Como ter foco nas decisões empresariais em tempos de crise?
/Cenários turbulentos são assustadores para qualquer empreendimento, pois reduzem o consumo e aumentam a competitividade entre as empresas. No entanto, são justamente nos momentos de crise que os gestores de empresas devem se questionar e buscar soluções inteligentes que, a longo prazo, trarão vantagens para o negócio frente à concorrência, permitindo maior crescimento, quando a tempestade passar.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) os pequenos negócios no Brasil correspondem a 98% das empresas brasileiras. Esses pequenos empreendimentos são responsáveis por metade dos empregos gerados no país. Entretanto, juntamente com os trabalhadores informais e autônomos, os donos de pequenos negócios compõem o grupo mais vulnerável no momento de crise.
Nesse contexto, a palavra-chave é gestão de negócios inteligente! Uma gestão inteligente é capaz de extrair melhores resultados e tomar decisões efetivas sobre onde e como é possível aumentar a produtividade do negócio.
Confira algumas atitudes que facilitam manter o foco no negócio e a tomada de decisão em tempos de crise:
Ajuste o fluxo de caixa do seu negócio
Principal aliado na hora de superar uma crise, o fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas financeiras do seu negócio. Ter esse controle é de extrema importância, pois permite gerenciar de forma mais eficiente a queda na receita, de maneira a servir como principal ferramenta para garantir a sobrevivência do seu negócio.
Para começar, você pode tentar responder perguntas como:
Qual o valor mínimo necessário para sua empresa funcionar?
Quanto dinheiro o seu negócio vai precisar nos próximos meses para não quebrar?
Caso precisasse pegar um empréstimo hoje, qual seria a quantia necessária para manter a sua empresa rodando?
Respondendo a essas perguntas, você terá orientação primária necessária para tomar decisões corretas e garantir a saúde financeira do seu negócio nos meses seguintes.
Alinhe sua equipe para pensar na produtividade
Verdade seja dita, o principal ativo de uma empresa é o capital humano e investir nas pessoas pode ser fundamental e estratégico em tempos de crise. O gestor precisa garantir a melhoria da produtividade da equipe, que vai desde a otimização de processos até a qualificação de colaboradores.
É importante garantir que cada colaborador tenha o entendimento claro das suas atribuições, metas e resultados a serem alcançados. Isso evita o desperdício de tempo durante o trabalho e otimiza processos. Além disso, trabalhar a comunicação interna da empresa ajuda na troca conhecimento e experiências entre setores, o que contribui significativamente para o aumento da produtividade da equipe como um todo, além de agilizar a troca de informações e, talvez, reduzir custos com documentos e burocracia.
Investir na formação da sua equipe implica formar profissionais bem qualificados que trarão para dentro da sua empresa o que há de melhor e mais avançado no mercado, proporcionando mais competitividade para o seu negócio.
Ter uma equipe produtiva e engajada pode ser vital para uma empresa que esteja passando por uma crise e esse conceito deve compor as estratégias dos gestores durante um período de instabilidade econômica e redução do consumo.
Estreite o relacionamento com o cliente
É papel da gestão da empresa estar a par de tudo o que está acontecendo e conhecer todos os processos que envolvem o empreendimento, mas em uma crise isso se torna fundamental.
Em momentos de crise, é importante demonstrar o quanto cada cliente é significativo para o seu negócio. Uma das dicas para os gestores é: facilite o processo de comunicação e estreite a relação com o seu cliente. Mantenha-o sempre bem informado sobre as recentes mudanças na empresa e jamais deixe-o sem assistência. Atitudes como essa passam mais credibilidade e segurança, mantendo-o na casa.
O futuro é agora
Uma das grandes mudanças que a pandemia vem causando é forma de trabalhar/ oferecer produto ou serviço ao cliente. Um dos caminhos que empreendedores de sucesso devem seguir é tentar identificar como o que é essencial para o seu público consumidor, buscar alternativas em outros mercados e trazer essas soluções para dentro do seu negócio a fim de inovar a prestação de serviço.
Esse movimento significa uma grande quebra de paradigmas nos negócios, uma vez que existe a oportunidade de consolidar novos modelos de negócio, mais flexíveis, ágeis e econômicos. E através do feedbacks dos clientes é possível criar novos produtos e serviços.
Comerciantes das mais diversas áreas, por exemplo, expandiram seu negócio com serviços de delivery personalizado, take-away, atendimento à domicílio ou mesmo atendimento online. Para muitos essas são modalidades de atendimento se mostram mais econômicas e, devido a aderência dos clientes, deverão permanecer pós-pandemia.
Além disso, a nível de gestão de empresas é completamente possível buscar alternativas como a adoção de home office e digitalização de processos que antes só eram realizados de forma física como, reuniões, assinaturas de documentos, aulas, coffees de equipes e planejamento de projetos, entre outros, todos eles mediados por softwares desenvolvidos especialmente para viabilizar essas ações.
Sem esperar pelo fim da pandemia, muitos pequenos e médios negócios já se mostraram capazes de se reinventar e inovar na hora de garantir a receita do mês.
Você não precisa fazer tudo sozinho
Rever seu planejamento financeiro, seu modelo de negócios, dar atenção aos seus clientes e ainda pensar em novas estratégias de venda é cansativo e complexo. Por isso, considere além de dividir as tarefas internamente com sua equipe, buscar soluções terceirizadas. Contratar empresas especializadas em marketing digital e terceirização financeira, por exemplo, pode liberar um espaço precioso na sua agenda e, especialmente, na sua mente.
Independente da sua escolha, o importante é tomar a decisão que seja mais estratégica, viável e efetiva para o seu negócio. Esse é o momento de ousar e também saber como usar sua receita com criatividade. Uma gestão inteligente e resiliente, juntamente com um bom planejamento financeiro, é o que garante a sobrevivência e saúde de uma empresa.
Os serviços da Ampulheta atendem a essas e outras necessidades que pequenos e médios empreendimentos podem apresentar. Nossos serviços visam o crescimento saudável de um negócio dando suporte estratégico para empreendedores de todos os ramos de atuação de maneira econômica.
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