Como a Nova Economia transforma estratégias e modelos de negócio?

A Nova Economia é a transição de uma indústria baseada em produtos para uma economia voltada para os serviços. A mudança começou não só com o significativo avanço tecnológico, industrial e da internet, mas também, e principalmente, pela mudança no comportamento dos consumidores.

Estamos cada vez mais focados no meio digital e menos no meio físico, com startups ganhando milhões de reais da noite para o dia, enquanto tradicionais gigantes de mercado perdem espaço e dinheiro. Com isso, o empreendedorismo também está mudando. Quem quer empreender precisa estar mais atento do que nunca ao movimento do mercado consumidor, cada vez mais rápido, independente e tecnológico.

A Nova Economia chega para ocasionar uma revolução aos modelos tradicionais, pautando-se na inovação e utilizando a tecnologia como motor de crescimento. Além disso, exige a necessidade de se elaborar produtos e serviços mais rápidos e baratos, assim como, a necessidade de se entender que os erros serão mais frequentes e as falhas devem servir de aprendizado para futuros negócios e não para a desistência ou críticas.

Todas essas mudanças colocaram ainda mais o poder nas mãos dos consumidores e geraram um grande quebra-cabeça para milhares de empresas. Uma das regras básicas deste novo modelo é posicionar o cliente sempre no centro de todas as ações estratégicas de negócio. E um dos exemplos mais nítidos de segmentos que aderiram a esse novo modelo são as startups, que redefiniram as práticas de atuação e são algumas das grandes responsáveis pela nova economia, com seus negócios escaláveis e disruptivos.

O momento em que vivemos ainda é de transição, estamos vendo a Velha e Nova Economia juntas, convergindo e, em diversos casos, gerando novos modelos baseados nesta fusão. Este âmbito é de oportunidade, pois é o momento ideal para quem quer romper com o tradicional e reinventar sua empresa ou mesmo abrir um negócio inovador, disruptivo, aprendendo com o tradicional e atribuindo com a fluidez do novo.

E como o coronavírus impactou a nova economia?

É perceptível que a pandemia de coronavírus mudou consideravelmente não apenas hábitos de consumo, mas também parte das formas de interação das quais estávamos acostumados, sejam elas entre pessoas ou entre empresas. E como essas mudanças impactam na nova economia?

Verdade seja dita, os hábitos que assumimos hoje, por conta da Covid-19, encaixam-se também nos conceitos já propostos pela Nova Economia: foco em serviços, revolução tecnológica, cliente no centro do processo, entre outros. Tudo isso já vinha acontecendo, porém, foi acelerado por conta da pandemia e da crise econômica refletida por ela. Sendo assim, empresas que não estavam preparadas para este processo de mudança forçado, estão ficando para trás e muitas, infelizmente, estão fechando seus negócios.

Como a gestão financeira se encaixa enquanto elemento da nova economia?

Estratégias de gestão financeira não são assunto novo no mercado, porém, seus modelos e formas de atuação estão em constante atualização. A nova economia impacta não apenas na forma com que a empresa se relaciona com o consumidor, mas também em todo processo estratégico e de planejamento do negócio. E um dos elementos cruciais para o desenvolvimento destes fatores é justamente uma boa gestão financeira.

Além disso, outra característica marcante na Nova Economia é a descentralização de processos. Aqui, descobrimos que o empreendedor precisa ser condutor desse processo, e não o centralizador dele. Nesta parte, reconhecemos que desenvolver parcerias para cuidar de determinados setores da empresa pode ser uma estratégia fundamental para o sucesso e crescimento do negócio. Considerar a terceirização de processos deixou de ser tendência e já é prática comum em empresas dos mais diversos portes, e os serviços de BPO financeiro (terceirização financeira) surgem enquanto pilares de estratégias para uma melhor gestão organizacional.

E como as empresas devem agir e se preparar?

Uma das principais mudança que deve ocorrer dentro das empresas é de mentalidade. A empresa da Nova Economia possui o senso de propósito bem definido. O principal fator para seu surgimento e desenvolvimento é focado em oferecer formas de resolver um problema significativo na vida das pessoas. Obviamente, obter lucro é também é fundamental, porém, o cliente deve estar sempre ao centro de qualquer tomada de decisão.

O grande desafio aqui é a criação e manutenção de marcas que se adaptem às frequentes mudanças no mercado, sem nunca perder a essência. Isso só é possível para empresas que possuem, além de um bom produto/serviço, um propósito bem definido. Somente assim, há a possibilidade de oferecer algo autêntico e comprometido em propor soluções eficientes para todos os consumidores.

Não fique para trás

Assumir uma postura enquanto empresa da Nova Economia é fundamental para que você não fique para trás enquanto organização, focando sempre em colocar os consumidores no centro de suas estratégias. Conte com a Ampulheta para levar a sua empresa um pensamento alinhado com as novas necessidades do mercado quando se trata do setor financeiro, tão fundamental para o desenvolvimento saudável do seu negócio.

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