Saiba como repaginar a sua empresa em meio à crise com essas 10 dicas.
/A pandemia provocada pelo novo coronavírus marca um momento histórico e singular no mundo desde o seu surgimento - quando os primeiros casos começaram a brotar e se espalhar a partir da China, em dezembro de 2019.
Com o aumento alarmante do número de infectados pelo mundo, governos e instituições públicas e privadas se viram obrigadas a suspender e cancelar eventos. De festivais de música a campeonatos esportivos, uma a uma as atividades previstas para o ano de 2020 foram paralisadas, deixando claro a gravidade da crise que estaria por vir.
Recentemente, líderes mundiais admitiram que a humanidade está passando pelo maior desafio global desde a Segunda Guerra Mundial, concretizada entre 1939 a 1945.
Ironicamente, o ideograma chinês que representa a palavra “crise” representa, ao mesmo tempo, a palavra “oportunidade” e , para além das crises no setor de saúde, o coronavírus também acabou por ser o responsável pelas mudanças comportamentais da sociedade, alteração nos padrões de consumo e até sobre as novas formas de fazer negócio.
O aumento dramático no consumo de produtos pela internet; a migração massiva para o trabalho remoto; a digitalização das relações e até as formações à distância sinalizaram para os empreendedores qual era o caminho a ser seguido, e para não se ver perdido na nova conjuntura mundial, boa parte das empresas apelaram para a criatividade e fizeram desse contexto um ambiente fértil para os seus negócios.
Abaixo, separamos para você 10 dicas podem salvar o seu negócio em tempos de crise mundial. Boa leitura!
1) Pense nas adaptações que podem ser viáveis ao seu negócio.
Reinventar não é criar do zero! Com certeza, você já tem um ritmo de negócio na sua empresa que funcionava bem até a chegada da crise. Adaptá-la ao novo contexto significa sair da zona de conforto e ousar em alguns projetos que podem trazer a solução para a sua empresa. Digitalizar o atendimento e adotar o regime o home office são só alguns exemplos desta reinvenção!
O setor de turismo, por exemplo, optou por visitas online a grandes Museus do mundo e algumas agências de viagem começaram a ensinar aos seus clientes como planejar a viagem perfeita pós-coronavírus. Já na área da saúde, o desenvolvimento de aplicativos de triagem pré-consulta e até a teleconsulta marcaram a transição da área para o digital. No ramo imobiliário, muitas empresas sanaram seus problemas digitalizando processos, como contrato de aluguel e pagamento de taxas condominiais, além de optarem, também, por visitas a imóveis de forma online para o seus clientes.
2) Faça redução de custos de modo inteligente
Não corte aquilo que pode trazer resultado! A Amazon - transnacional de tecnologia focada em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial - por exemplo, anunciou a contratação de 75 mil novos funcionários em meio à pandemia. Tudo isso, para dar conta da prevista crescente demanda de consumo de produtos pela internet e antecipar a necessidade do consumidor futuro que terá o seu comportamento moldado para adquirir produtos online com mais frequência, afinal, ao que tudo indica, comprar um produto e recebê-lo em casa será preferência entre os consumidores “do futuro”.
Frente a isso, a lição que fica é: encare a crise como ela é, identificando de que forma ela vai afetar a sua empresa e quais são os pilares que vão manter a sua empresa de pé. Corte o que é supérfluo e o que pode ser recuperado depois e invista, mais do que nunca, naquilo que pode te dar retorno a longo prazo.
3) Repense a digitalização da sua empresa
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras adotaram o regime home office na sua dinâmica de trabalho.
Diante disso, nós temos apenas uma pergunta a fazer: como estão sendo trabalhados os processos na sua empresa?
Antes mesmo da pandemia, a digitalização das empresas já era uma tendência no mundo dos negócios. Algumas plataformas como Google Drive e o Dropbox permitem o upload de arquivos variados como documentos de texto, áudios, imagens e vídeos e garantem o acesso e compartilhamento destes de qualquer lugar do mundo de forma segura e prática.
Além disso, é necessário pensar em outras atividades e processos que também podem ser digitalizadas como o gerenciamento de projetos individuais e coletivos; reuniões de negócio e/ou grandes conferências; assinatura digital de documentos (com validade jurídica); compartilhamento e envio de arquivos; controle de horas trabalhadas e etc.
E aí, já está tudo online?
4) Reinvente estruturas, terceirize
Além da digitalização é muito importante pensar quem são os seus verdadeiros aliados neste momento.
Terceirizar alguns tipos de serviço pode render bons frutos a longo prazo. A máxima “tudo o que se paga com o tempo sai mais caro” fica evidenciada em tempos de crise. Você provavelmente já está lidando com muitas mudanças e operações no seu negócio, então por que perder tempo tentando envolver, também, um setor que você não domina muito bem? Seja na comunicação, na logística, no departamento pessoal ou no financeiro, terceirizar um setor pode ajudar e muito na produtividade e qualidade de serviço com economia de tempo e dinheiro. E, já que estamos falando de cri$e, considerando que a área financeira é uma das mais complexas e centrais para a empresa, colocar a área financeira nas mãos de uma equipe qualificada e especialista em determinadas tarefas, pode ser uma ótima saída para tornar o seu trabalho mais eficiente, ágil e econômico e proteger a sua empresa de um break down.
5) Reinvente como entregar seu produto, adequando às necessidades atuais
Já comentamos ali em cima como alguns setores adaptaram os seus serviços ao cenário de crise. A dica aqui é que você observe como o seu público se comporta e como o seu tipo de serviço/produto tem sido requisitado nesse contexto.
Analise se o ambiente em que seu negócio está inserido e a infraestrutura oferecida pela sua empresa realmente atendem às necessidades dos seus clientes. Caso isso não esteja acontecendo, seu empreendimento precisa ser repensado.
O empresário que, diariamente, se questiona sobre o que pode ser mudado na estrutura do seu negócio dificilmente estará fadado à estagnação.
6) Renegociar também é reinventar
Quando se fala em empreendedorismo a palavra em foco é “competitividade”. A lei do mercado é de que sempre haverão produtos melhores, técnicas mais modernas, estratégias de vendas aperfeiçoadas e por aí vai, mas este é um momento singular onde nós podemos afirmar que a crise está acontecendo para todos. Por isso, pense na possibilidade de realizar permutas, renegociar prazos ou formas de pagamento com fornecedores e, talvez, fazer do seu maior concorrente o seu parceiro, afinal se ele é seu concorrente significa que vocês estão disputando a atenção dos mesmos clientes. Trabalhar os pontos fortes de cada lado pode maximizar o potencial de atendimento de ambos e, juntas, as duas empresas podem oferecer ao cliente final um produto/serviço de maior qualidade. Ninguém sai perdendo nessa conta.
7) Considere trabalhar com créditos e investimentos
É exatamente isso. Depois de revisar as suas estratégias de fluxo de caixa e, perceber que há espaços para investimentos: por que não investir?
Através de um diagnóstico empresarial é possível desenvolver um planejamento financeiro estratégico, avaliar a viabilidade econômica do seu negócio e levantar dados sobre as oportunidades de investimentos que se encaixam no seu perfil de empresa.
O ideal é que se realize um estudo de viabilidade econômico e financeiro a fim de identificar o retorno do investimento, o fluxo de caixa necessário para o período e ponto de equilíbrio do seu negócio.
Nós da Ampulheta, além oferecermos os serviços de Gestão Financeira e Terceirização Estratégica para pequenas e médias empresas, oferecemos, também, o serviço de Consultoria Financeira para ajudar você a maximizar os resultados da sua empresa, superando as expectativas do seu negócio.
8) Aproveite o tempo para alinhar aqueles detalhes que sempre ficam pra depois
Com a desaceleração global do mercado é natural que o seu negócio acompanhe o ritmo do mundo e desacelere também. É nesse momento que surgem pequenas lacunas de tempo “ocioso”.
Se você identificar essas lacunas, aproveite a pausa para revisar antigos projetos e analisar quais deles ainda se encaixam na cultura da sua empresa. Revise, também, alguns processos pendentes com a sua equipe. Pode ser a padronização de atendimento; sistematização de estoques ou como o fluxo de comunicação deve correr dentro da empresa. Aproveite o movimento brando e use-o a favor do seu negócio.
9) Troque experiências com outros empresários, criem juntos, sejam solidários
O mais provável é que alguns empresários tenham as mesmas dúvidas e dificuldades que você, enquanto outros tenham a solução para o seu problema na ponta da língua.
Como já dissemos em outro tópico, esse não é o momento para enaltecer a competitividade entre empresas. Para além das parcerias, conversar e trocar experiência com outros empresários, mesmo que não atuem na mesma área que você, pode lhe trazer esclarecimentos, muitas ideias novas e até a solução para aquela situação sem saída que tem acabado com suas noites de sono. Os tempos pedem solidariedade.
10) Repense a volta, vai ser tudo igual?
O mundo que existia antes do coronavírus já não existe mais e a tendência é que ele não volte a existir. De maneira geral, a pandemia antecipou mudanças que já estavam latentes na sociedade como a busca por sustentabilidade, o trabalho remoto, educação a distância e a pressão social que as empresas vêm “sofrendo” para que as estas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.
Além disso, a política, a economia, os modelos de negócio e o consumo, entre outros aspectos culturais, também passarão por mudanças significativas de modo que as empresas que querem continuar existindo pós-coronavírus terão que se adaptar a esse novo mundo.
Então é hora de repensar: quais são os projetos que se encontram em fase dormente dentro da sua empresa que podem te ajudar na retomada de mercado no futuro? Quais deles merecem um tempo de incubação e quais deles merecem ser descartados?
Voltar para o tempo futuro com as mesmas atitudes do passado pode representar o fim de muitas empresas. Pense nisso!