Por que algumas empresas gastam mais do que ganham?
/Gastar mais do que se ganha é um caminho direto para o endividamento, não só para pessoas físicas, mas também para as empresas. Isso é mais comum do que parece no Brasil e é uma das principais causas de falência, em especial nos primeiros anos do negócio.
As causas dos gastos em excesso são diversas, podendo ter origem em falta de conhecimento, má gestão, situações difíceis como crises econômicas, imprevistos, mudanças no mercado, entre outras. Mas em geral, as causas estão relacionadas com a falta de planejamento, descontrole das finanças e mau gerenciamento do fluxo de caixa.
O alto endividamento é um sério fator de risco para as empresas. Entretanto, existem soluções possíveis para cada caso. A abordagem correta para resolver a situação começa com o diagnóstico da situação atual da empresa, depois passa pelo corte de gastos e então vai para a reformulação da gestão financeira do negócio. Sem passar por este ciclo completo, pode ser impossível acabar com o problema.
Algumas empresas ainda pensam que para ajustar suas finanças basta apenas cortar gastos, mas isso pode nem sempre ser a única causa do endividamento. Confira a seguir ser outras razões possíveis dos gastos excessivos que corroem o faturamento das empresas:
Falta de planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma parte central do plano de negócios e deveria ser feito antes mesmo da empresa abrir as portas. Ele funciona como um “mapa” para direcionar os recursos da empresa desde o começo, com objetivos e metas, podendo ser adaptado de acordo com o andamento do trabalho. O planejamento financeiro da empresa é um documento importante para demonstrar quais devem ser os objetivos principais na distribuição dos recursos para que haja lucro e crescimento.
Nele, devem estar contidas todas as informações financeiras do negócio, como levantamento dos saldos de todas as contas, descrição de todas as despesas, previsões de entradas e saídas de dinheiro, assim como as projeções dos investimentos necessários para o negócio.
Quando a empresa já começa sem o planejamento financeiro adequado, é muito mais difícil controlar as finanças e obter os resultados esperados. Isso acontece porque é bastante complicado visualizar para onde está indo o dinheiro sem o devido registro da situação financeira.
Além disso, as metas financeiras são necessárias para direcionar os esforços da empresa a um objetivo concreto, que pode ser “um volume X de vendas, um número X de clientes, ou um investimento em expansão dos negócios”. Ou seja, é necessário um planejamento financeiro constante para destinar os recursos para os lugares certos e realizar novas conquistas para o negócio.
Falta de controle financeiro
Como foi dito, sem o devido planejamento financeiro, não é possível ter clareza sobre a realidade das finanças do negócio. Somado a isso, outra causa de gastos acima do faturamento pode ser a falta de controle financeiro, que implica a falta de informações corretas sobre a situação financeira e a não adoção de sistemas tecnológicos eficientes e mais econômicos na parte operacional da atividade financeira, que envolve tanto o pagamento de contas e tributos, recebimento, registros bancários, etc.
Sem o registro de todas as movimentações financeiras, não é possível fazer as projeções de fluxo de caixa e nem saber realmente qual é a soma total de todas as despesas. Quando a empresa está nesta situação, ela não consegue ver para onde estão indo os recursos e, portanto, não consegue agir na hora certa para aplicar a devida correção. A falta de controle financeiro também prejudica a situação fiscal da empresa, pois pode causar problemas com o fisco em casos de informações incorretas ou gerar inadimplência por negligência.
Mesmo com a tecnologia ocupando um espaço cada vez maior nas práticas de trabalho, alguns empresários ainda resistem em digitalizar as finanças. Sem dúvida, hoje em dia, a melhor solução para melhorar o controle financeiro é a adoção de tecnologias de gestão e automação financeiras que auxiliam a rotina do setor.
Uma das principais vantagens na adoção de plataformas de automação financeira, como aplicações em nuvem por exemplo, é que todas as informações geradas ficam armazenadas em backup, reunidas em um só lugar e acessíveis. Assim, é possível acompanhar as movimentações financeiras em tempo real e ter a garantia de que as tarefas e obrigações estão sendo realizadas quando deveriam.
Outro benefício é que a tecnologia facilita o monitoramento das projeções orçamentárias, o que ajuda a manter os custos fixos e as despesas dentro dos limites do planejamento financeiro. A automação financeira também aumenta a produtividade ao reduzir o retrabalho e direcionar o trabalho dos funcionários para outras tarefas mais estratégicas que não só o operacional. E ainda, as novas tecnologias podem reduzir os custos com depósitos, pagamentos, emissão de boletos, envio de boletos, taxas de compensação, etc, principalmente com o surgimento dos serviços financeiros digitais.
Fluxo de caixa descontrolado
A análise do fluxo de caixa permite que a empresa tenha previsibilidade de suas entradas e saídas, o que torna o controle financeiro melhor. Porém muitas empresas ainda não entendem ou desconhecem a importância da situação do caixa do negócio, e seguem com o descontrole, sem pensar no amanhã. Essa pode ser uma das origens dos gastos exagerados acima do faturamento.
O ponto de partida para analisar o fluxo de caixa é observar as datas em que as movimentações financeiras devem ocorrer, e então compreender quanto de dinheiro deve estar disponível para realizar as operações. É preciso ter planejamento, criar uma planilha definida e organizar os pagamentos em ordem. Ao saber exatamente quando haverá o recebimento e quando as despesas precisam ser pagas, é muito mais fácil prever e gerenciar a situação financeira do negócio.
O fluxo de caixa também serve como um indicador da “capacidade de endividamento” da empresa, e é algo que os analistas de crédito levam em conta na hora de avaliar os limites para a concessão de empréstimos ao negócio.
Em resumo, uma empresa pode estar gastando acima do seu faturamento por diversos motivos, mas eles geralmente têm relação com a falta de planejamento, descontrole financeiro e má gestão do fluxo de caixa.
Então, se o seu negócio está tendo dificuldades em equilibrar os gastos e o faturamento, você deve procurar logo ajuda de quem é especialista em gestão financeira!
A Ampulheta oferece serviços de terceirização e gestão financeira que são adaptáveis à realidade da sua empresa! Nosso objetivo é impulsionar o setor financeiro dos nossos clientes para que eles possam prosperar e se desenvolver mais rápido! Entre em contato e conheça a nossa proposta!