Da noite para o dia, nosso cliente perdeu mais de 85% do faturamento com a pandemia.
/Sou o Marcell Ferreira, sócio fundador da Ampulheta Gestão Financeira, empresa nascida em meados de 2015, quando ainda outra crise financeira assolava o Brasil. Nascemos em meio a uma crise para auxiliar pequenos e médios empreendedores a não sofrerem (ou sofrerem menos) quando uma próxima crise chegasse. De lá para cá, com nossa ajuda, muitas empresas cresceram e prosperaram, e nós também, triplicamos de tamanho. Em 2019, foi o nosso melhor ano, pois nossos clientes superam metas e fecharam o ano com seus departamentos financeiros organizados e, melhor, com dinheiro em caixa.
Como sempre, no último trimestre de cada ano, traçamos os objetivos que devíamos auxiliar nossos clientes a alcançar em 2020. Os dois primeiros meses do ano, começaram muito bem, com vários clientes alcançando as metas, pois estavam focados no que gostavam de fazer. Enquanto isso, nós da Ampulheta, trabalhávamos duro na retaguarda para transformar as metas em resultados financeiros duradouros, ou seja, guardando recursos, mas também distribuindo lucros quando possível. Mas é claro, nem todos os clientes estavam com os mesmos bons resultados financeiros. E para esses, nossa atenção era maior, pois nosso propósito é impulsionar o futuro dos negócios. E nós corremos atrás disso todos os dias.
Entretanto, chegou a segunda semana de março, e aquilo que mais temíamos, chegou: uma nova crise. E uma crise muito pior daquela que vivemos entre 2013 e 2018. Era uma crise na saúde, uma pandemia mundial que alcançou a nossa economia de uma forma que não tínhamos visto.
Desde o ano de 2016, temos cliente, um grande parceiro nosso, que possui uma empresa de serviços com foco em alavancar as vendas das empresas. Quando eles nos procuraram, já não sabiam mais o que fazer para que os resultados financeiros fossem positivos. A empresa vivia no cheque-especial, e os sócios não conseguiam tirar um pró-labore maior do que R$ 3.000,00 para cada um. Trabalhavam muito, mas ganhavam pouco. O que, infelizmente, acontece com muitos empreendedores no Brasil. Gastavam sem organização.
Passados pouco mais de três anos, o quadro deles mudou. No final do ano de 2019, nosso cliente teve o seu melhor resultado financeiro, e os sócios tiveram sua maior distribuição de lucros em um único ano. O caixa da empresa estava com uma boa reserva, e o departamento financeiro organizado. Mas aqui cabe uma ressalva. Não foi a Ampulheta que mudou a vida deles. Foram eles. O que fizemos foi dar uma mãozinha. Os sócios entenderam que não tinham os conhecimentos financeiros necessários para gerir a empresa e procuraram ajuda. E nós, entendemos quais eram as necessidades dos sócios e, junto com eles, trabalhamos para que isso acontecesse. Cada um na sua. Eles focados no comercial e na entrega dos serviços, e nós, focados no que mais gostamos: ajudar a organizar, desenvolver e gerir departamento financeiro de pequenos e médios negócios. O ano de 2020 prometia.
No entanto, o mês de março chegou. E todo o plano financeiro para 2020 que fizemos ele sumiu, da noite para o dia, por conta da pandemia do COVID-19. E não foi um simples tropeço, foi uma queda de 85% na receita. Praticamente todos os clientes dele cancelaram ou congelaram os projetos.
É claro que tínhamos desenhado diversos cenários para o ano, inclusive para uma queda no faturamento dele. Mas uma queda abrupta de 85%? Isso foi rápido demais. No dia seguinte a esse caos, um dos sócios da empresa nos ligou preocupado, pois a queda no faturamento foi muito alta, e mesmo que tivessem uma reserva de caixa, ela teria um prazo para terminar. Emergencialmente, reunimos nossa equipe e começamos a agir. Cada um dos nossos manager e líderes entendeu a sua missão. E dessa maneira, começamos a atuar de forma rápida, pois tínhamos que salvar não só o negócio do nosso cliente em questão, mas de toda a nossa base de clientes. O Plano Ampulheta precisava funcionar.
Nosso plano, traçado junto com a nossa equipe, é composto por algumas etapas. Muitas delas deveriam ser executadas simultaneamente e em parceria com os nossos clientes, pois algumas etapas somente eles podem executar. Ou seja, era vital que tudo acontecesse (e ainda está acontecendo) de forma rápida, pois várias etapas são interdependentes. As fases eram: Gestão de Custos, Aquisição de Clientes, Fluxos Financeiros, Engajamento do Time e Olhar do Futuro.
Voltado ao caso do nosso cliente, os dias seguintes foram de trabalho intenso. O faturamento dele que era de 100 mil mês agora apontava para não mais de 15 mil. Muitos clientes e potenciais clientes dele não investiriam nada em serviços para alavancar vendas em um período como esse, pois a maioria dos empresários ficam somente com o foco na redução de custos e perdem oportunidade de vendas que uma crise como essa também pode ofertar.
Bom, obviamente, cortamos alguns custos dele, pois o cenário era (e continua sendo) incerto. Mas os cortes e renegociações foram focados mais em custos fixos e retirada dos sócios, tudo para manter a mesma equipe trabalhando, pois eles são essenciais para a volta do crescimento do nosso cliente.
Passados alguns dias, o Plano Ampulheta dá ótimos sinais de que está funcionando. Nosso cliente, começou a focar em ofertar outros serviços que antes ele não dava tanta importância e, principalmente, manteve a calma para entender o que precisava fazer para atravessar uma crise gigantesca como essa. Paralelamente, desenvolveu um serviço específico para auxiliar pequenas empresas em focar no que precisam para um momento como esse.
O faturamento dele, poucos dias após a queda, já está em 50% do que era anteriormente. Com as nossas estratégias financeiras, focadas em custos, renegociações alocação de investimentos, nosso cliente utilizou pouco mais de 10% da reserva de caixa (ele possui uma reserva de três meses para pagamento de despesas). O novo serviço ofertado já representa 30% do seu faturamento. E, com certeza, será ainda maior em um futuro próximo.
Todo esse movimento que fizemos juntos, sócios, managers, líderes e clientes é o que chamamos de Olhar do Futuro, pois acreditamos (e o mais legal é que os nossos clientes também acreditam) que tudo isso vai passar. E quando passar, estaremos melhores do que antes.
Nós acreditamos que, passado o turbilhão, estaremos realmente mais fortes e mais preparados para crescermos ainda mais e, principalmente, para ajudarmos os nossos clientes a crescerem de forma muito mais sólida. O que nos faz acreditar no Olhar do Futuro é enxergar em nossa equipe profissionais capacitados e, principalmente, engajados em ajudar os nossos clientes no momento que eles mais precisam, agindo para gerir a crise, colocando nossa empresa e dos nossos clientes no rumo certo para enfrentar uma crise com inúmeras incertezas.
Temos a certeza de que o mundo não vai terminar, e que a economia vai se recuperar. E as empresas que estiverem preparadas quando tudo isso passar, estarão mais fortes e, sobretudo, irão ocupar os espaços deixados por aquelas que não estavam organizadas financeiramente.
Nós, e nossos clientes, ainda temos uma jornada muito longa e temos muitos desafios a superar, pois a crise ainda está longe do fim. No entanto, junto com eles, estamos no caminho certo, e acelerando para que possamos a cada dia reduzir os impactos que a pandemia causou em nossos negócios. Mas temos a certeza de que quando tudo isso passar, estaremos mais fortes, não só como empresa, mas principalmente como pessoas.