Como converter leads em mais vendas?

Quem deseja aumentar o faturamento precisa saber como converter leads em vendas. Essa tarefa é possível ao colocar em prática a estratégia certa, no momento certo.

Mas antes de qualquer iniciativa, é preciso ter controle das finanças da sua empresa. É necessário saber se o seu investimento inicial para a captação de leads está de acordo com as expectativas por meio do monitoramento de ROI (retorno sobre investimento). Além disso, para vender, é preciso também investir tempo. Uma maneira eficaz de conseguir as três coisas – controle das finanças, monitoramento de ROI e tempo – é, por exemplo, a contratação de um serviço de terceirização financeira. Com ele, além da segurança de que o financeiro está em boas mãos, você terá o tempo necessário para se dedicar às estratégias de vendas e conversão de leads.

Os leads são os contatos de possíveis consumidores que deixam seus dados e suas informações pessoais ou profissionais – como e-mail, nome e telefone – em troca de alguma recompensa ou conteúdo oferecido pela empresa em diversos meios, físicos ou digitais. 

A partir deles, sua equipe de vendas terá em mãos informações valiosas para chegar até o cliente. Contudo, nem sempre isso acontece de forma satisfatória, e obter muitos leads nem sempre significa vender mais.

Veja a seguir algumas dicas de como transformar os leads em maiores possibilidades de venda:

1- Gere seus próprios leads qualificados

De onde estão vindo os leads até você? Onde você captou esses leads? É preciso tomar muito cuidado com isso, pois existem pessoas que vendem listas como se fossem leads, e não é a mesma coisa. 

Você precisa gerar os seus próprios leads. No caso do marketing digital, é necessário que a sua empresa tenha um conteúdo próprio em suas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn), site, downloads, em suas campanhas de Google Ads, entre outras maneiras de obter leads na internet. 

O próprio conteúdo pode servir como uma “trilha” para que o lead chegue até você, pois ele deve ir nutrindo aos poucos o interesse do seu cliente em potencial. As informações devem ir conduzindo as pessoas até que elas queiram oferecer seus dados em troca de algo. É preciso despertar um interesse real pelo seu produto ou serviço. Manter uma primeira comunicação assertiva desde o início com certeza resultará em uma base de leads muito mais qualificada para você.

2- Tenha uma equipe de Inside Sales

Inside Sales é a nomenclatura moderna para identificar quem irá manter um relacionamento digital com o seu lead. Essa comunicação pode ser por meio de WhatsApp, e-mail marketing, telefone, etc. Dentro da sua empresa, esse time deve ser responsável por uma fazer parte do trabalho do vendedor, que é se comunicar com o cliente para entender o seu perfil e descobrir tudo que for possível a seu respeito. 

O setor de Inside Sales faz uma sondagem para entender qual é o problema do cliente, qual a sua faixa de renda, poder de compra, quais seus interesses específicos, e o que mais estiver relacionado. O objetivo é compilar o máximo de informações possíveis para qualificar os leads, que serão então repassados para a equipe que irá montar a persona do cliente.

A partir de então, com essas informações dos clientes esquematizadas, a sua equipe de vendas saberá para quais leads valerá mais a pena seguir com o caminho de vendas e oferecer o produto ou serviço. 

É aqui que muitos erram ao não qualificar os leads: sem essas informações, fica muito mais difícil converter o lead em uma compra, pois não se sabe se o cliente realmente está interessado no produto ou serviço. Além disso, sem saber o problema que o cliente quer resolver, fica complicado oferecer  a solução mais adequada.


3- Tenha uma equipe de vendas preparada

Não irá adiantar nada ter um bom lead, um ótimo relacionamento, se, no final das contas, esse lead for parar nas mãos de um vendedor despreparado para dar prosseguimento na jornada de vendas. O vendedor precisa saber trabalhar com as informações que lhe foram entregues, e usá-las para encantar o cliente e convencê-lo de que o seu produto ou serviço é a melhor solução para ele.

Mas não é só isso, neste momento também é necessário cautela, pois após apresentar a proposta, o vendedor pode cometer o erro mais fatal nas vendas: o cliente diz que vai avaliar e nunca mais retorna o contato.

Se não houver na estratégia de vendas um passo adicional para retornar esse contato, e continuar nutrindo o relacionamento para encurtar a distância até o cliente, dificilmente a venda se concretizará. É nesse ponto que muitos se deparam com o desespero de ter feito tanto trabalho para conseguir muitos leads, mas nenhum se converteu em venda. 


Por fim, se você tiver uma boa fonte de leads, nutrir uma boa comunicação com o seu cliente em potencial e contar com uma equipe de vendas preparada para atender bem, com certeza a sua taxa de conversão irá aumentar, o que também elevará a confiança do seu time. 

Se o seu desejo é investir na captação de Leads e ter uma boa relação de ROI, nós podemos te ajudar! A Ampulheta oferece serviços de terceirização financeira para pequenas e médias empresas. Nosso time de profissionais especializados cuida da rotina financeira dos nossos clientes para que eles tenham mais tempo para se dedicar ao negócio.

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