fez tudo certo, planejou sempre uma reserva de caixa e, mesmo que você tenha que apertar os cintos, vai sobreviver a quarentena. Entretanto, você não fez. Não se preparou, e agora está vendo tudo aquilo que você conquistou, o seu sonho, a sua empresa, podendo desaparecer.
Conforme mostram dados apresentados pelo Sebrae na pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, a falta de planejamento está entre os fatores responsáveis pelo fechamento de 25% das empresas no país. Para não entrar nessa estatística, é preciso encarar o planejamento financeiro como uma tarefa que vai além de analisar os números e definir orçamentos. Trata-se de uma atividade estratégica e precisa incluir desde as receitas e despesas até antecipar decisões de cortes necessários para o negócio sobreviver a uma crise como essa. E principalmente, entender que é importante ter uma reserva de caixa.
Para que seu planejamento financeiro seja um plano de crescimento, é preciso trazer um olhar que vai além das receitas e despesas da sua empresa. Acompanhar as tendências do mercado, usar ferramentas como indicadores e, principalmente, ter o hábito de fazer uma reserva de caixa, são apenas alguns dos aspectos essenciais para manter o seu negócio “pulsando”. Caso contrário, você sempre dependerá das condições do mercado para fazer sua empresa crescer ou, como atualmente, sobreviver a pandemia que afetou nossa economia.
Sabemos que muitas empresas foram abertas por necessidade, ou pelo fato de o empreendedor conhecer determinado mercado. E agora, em um cenário de crise, muitos novos negócios surgirão. O que é ótimo. No entanto, na maioria das situações, o empreendedor não passa muito tempo planejando os números do seu negócio e, por isso, não se prepara para enfrentar obstáculos e desafios que o mercado proporciona, até mesmo, crises econômicas inesperadas causadas por questões de saúde pública.
Então, é necessário que você faça mais não só pela sua saúde, mas também pela saúde de sua empresa. É necessário, seja qual for o estágio que seu negócio se encontre, que você entenda que é necessário planejar os números de sua empresa. E como fazer isso?
1. Controle TOTAL das finanças da empresa
O que isso significa? Significa que você precisa ter o conhecimento e, principalmente o domínio, de onde vem as receitas, quais são os custos e despesas que ela tem para garantir que o seu controle esteja coincidindo com o saldo bancário. Ou seja, saber com clareza tudo que está acontecendo dentro do financeiro do seu negócio.
2. Traçar objetivos e colocá-los em ordem de prioridade
Isso é vital para sua empresa, pois faz com que você consiga se manter no foco e, sobretudo, saber para onde vai durante sua caminhada como empreendedor. Para isso, é importante saber medir os resultados, criar metas e objetivos, e entender a importância de mensalmente fazer uma reserva de caixa para emergências. Afinal, ninguém previu que o COVID-19 afetaria de forma tão significativa a economia do país. Não teria sido melhor ter uma reserva de caixa para esse momento?
3. Previsibilidade sobre os recursos e compromissos
Acompanhar se os recursos que entram, e entrarão, são suficientes para arcar com os compromissos previstos ajuda a entender como agir em determinadas decisões. É o famoso fluxo de caixa.
Agora, sabe qual é a pior parte de tudo isso? Muitos empresários preferem acreditar que falência é culpa de algum sócio, do governo e seus impostos, do mercado, colocam a culpa até mesmo na astrologia. A questão é que não conseguem perceber que eles precisam olhar para dentro de si mesmo e entenderem o que precisam fazer para o negócio melhorar, procurar pontos de melhoria para conseguir fazer a empresa sobreviver. Agora, se você não sabe como fazer...peça ajuda. Mas não culpe os outros se você não tomou as medidas necessárias para salvar seu negócio.
Mas ok, é claro que nem todas as empresas pensam assim, seu negócio pode estar muito bem, certo? Agora, já parou para pensar se a sua gestão financeira não é um pouco amadora demais, ou se ela não poderia ser um pouco mais profissional? O que você poderia fazer para reduzir o risco do fracasso da sua empresa? Afinal, mal estamos saindo de um crise econômica (desde 2013) e já estamos entrando em outra. O que você aprendeu com a primeira?
A Ampulheta existe justamente para isso: ajudar a reduzir a chance de falência das empresas, superar dificuldades, mas, principalmente, para ajudar no sucesso que todo empresário deseja desde que pensou em abrir um CNPJ. Queremos que você, absolutamente, não faça parte da estatística das empresas que vão à falência durante, ou após, a crise. Chega de perder horas de sono. Afinal, quanto vale uma noite bem dormida? Quanto vale saber que não está sozinho para enfrentar uma crise como essa?
Não deixe seu navio navegar em alto mar, em meio a tempestade, sem direção. Você pode mudar o futuro do seu negócio, você pode salvar a sua empresa. E a Ampulheta pode te ajudar com isso. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores. Temos certeza que a Ampulheta consegue te ajudar a superar essa crise e encontrar a rota do sucesso.