Conceitos fundamentais para realizar uma boa gestão financeira

Ter uma gestão financeira eficiente é fundamental, independente do porte da sua empresa, afinal, é ela que fornece suprimento para todas as outras áreas do negócio. Ela passa por um acompanhamento criterioso do fluxo de caixa, de contas bancárias e aplicações, além da administração de contas a pagar e receber, entre outras atividades.

Se você não se sente seguro executando essas tarefas, ou prefere dedicar o seu tempo e suas habilidades ao crescimento da atividade principal do seu negócio, conte com uma empresa que realize isso por você com mais propriedade e independência. Aqui na Ampulheta nós oferecemos serviços de Terceirização do setor financeiro (BPO); Terceirização estratégica e Consultoria financeira.

É normal que alguns termos e operações da administração financeira ainda não sejam bem compreendidos ou aplicados por novos empreendedores. No entanto, entendemos que existem três conceitos que devem ser de conhecimento obrigatório para o sucesso de qualquer negócio. São eles: fluxo de caixa, conciliação bancária e demonstrativo de resultados. Confira:

Fluxo de caixa
Começando pelo mais básico de todos, o fluxo de caixa mensura os valores pagos e os valores recebidos pelo seu negócio em determinado período. Ou seja, ele estima o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.

O fluxo de caixa tem um papel muito importante na saúde financeira do negócio, por isso, muita cautela é necessária no controle das entradas e saídas de suas finanças. O ideal é realizar uma atualização periódica do fluxo de caixa a fim de evitar dados desatualizados que podem pôr em risco o seu negócio.

Controlar o fluxo de caixa traz diversas vantagens para o empreendedor ajudando-o a avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos, por exemplo. Também permite a antecipação de decisões quanto à possíveis desfalques; verificar a possibilidade/necessidade de realizar promoções e liquidações e até se há necessidade de buscar dinheiro extra.

Conciliação bancária
Lançar movimentações diariamente; verificar o saldo no extrato bancário; conferir detalhes dos lançamentos e corrigir as diferenças - se elas existirem. Esses são os passos de uma conciliação bancária.

Com o objetivo de verificar se o controle interno está alinhado com as movimentações ou se há inconsistência de dados, a conciliação bancária é a simples conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.

Ainda que seja uma atividade de extrema importância para negócios de qualquer atividade e porte, muitos empreendedores subestimam ou até negligenciam essa prática. Sem uma ideia realista sobre as finanças da empresa, a tomada de várias decisões importantes fica comprometida, tais como financiamentos bancários, negociação de pagamentos parcelados, identificação de possibilidades de conceder descontos a clientes e mesmo solicitar empréstimos para investimentos, entre outras.

Além disso, uma boa gestão também depende de uma conciliação bancária precisa. Quem não tem o hábito de conciliar, acaba por perder várias outras rotinas igualmente importantes para a empresa, deixando esta vulnerável a distorções de resultados e fraudes internas, por exemplo. E nada disso é um bom sinal para a saúde do seu negócio.

Demonstrativo de resultados
O DRE, como é chamado, significa Demonstrativo de Resultados do Exercício. Ele é, em curtas palavras, o diagnóstico da saúde financeira do negócio e vai indicar se a sua empresa teve lucro ou prejuízo ao final de um período.

O DRE consiste em um relatório contábil que aponta o panorama geral da situação financeira em sua empresa. A partir da leitura de dados como volume de vendas, custo de produtos vendidos e despesas fixas e variáveis, ele indica o resultado líquido da empresa. É por meio deste relatório que é possível identificar custos a serem diminuídos, o nível de endividamento da sua empresa - se for o caso - e os pontos que precisam de investimento para manter o seu negócio crescendo.

Em suma, o resultado final do DRE serve como base para calcular a lucratividade do negócio. Esta informação é muito importante, pois pode ser utilizada na busca de financiamento em bancos ou outras instituições financeiras.

Atenção: o DRE é um relatório obrigatório para algumas empresas, como as Sociedades Anônimas (SAs) e as Limitadas (LTDAs).

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Se você quer fazer a sua empresa crescer mais, com profissionais que entendem de verdade sobre a saúde financeira do seu negócio, entre em contato com a gente através do (51) 3907 1923 / 3377 1923 / 3239 2032 ou contato@ampulhetagestao.com.br e conheça os nossos serviços.

O que é BPO financeiro e como ele pode ajudar sua empresa?

Você já sabe que ter conhecimento, ainda que básico, sobre o ramo financeiro é fundamental para contribuir com o crescimento da sua empresa. Mas é nítido que, com outros encargos e funções, nem tudo fica ao seu controle como gestor, seja por falta de tempo ou entendimento mais técnico, para cobrir esta demanda existe o BPO financeiro.

A sigla BPO vem das palavras em inglês Business Process Outsourcing, traduzindo livremente para o português "Terceirização de Processos de Negócio". O BPO chega para ajudar na realização de processos que nem sempre estão diretamente ligados às atividades do ramo de negócios da sua empresa.

O Business Process Outsourcing possui atividades como: conciliação bancária, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, gestão de indicadores, emissão de documentos fiscais como faturamento de vendas e contratos, emissão de boletos , análise de crédito, entre outros.

Por que minha empresa deve contratar um serviço de BPO financeiro?

Optando pela gestão com o auxílio de um BPO financeiro, as atividades recém citadas serão executadas por uma empresa com especialidade no assunto, o que permite direcionar os esforços dos gestores para outros caminhos, sem haver preocupação com essas tecnicalidades.

Além disso, existem diversos outros benefícios percebidos após a contratação de uma empresa que fornece o Business Process Outsourcing financeiro, podemos citar alguns:

Tempo e energia para pensar no que mais importa para sua empresa
Quando falamos de pequenas empresas, a realidade é que, muitas vezes, a gestão financeira fica para um dos sócios do negócio. Ocupar uma das pessoas mais importantes da empresa com questões financeiras impacta o andamento do negócio. Já em uma empresa especializada cuidando do departamento financeiro, permite que você invista seu tempo, energia e preocupação no segmento que realmente precisa: seu ramo de mercado. Focar em atividades e decisões estratégicas ajudará sua empresa crescer ainda mais.

Diminuição dos riscos financeiros
Contar com especialistas e profissionais de confiança para realizar a gestão financeira, garante que os processos neste setor da sua empresa ocorram de forma segura, sem correr o risco de expor as informações e dados confidenciais. Além disso, seus documentos e processos financeiros estarão sempre em dia e organizados. E assim, a visualização das informações fica mais fácil, evitando possíveis erros como inadimplências e, consequentemente, pagamento de juros e taxas por atraso.

Diminuição de gastos
Além da diminuição dos riscos financeiros, terceirizar o serviço pode fazer com que sua empresa tenha menos gastos do que contratando um setor com profissionais desse segmento. Assim, você dispõe da inteligência de uma empresa inteira para cuidar do departamento financeiro do seu negócio, por um valor menor e que dispensa gastos com tributações e outras despesas.

A contratação de um BPO financeiro é recomendada para qualquer empresa?

Tecnicamente sim, o BPO financeiro é uma solução que possui a capacidade de adaptar-se a qualquer formato de negócio, independente de seu tamanho. Porém, considerando suas características, é válido dizer que empresas de pequeno e médio porte beneficiam-se mais deste serviço do que as gigantes do mercado, que, em grande parte das vezes, optam por formar uma equipe própria.

Por fim, o que esperar depois da contratação de um BPO financeiro?

A área financeira requer muita atenção, organização e tempo, terceirizar a gestão financeira pode ser uma grande oportunidade de focar no que realmente importa no seu negócio, principalmente se ele for de pequeno ou médio porte.

Após a contratação de um BPO eficiente, você e sua empresa terão uma oportunidade de crescimento ainda maior, contando com uma gestão de qualidade e confiança. Agora que você já tem conhecimento sobre o que é e como o BPO financeiro pode ajudar sua empresa, faça as contas e considere contratar uma empresa especialista para cuidar deste assunto.

Na Ampulheta, nós oferecemos o serviço de terceirização do setor financeiro que vai desde uma consultoria especializada até a análise de oportunidades de investimentos para a sua empresa. Converse com a gente e saiba mais sobre como melhorar os resultados financeiros do seu negócio.

Erros comuns dos empresários ao realizar corte de custos em tempos de crise

Em um cenário de crise, a alternativa mais encontrada por diversos empreendedores é a redução de custos. Foi assim em 2008, em 2017 e agora a história se repete em 2020. Entretanto, reduzir custos sem critério pode deixar o negócio muito mais vulnerável às consequências da crise, podendo representar a falência da empresa.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante que a gestão da empresa entenda quais são as questões mais importantes para o negócio, bem como os pontos que menos impactam no funcionamento do mesmo.

Abaixo, listamos os 4 erros mais comuns dos empresários na hora de reduzir gastos e como eles podem impactar no seu negócio. Confira:

1. Igualar a porcentagem de corte em todas as áreas

É verdade que a redução de custos deve ser um esforço conjunto em todos os setores da empresa, entretanto, definir a mesma porcentagem de corte para todas as áreas pode representar um tiro no próprio pé.

Em toda empresa é normal que haja um departamento cujo índice de desperdício é maior, assim como existem setores indispensáveis na empresa. Analisar a lucratividade a longo prazo, considerando a importância de cada setor para o bom funcionamento do negócio é crucial para a sobrevivência de uma empresa em meio ao caos de uma crise. O importante aqui é conseguir fazer escolhas que sejam realmente efetivas.

2. Apostar em demissões sem analisar o custo por colaborador

Existem alguns casos onde a escolha pela demissão é inexorável, porém essa não pode e nem deve ser a única solução para salvar o seu negócio.

É necessário, antes de tudo, analisar com cuidado as finanças da companhia. Isso porque, todo processo de demissão implica com custos de rescisão e outros valores previstos pela legislação trabalhista cujos os quais muitas vezes a empresa não comporta, levando o negócio ao vermelho.

Além disso, em casos de demissão em massa - um dos mais graves erros dos empreendedores - a probabilidade de você estar desperdiçando bons profissionais que poderiam te ajudar a sair da crise é grande. Também, o clima de pânico gerado pelas demissões pode afetar diretamente no desempenho daqueles que ficam, diminuindo sua produtividade - tudo o que você não precisa em um momento de crise.

3. Encarar o colaborador como uma despesa

Essa dica é simples e direta: assim como não vale a pena reduzir custos em setores que são fundamentais para o sucesso da empresa, não é indicado que se corte os benefícios oferecidos aos colaboradores. Colaboradores felizes são mais produtivos e um corte repentino desses certamente criará descontentamento da mão de obra e você, provavelmente, vai perder talentos preciosos do seu time. Direta ou indiretamente isso vai impactar na produção e operações da empresa te levando mais e mais para baixo.

Não enxergue seus colaboradores como uma despesa. Mais cabeças pensam melhor do que uma e a solução dos seus problemas pode estar no seu time.

4. Diminuir os investimentos em marketing

Equivocadamente um dos setores que mais sofre com redução de custos é justamente o setor que pode ajudar a empresa a passar pela crise. Marketing e comunicação são, em 99% dos casos, os primeiros setores a terem verbas cortadas. O que é uma contradição gigante para um empresa que está passando por dificuldades. Cortar estes setores significa inviabilizar a prospecção de novos clientes e afeta, até mesmo, o relacionamento com clientes antigos, enfraquecendo a fidelização destes já que esquecerão da sua marca em um curto espaço de tempo, afinal “quem não é visto, não é lembrado”.

Numa situação de crise é preciso encarar esses setores como auxílio para o time de vendas, assim você consegue ponderar e escolher o tipo de redução que mais se adequa a esse setor.

5. Reduzir a qualidade de entrega ao cliente

De todos os erros que comentamos acima, nenhum deles pode ser mais grave do que fazer cortes a um nível que comprometa a qualidade do seu produto/serviço com o cliente.

Independente do segmento de atuação, o consumidor deve ser a prioridade da empresa e todos os cortes a serem analisados devem partir da seguinte pergunta: o meu produto/serviço vai ser impactado de modo a perder a qualidade de entrega? Se a resposta for sim, desista. Quando uma empresa oferece algo diferente daquilo que ela vinha entregando ao cliente, o consumidor entende que o que ele está recebendo não está de acordo com ele aceitou receber pela quantia paga à sua empresa. A consequência disso é a crescente perda de clientes e a dificuldade em atrair novos clientes para a casa. E quando menos cliente, menos receita.

A saída para a empresa, nesse caso, é: realizar as reduções de custo necessárias, garantindo um custo de produção menor mas entregando o seu produto/serviço com os mesmos padrões e características que o consumidor já está habituado.

Reduzir custos empresariais em um contexto de crise é necessário, mas é essencial que o empreendedor tenha uma equipe especializada perto de si para conseguir fazer a análise de cortes e planejamento financeiro com sabedoria, assim tanto o seu negócio quanto a sua imagem não são prejudicados.

Além dos quatro erros citados acima, o brinde fica para a maneira como muitos empreendedores lidam com o caixa da empresa: encará-lo com amadorismo. É crucial, em um momento de crise, saber analisar e entender o fluxo de caixa e o ciclo de vendas da empresa, além de realizar mapeamento dos desperdícios. E essas são ações que só empresas que possuem um financeiro fortalecido conseguem executar.

Aqui na Ampulheta nós oferecemos o serviço de terceirização do setor financeiro que vai desde uma consultoria especializada até a análise de oportunidades de investimentos para a sua empresa. Consulte nossos serviços através do link: https://www.ampulhetagestao.com.br/servicos

Saiba como repaginar a sua empresa em meio à crise com essas 10 dicas.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus marca um momento histórico e singular no mundo desde o seu surgimento - quando os primeiros casos começaram a brotar e se espalhar a partir da China, em dezembro de 2019.

Com o aumento alarmante do número de infectados pelo mundo, governos e instituições públicas e privadas se viram obrigadas a suspender e cancelar eventos. De festivais de música a campeonatos esportivos, uma a uma as atividades previstas para o ano de 2020 foram paralisadas, deixando claro a gravidade da crise que estaria por vir.

Recentemente, líderes mundiais admitiram que a humanidade está passando pelo maior desafio global desde a Segunda Guerra Mundial, concretizada entre 1939 a 1945.

Ironicamente, o ideograma chinês que representa a palavra “crise” representa, ao mesmo tempo, a palavra “oportunidade” e , para além das crises no setor de saúde, o coronavírus também acabou por ser o responsável pelas mudanças comportamentais da sociedade, alteração nos padrões de consumo e até sobre as novas formas de fazer negócio.

O aumento dramático no consumo de produtos pela internet; a migração massiva para o trabalho remoto; a digitalização das relações e até as formações à distância sinalizaram para os empreendedores qual era o caminho a ser seguido, e para não se ver perdido na nova conjuntura mundial, boa parte das empresas apelaram para a criatividade e fizeram desse contexto um ambiente fértil para os seus negócios.

Abaixo, separamos para você 10 dicas podem salvar o seu negócio em tempos de crise mundial. Boa leitura!

1) Pense nas adaptações que podem ser viáveis ao seu negócio.

Reinventar não é criar do zero! Com certeza, você já tem um ritmo de negócio na sua empresa que funcionava bem até a chegada da crise. Adaptá-la ao novo contexto significa sair da zona de conforto e ousar em alguns projetos que podem trazer a solução para a sua empresa. Digitalizar o atendimento e adotar o regime o home office são só alguns exemplos desta reinvenção!

O setor de turismo, por exemplo, optou por visitas online a grandes Museus do mundo e algumas agências de viagem começaram a ensinar aos seus clientes como planejar a viagem perfeita pós-coronavírus. Já na área da saúde, o desenvolvimento de aplicativos de triagem pré-consulta e até a teleconsulta marcaram a transição da área para o digital. No ramo imobiliário, muitas empresas sanaram seus problemas digitalizando processos, como contrato de aluguel e pagamento de taxas condominiais, além de optarem, também, por visitas a imóveis de forma online para o seus clientes.

2) Faça redução de custos de modo inteligente

Não corte aquilo que pode trazer resultado! A Amazon - transnacional de tecnologia focada em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial - por exemplo, anunciou a contratação de 75 mil novos funcionários em meio à pandemia. Tudo isso, para dar conta da prevista crescente demanda de consumo de produtos pela internet e antecipar a necessidade do consumidor futuro que terá o seu comportamento moldado para adquirir produtos online com mais frequência, afinal, ao que tudo indica, comprar um produto e recebê-lo em casa será preferência entre os consumidores “do futuro”.

Frente a isso, a lição que fica é: encare a crise como ela é, identificando de que forma ela vai afetar a sua empresa e quais são os pilares que vão manter a sua empresa de pé. Corte o que é supérfluo e o que pode ser recuperado depois e invista, mais do que nunca, naquilo que pode te dar retorno a longo prazo.

3) Repense a digitalização da sua empresa

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras adotaram o regime home office na sua dinâmica de trabalho.

Diante disso, nós temos apenas uma pergunta a fazer: como estão sendo trabalhados os processos na sua empresa?

Antes mesmo da pandemia, a digitalização das empresas já era uma tendência no mundo dos negócios. Algumas plataformas como Google Drive e o Dropbox permitem o upload de arquivos variados como documentos de texto, áudios, imagens e vídeos e garantem o acesso e compartilhamento destes de qualquer lugar do mundo de forma segura e prática.

Além disso, é necessário pensar em outras atividades e processos que também podem ser digitalizadas como o gerenciamento de projetos individuais e coletivos; reuniões de negócio e/ou grandes conferências; assinatura digital de documentos (com validade jurídica); compartilhamento e envio de arquivos; controle de horas trabalhadas e etc.

E aí, já está tudo online?

4) Reinvente estruturas, terceirize

Além da digitalização é muito importante pensar quem são os seus verdadeiros aliados neste momento.

Terceirizar alguns tipos de serviço pode render bons frutos a longo prazo. A máxima “tudo o que se paga com o tempo sai mais caro” fica evidenciada  em tempos de crise. Você provavelmente já está lidando com muitas mudanças e operações no seu negócio, então por que perder tempo tentando envolver, também, um setor que você não domina muito bem?  Seja na comunicação, na logística, no departamento pessoal ou no financeiro, terceirizar um setor pode ajudar e muito na produtividade e qualidade de serviço com economia de tempo e dinheiro. E, já que estamos falando de cri$e, considerando que a área financeira é uma das mais complexas e centrais para a empresa, colocar a área financeira nas mãos de uma equipe qualificada e especialista em determinadas tarefas, pode ser uma ótima saída para tornar o seu trabalho mais eficiente, ágil e econômico e proteger a sua empresa de um break down.

5) Reinvente como entregar seu produto, adequando às necessidades atuais

Já comentamos ali em cima como alguns setores adaptaram os seus serviços ao cenário de crise. A dica aqui é que você observe como o seu público se comporta e como o seu tipo de serviço/produto tem sido requisitado nesse contexto.

Analise se o ambiente em que seu negócio está inserido e a infraestrutura oferecida pela sua empresa realmente atendem às necessidades dos seus clientes. Caso isso não esteja acontecendo, seu empreendimento precisa ser repensado.

O empresário que, diariamente, se questiona sobre o que pode ser mudado na estrutura do seu negócio dificilmente estará fadado à estagnação.

6) Renegociar também é reinventar

Quando se fala em empreendedorismo a palavra em foco é “competitividade”. A lei do mercado é de que sempre haverão produtos melhores, técnicas mais modernas, estratégias de vendas aperfeiçoadas e por aí vai, mas este é um momento singular onde nós podemos afirmar que a crise está acontecendo para todos. Por isso, pense na possibilidade de realizar permutas, renegociar prazos ou formas de pagamento com fornecedores e, talvez, fazer do seu maior concorrente o seu parceiro, afinal se ele é seu concorrente significa que vocês estão disputando a atenção dos mesmos clientes. Trabalhar os pontos fortes de cada lado pode maximizar o potencial de atendimento de ambos e, juntas, as duas empresas podem oferecer ao cliente final um produto/serviço de maior qualidade. Ninguém sai perdendo nessa conta.

7) Considere trabalhar com créditos e investimentos

É exatamente isso. Depois de revisar as suas estratégias de fluxo de caixa e, perceber que há espaços para investimentos: por que não investir?

Através de um diagnóstico empresarial é possível desenvolver um planejamento financeiro estratégico, avaliar a viabilidade econômica do seu negócio e levantar dados sobre as oportunidades de investimentos que se encaixam no seu perfil de empresa.

O ideal é  que se realize um estudo de viabilidade econômico e financeiro a fim de identificar o retorno do investimento, o fluxo de caixa necessário para o período e ponto de equilíbrio do seu negócio.

Nós da Ampulheta, além oferecermos os serviços de Gestão Financeira e Terceirização Estratégica para pequenas e médias empresas, oferecemos, também, o serviço de Consultoria Financeira para ajudar você a maximizar os resultados da sua empresa, superando as expectativas do seu negócio.

8) Aproveite o tempo para alinhar aqueles detalhes que sempre ficam pra depois

Com a desaceleração global do mercado é natural que o seu negócio acompanhe o ritmo do mundo e desacelere também. É nesse momento que surgem pequenas lacunas de tempo “ocioso”.

Se você identificar essas lacunas, aproveite a pausa para revisar antigos projetos e analisar quais deles ainda se encaixam na cultura da sua empresa. Revise, também, alguns processos pendentes com a sua equipe. Pode ser a padronização de atendimento; sistematização de estoques ou como o fluxo de comunicação deve correr dentro da empresa. Aproveite o movimento brando e use-o a favor do seu negócio.

9) Troque experiências com outros empresários, criem juntos, sejam solidários

O mais provável é que alguns empresários tenham as mesmas dúvidas e dificuldades que você, enquanto outros tenham a solução para o seu problema na ponta da língua.

Como já dissemos em outro tópico, esse não é o momento para enaltecer a competitividade entre empresas. Para além das parcerias, conversar e trocar experiência com outros empresários, mesmo que não atuem na mesma área que você, pode lhe trazer esclarecimentos, muitas ideias novas e até a solução para aquela situação sem saída que tem acabado com suas noites de sono. Os tempos pedem solidariedade.

10) Repense a volta, vai ser tudo igual?

O mundo que existia antes do coronavírus já não existe mais e a tendência é que ele não volte a existir. De maneira geral, a pandemia antecipou mudanças que já estavam latentes na sociedade como a busca por sustentabilidade, o trabalho remoto, educação a distância e a pressão social que as empresas vêm “sofrendo” para que as estas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

Além disso, a política, a economia, os modelos de negócio e o consumo, entre outros aspectos culturais, também passarão por mudanças significativas de modo que as empresas que querem continuar existindo pós-coronavírus terão que se adaptar a esse novo mundo.

Então é hora de repensar: quais são os projetos que se encontram em fase dormente dentro da sua empresa que podem te ajudar na retomada de mercado no futuro? Quais deles merecem um tempo de incubação e quais deles merecem ser descartados?

Voltar para o tempo futuro com as mesmas atitudes do passado pode representar o fim de muitas empresas. Pense nisso!

Da noite para o dia, nosso cliente perdeu mais de 85% do faturamento com a pandemia.

Sou o Marcell Ferreira, sócio fundador da Ampulheta Gestão Financeira, empresa nascida em meados de 2015, quando ainda outra crise financeira assolava o Brasil. Nascemos em meio a uma crise para auxiliar pequenos e médios empreendedores a não sofrerem (ou sofrerem menos) quando uma próxima crise chegasse. De lá para cá, com nossa ajuda, muitas empresas cresceram e prosperaram, e nós também, triplicamos de tamanho. Em 2019, foi o nosso melhor ano, pois nossos clientes superam metas e fecharam o ano com seus departamentos financeiros organizados e, melhor, com dinheiro em caixa.

Como sempre, no último trimestre de cada ano, traçamos os objetivos que devíamos auxiliar nossos clientes a alcançar em 2020. Os dois primeiros meses do ano, começaram muito bem, com vários clientes alcançando as metas, pois estavam focados no que gostavam de fazer. Enquanto isso, nós da Ampulheta, trabalhávamos duro na retaguarda para transformar as metas em resultados financeiros duradouros, ou seja, guardando recursos, mas também distribuindo lucros quando possível. Mas é claro, nem todos os clientes estavam com os mesmos bons resultados financeiros. E para esses, nossa atenção era maior, pois nosso propósito é impulsionar o futuro dos negócios. E nós corremos atrás disso todos os dias.

Entretanto, chegou a segunda semana de março, e aquilo que mais temíamos, chegou: uma nova crise. E uma crise muito pior daquela que vivemos entre 2013 e 2018. Era uma crise na saúde, uma pandemia mundial que alcançou a nossa economia de uma forma que não tínhamos visto.

Desde o ano de 2016, temos cliente, um grande parceiro nosso, que possui uma empresa de serviços com foco em alavancar as vendas das empresas. Quando eles nos procuraram, já não sabiam mais o que fazer para que os resultados financeiros fossem positivos. A empresa vivia no cheque-especial, e os sócios não conseguiam tirar um pró-labore maior do que R$ 3.000,00 para cada um. Trabalhavam muito, mas ganhavam pouco. O que, infelizmente, acontece com muitos empreendedores no Brasil. Gastavam sem organização.

Passados pouco mais de três anos, o quadro deles mudou. No final do ano de 2019, nosso cliente teve o seu melhor resultado financeiro, e os sócios tiveram sua maior distribuição de lucros em um único ano. O caixa da empresa estava com uma boa reserva, e o departamento financeiro organizado. Mas aqui cabe uma ressalva. Não foi a Ampulheta que mudou a vida deles. Foram eles. O que fizemos foi dar uma mãozinha. Os sócios entenderam que não tinham os conhecimentos financeiros necessários para gerir a empresa e procuraram ajuda. E nós, entendemos quais eram as necessidades dos sócios e, junto com eles, trabalhamos para que isso acontecesse. Cada um na sua. Eles focados no comercial e na entrega dos serviços, e nós, focados no que mais gostamos: ajudar a organizar, desenvolver e gerir departamento financeiro de pequenos e médios negócios. O ano de 2020 prometia.

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No entanto, o mês de março chegou. E todo o plano financeiro para 2020 que fizemos ele sumiu, da noite para o dia, por conta da pandemia do COVID-19. E não foi um simples tropeço, foi uma queda de 85% na receita. Praticamente todos os clientes dele cancelaram ou congelaram os projetos.

É claro que tínhamos desenhado diversos cenários para o ano, inclusive para uma queda no faturamento dele. Mas uma queda abrupta de 85%? Isso foi rápido demais. No dia seguinte a esse caos, um dos sócios da empresa nos ligou preocupado, pois a queda no faturamento foi muito alta, e mesmo que tivessem uma reserva de caixa, ela teria um prazo para terminar. Emergencialmente, reunimos nossa equipe e começamos a agir. Cada um dos nossos manager e líderes entendeu a sua missão. E dessa maneira, começamos a atuar de forma rápida, pois tínhamos que salvar não só o negócio do nosso cliente em questão, mas de toda a nossa base de clientes. O Plano Ampulheta precisava funcionar.

Nosso plano, traçado junto com a nossa equipe, é composto por algumas etapas. Muitas delas deveriam ser executadas simultaneamente e em parceria com os nossos clientes, pois algumas etapas somente eles podem executar. Ou seja, era vital que tudo acontecesse (e ainda está acontecendo) de forma rápida, pois várias etapas são interdependentes. As fases eram: Gestão de Custos, Aquisição de Clientes, Fluxos Financeiros, Engajamento do Time e Olhar do Futuro.

Voltado ao caso do nosso cliente, os dias seguintes foram de trabalho intenso. O faturamento dele que era de 100 mil mês agora apontava para não mais de 15 mil. Muitos clientes e potenciais clientes dele não investiriam nada em serviços para alavancar vendas em um período como esse, pois a maioria dos empresários ficam somente com o foco na redução de custos e perdem oportunidade de vendas que uma crise como essa também pode ofertar.

Bom, obviamente, cortamos alguns custos dele, pois o cenário era (e continua sendo) incerto. Mas os cortes e renegociações foram focados mais em custos fixos e retirada dos sócios, tudo para manter a mesma equipe trabalhando, pois eles são essenciais para a volta do crescimento do nosso cliente.

Passados alguns dias, o Plano Ampulheta dá ótimos sinais de que está funcionando. Nosso cliente, começou a focar em ofertar outros serviços que antes ele não dava tanta importância e, principalmente, manteve a calma para entender o que precisava fazer para atravessar uma crise gigantesca como essa. Paralelamente, desenvolveu um serviço específico para auxiliar pequenas empresas em focar no que precisam para um momento como esse.

O faturamento dele, poucos dias após a queda, já está em 50% do que era anteriormente. Com as nossas estratégias financeiras, focadas em custos, renegociações alocação de investimentos, nosso cliente utilizou pouco mais de 10% da reserva de caixa (ele possui uma reserva de três meses para pagamento de despesas). O novo serviço ofertado já representa 30% do seu faturamento. E, com certeza, será ainda maior em um futuro próximo.

Todo esse movimento que fizemos juntos, sócios, managers, líderes e clientes é o que chamamos de Olhar do Futuro, pois acreditamos (e o mais legal é que os nossos clientes também acreditam) que tudo isso vai passar. E quando passar, estaremos melhores do que antes.

Nós acreditamos que, passado o turbilhão, estaremos realmente mais fortes e mais preparados para crescermos ainda mais e, principalmente, para ajudarmos os nossos clientes a crescerem de forma muito mais sólida. O que nos faz acreditar no Olhar do Futuro é enxergar em nossa equipe profissionais capacitados e, principalmente, engajados em ajudar os nossos clientes no momento que eles mais precisam, agindo para gerir a crise, colocando nossa empresa e dos nossos clientes no rumo certo para enfrentar uma crise com inúmeras incertezas.

Temos a certeza de que o mundo não vai terminar, e que a economia vai se recuperar. E as empresas que estiverem preparadas quando tudo isso passar, estarão mais fortes e, sobretudo, irão ocupar os espaços deixados por aquelas que não estavam organizadas financeiramente. 

Nós, e nossos clientes, ainda temos uma jornada muito longa e temos muitos desafios a superar, pois a crise ainda está longe do fim. No entanto, junto com eles, estamos no caminho certo, e acelerando para que possamos a cada dia reduzir os impactos que a pandemia causou em nossos negócios. Mas temos a certeza de que quando tudo isso passar, estaremos mais fortes, não só como empresa, mas principalmente como pessoas.

Comment

A tempestade chegou, e o seu navio está no mar sem direção.

Passou o carnaval. Enfim, o ano realmente começou, e você cheio de planos e promessas para fazer a sua empresa crescer. Você se preparou para cumprir o seu planejamento financeiro para o restante do ano, ou pelo menos deveria. E agora essa crise econômica causado pelo COVID-19 pega todos de surpresa, deixando empresas sem caixa para sobreviver a esse período de quarentena. Mas você fez tudo certo, planejou sempre uma reserva de caixa e, mesmo que você tenha que apertar os cintos, vai sobreviver a quarentena. Entretanto, você não fez. Não se preparou, e agora está vendo tudo aquilo que você conquistou, o seu sonho, a sua empresa, podendo desaparecer.  

Conforme mostram dados apresentados pelo Sebrae na pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, a falta de planejamento está entre os fatores responsáveis pelo fechamento de 25% das empresas no país. Para não entrar nessa estatística, é preciso encarar o planejamento financeiro como uma tarefa que vai além de analisar os números e definir orçamentos. Trata-se de uma atividade estratégica e precisa incluir desde as receitas e despesas até antecipar decisões de cortes necessários para o negócio sobreviver a uma crise como essa. E principalmente, entender que é importante ter uma reserva de caixa.

Para que seu planejamento financeiro seja um plano de crescimento, é preciso trazer um olhar que vai além das receitas e despesas da sua empresa. Acompanhar as tendências do mercado, usar ferramentas como indicadores e, principalmente, ter o hábito de fazer uma reserva de caixa, são apenas alguns dos aspectos essenciais para manter o seu negócio “pulsando”. Caso contrário, você sempre dependerá das condições do mercado para fazer sua empresa crescer ou, como atualmente, sobreviver a pandemia que afetou nossa economia.

Sabemos que muitas empresas foram abertas por necessidade, ou pelo fato de o empreendedor conhecer determinado mercado. E agora, em um cenário de crise, muitos novos negócios surgirão. O que é ótimo. No entanto, na maioria das situações, o empreendedor não passa muito tempo planejando os números do seu negócio e, por isso, não se prepara para enfrentar obstáculos e desafios que o mercado proporciona, até mesmo, crises econômicas inesperadas causadas por questões de saúde pública.

Então, é necessário que você faça mais não só pela sua saúde, mas também pela saúde de sua empresa. É necessário, seja qual for o estágio que seu negócio se encontre, que você entenda que é necessário planejar os números de sua empresa. E como fazer isso?  

1. Controle TOTAL das finanças da empresa

O que isso significa? Significa que você precisa ter o conhecimento e, principalmente o domínio, de onde vem as receitas, quais são os custos e despesas que ela tem para garantir que o seu controle esteja coincidindo com o saldo bancário. Ou seja, saber com clareza tudo que está acontecendo dentro do financeiro do seu negócio.

2. Traçar objetivos e colocá-los em ordem de prioridade

Isso é vital para sua empresa, pois faz com que você consiga se manter no foco e, sobretudo, saber para onde vai durante sua caminhada como empreendedor. Para isso, é importante saber medir os resultados, criar metas e objetivos, e entender a importância de mensalmente fazer uma reserva de caixa para emergências. Afinal, ninguém previu que o COVID-19 afetaria de forma tão significativa a economia do país. Não teria sido melhor ter uma reserva de caixa para esse momento?

3. Previsibilidade sobre os recursos e compromissos

Acompanhar se os recursos que entram, e entrarão, são suficientes para arcar com os compromissos previstos ajuda a entender como agir em determinadas decisões. É o famoso fluxo de caixa.

Agora, sabe qual é a pior parte de tudo isso? Muitos empresários preferem acreditar que falência é culpa de algum sócio, do governo e seus impostos, do mercado, colocam a culpa até mesmo na astrologia. A questão é que não conseguem perceber que eles precisam olhar para dentro de si mesmo e entenderem o que precisam fazer para o negócio melhorar, procurar pontos de melhoria para conseguir fazer a empresa sobreviver. Agora, se você não sabe como fazer...peça ajuda. Mas não culpe os outros se você não tomou as medidas necessárias para salvar seu negócio.

Mas ok, é claro que nem todas as empresas pensam assim, seu negócio pode estar muito bem, certo? Agora, já parou para pensar se a sua gestão financeira não é um pouco amadora demais, ou se ela não poderia ser um pouco mais profissional? O que você poderia fazer para reduzir o risco do fracasso da sua empresa? Afinal, mal estamos saindo de um crise econômica (desde 2013) e já estamos entrando em outra. O que você aprendeu com a primeira?

A Ampulheta existe justamente para isso: ajudar a reduzir a chance de falência das empresas, superar dificuldades, mas, principalmente, para ajudar no sucesso que todo empresário deseja desde que pensou em abrir um CNPJ. Queremos que você, absolutamente, não faça parte da estatística das empresas que vão à falência durante, ou após, a crise. Chega de perder horas de sono. Afinal, quanto vale uma noite bem dormida? Quanto vale saber que não está sozinho para enfrentar uma crise como essa?

Não deixe seu navio navegar em alto mar, em meio a tempestade, sem direção. Você pode mudar o futuro do seu negócio, você pode salvar a sua empresa. E a Ampulheta pode te ajudar com isso. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores. Temos certeza que a Ampulheta consegue te ajudar a superar essa crise e encontrar a rota do sucesso.

 

 

As novas medidas do governo para conter a crise

O governo federal segue se esforçando para conter os efeitos econômicos causados pela COVID-19. Dessa forma, na noite do último domingo, promoveu uma nova medida provisória (MP 927/2020).

Essa nova MP impacta diretamente no planejamento financeiro das empresas de todos os portes, pois seus efeitos atuam diretamente na relação de trabalho e no pagamento do FGTS pelos próximos 90 dias. Mas o que isso impacta para a sua empresa?

Suspensão Temporária do Contrato de Trabalho

O presidente Bolsonaro chegou a incluir um período de 120 dias de suspensão do contrato de trabalho, entretanto, por volta das 11:00 de ontem (23/03) revogou APENAS o trecho sobre a suspensão do contrato de trabalho (Art. 18 da MP 927). Dessa forma, por hora, você de maneira alguma pode suspender os contratos de trabalho dos seus colaboradores.

Suspensão do Pagamento do FGTS

A nova medida provisória dispensa os empregadores de recolherem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos vencimento de abril, maio e junho deste ano. Somente nesses meses. A medida vale para todas as empresa, independente do número de empregados, do ramo de atividade econômica ou do regime de tributário.

Com isso, as empresas poderão pagar os valores em atraso, sem nenhum tipo de correção, em até seis parcelas mensais. Ou seja, pelo texto da MP, o empregador poderá optar em protelar o pagamento para quitá-lo a partir de julho em 6 parcelas mensais, mantendo-se o vencimento no dia 07 de cada mês.

Além dos dois pontos citados acima, a MP 927/2020 também contempla decisões sobre outros pontos considerados críticos, mas que podem auxiliar no planejamento financeiro das empresas. São eles:

Férias – A medida provisória flexibiliza o prazo sobre o aviso do período de férias. Agora são apenas 48h. Além disso, outra mudança proposta pela MP foi o tempo mínimo de férias, passando agora a ser de 5 dias. Importante citar que a empresa pode pagar a remuneração do período de férias até o 5º dia útil do mês seguinte. Anteriormente, o pagamento precisava ser feito antes do período de férias.

Antecipação de feriados – As empresas poderão antecipar feriados e liberar seus colaboradores durante a pandemia do coronavírus.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar informado de como manter a gestão financeira da sua empresa sob controle nesse momento de crise.

Por favor, não pense somente em você

Nesse momento conturbado que estamos vivenciando, não devemos pensar somente em nós ou em nossos familiares. Muitas vidas, empregos e negócios dependem de você.

Empatia e solidariedade deveriam fazer parte do nosso cotidiano desde sempre. No entanto, sabemos que isso não é bem assim. Contudo, agora, mais do que nunca, realmente precisamos pensar uns dos outros.

Temos diversos exemplos de outros países que apontam que só é possível combater o COVID-19 a partir de um esforço coletivo. O “eu” perdeu relevância frente ao “nós”. E isso deve ser assim daqui para frente. Essa é a grande lição dessa pandemia.

Se você não se cuidar, seu vizinho pode morrer. Seus pais, seus avós e seus amigos que tenham algum problema mais grave de saúde podem sofrer pela sua falta de cuidados. E sabe o que também pode “morrer” nessa crise? O pequeno comércio da esquina, a mercadinho do bairro, a pizzaria do seu vizinho e, principalmente, a sua empresa.

Muita gente poderá ficar desempregada. Muita gente precisará de um novo trabalho. E uma das formas de encurtar esse caminho é profissionalismo e a organização. Ontem, falamos sobre a preocupação que devemos ter não só com a nossa saúde, mas também com a saúde da nossa empresa. Tudo isso vai passar, cedo ou tarde. Mas você precisa estar preparado quando chegarmos ao ponto de virada. Adaptabilidade é a palavra.

Assim como você está se adaptando a essa nova rotina, preservando sua saúde e dos seu colaboradores, precisamos também mudar a forma como gerimos nossas empresas. Não temos como prever uma pandemia como essa, mas podemos sim minimizá-las através de uma gestão financeira mais eficiente.

E, em linha com nosso propósito de “provocar novos começos”, queremos que você empreendedor comece a repensar o seu negócio, comece a deixar “as coisas” mais profissionais e menos amadoras. Entenda que com uma boa gestão financeira, você poderá passar por uma crise como essa de forma mais tranquila e, melhor, pode superá-la antes que todos. Pense, se essa pandemia, que afetou a nossa economia, durar mais 4 meses, o seu negócio sobreviverá?  Se sim, qual o seu planejamento empresarial para após passar a crise? Vai voltar a gerir como antes? Seus colaboradores precisam de você, precisam que o seu negócio sobreviva.

Se já vivíamos num mundo incerto e de mudanças aceleradas, viveremos agora num mundo onde a palavra “amadorismo” não existe mais. Nós sempre estaremos do lado dos otimistas, dos que enxergam oportunidades no meio do caos. E queremos que você venha conosco!

Entenda algo, se existe uma coisa que nunca perde valor, é o conhecimento. E nós conhecemos sobre gestão financeira. E podemos fazer seu negócio ficar ainda mais forte!

Como superar os impactos do COVID-19 em seu negócio?

O COVID-19 chegou ao Brasil. E chegou de forma arrasadora. Eventos públicos cancelados, comércio fechado, empresas liberando colaboradores para trabalhar home office, bares e cinemas sem previsão de reabertura.

Isso não é filme. Infelizmente. No entanto, se todos nós seguirmos as recomendações dos órgãos de saúde, logo tudo se normalizará e essa situação poderá passar de forma mais rápida.

Contudo, nós empreendedores, além da nossa saúde, devemos nos preocupar com a saúde de outra pessoa: a nossa Pessoa Jurídica. A saúde de sua empresa também necessita cuidados redobrados em períodos de crise. Por esse motivo, nós da Ampulheta estamos trabalhando arduamente para auxiliar nossos clientes, e você empreendedor, a superar esse momento conturbado da pandemia que alcançou também a nossa economia.

Nosso blog contém diversos textos que ajudam empreendedores de todo o Brasil na gestão financeira de seus negócios. Além disso, nesse momento de pandemia, estamos criando conteúdos que possam auxiliar os empreendedores a manter seus negócios normalmente.

Todavia, o texto de hoje, visa identificar quais medidas você pode tomar para manter a saúde financeira da sua empresa, não só nesse momento de crise, mas também durante o ano todo. Olha só que bacana.

Bom, durante períodos conturbados como esse, é natural as vendas caírem, pois o mercado “segura” mais o dinheiro, pois ainda não há certeza do que pode ocorrer. Entendeu? Mas você deve estar se perguntando: “tá, mas e a minha empresa, como fica?”

Sabendo que podemos ter quedas nas vendas, você precisa projetar o cenário para o seu negócio. Para começar, verifique o cenário atual da sua empresa. Como está o fluxo de caixa da empresa? A inadimplência pode crescer nesse período? Fique atento também no que você tem para receber e a pagar nos próximos dias.

Com a avaliação apurada do fluxo de caixa, você pode analisar a movimentação financeira da empresa durante um determinado período. Feito isso, verifique todas as contas e identifique aquelas que são prioridades para a manutenção do seu negócio. Preste atenção: estamos vivendo dias de quarentena, você precisa ter mais cuidados nas análises para esses dias. Ok? Mas o que são as prioridades de contas?

Bom, prioridades são aquelas contas que são essenciais e que você não pode atrasar o pagamento. Exemplo: salários, energia elétrica, internet, telefonia, conta de água, entre outras contas que são vitais para manutenção de sua empresa e, principalmente, para bem-estar dos seus colaboradores.

Tá, mas e o resto das contas? Bom, se elas não são essenciais, elas podem ser negociadas. Exemplo: pagamento aos fornecedores. Mas olha só, isso não quer dizer que você deva negociar tudo. Afinal de contas, do outro lado está um empreendedor como você. Precisamos manter a “roda” da economia girando. Por isso, ao negociar, acerte uma data boa para ambos. Não prejudique seu fornecedor. Ele ajuda a manter o seu negócio vivo. No entanto, ao analisar o pagamento aos fornecedores, verifique se o prazo que ele te dá é bom para o seu fluxo de caixa, pois assim você evita situações como essa novamente.

E as contas que não são vitais para sua empresa, não pense duas vezes...corte. Invista seu dinheiro de forma inteligente.

Sabemos que esse momento é de incertezas, mas se você seguir as nossas dicas desse texto e de outros que estão no nosso blog, você tem boas condições de passar por essa crise sem muitos problemas.

Mesmo assim, é bem possível que seu faturamento caia e não seja o que você espera. Dessa forma, meu amigo e minha amiga, mantenha a calma e não entre em pânico. Por mais clichê que pareça, acaba sendo um fato: pânico não resolve nada.

Por isso, conte conosco. A Ampulheta está aqui para te ajudar a passar por essa crise, e fazer o seu negócio crescer ainda mais forte.

Como sua empresa pode enfrentar o COVID-19?

A Ampulheta é responsável pelo setor financeiro de diversas empresas no Brasil e, por isso mesmo, é nossa tarefa buscar maneiras de ajudar não só os nossos clientes, mas também empreendedores em todo o Brasil, no planejamento financeiro empresarial que foi impactado pela pandemia do COVID19.

Por esse motivo, estamos aqui para auxiliar nosso clientes nesse momento de dificuldade, trabalhando em suas operações financeiras em busca de minimizar os impactos econômicos já causados pela pandemia.

Na noite da última segunda-feira – com os casos de coronavírus avançando no Brasil e diminuindo as perspectivas de crescimento, da já frágil atividade econômica nacional -, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou um montante de R$ 147,3 bilhões em medidas emergenciais.

Desse valor, 59,4 bilhões de reais serão destinados a manutenção de empregos a partir de políticas como o diferimento do prazo de pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por 3 meses, assim como o diferimento da parte da União no Simples Nacional por 3 meses. Assim como, Crédito do PROGER/FAT para Micro e Pequenas empresas.

Como essas medidas anunciadas, nosso time de especialistas acompanha de perto as movimentações do mercado para direcionar a tomada de decisão dos nossos clientes para que o dinheiro seja utilizado da melhor forma possível, analisando não só o diferimento do prazo de pagamentos dos impostos, mas também, verificando as melhores opções de crédito oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.

Além destas medidas focadas na manutenção do emprego, R$ 83,4 bilhões serão destinados à população vulnerável para tentar reduzir a desaceleração do consumo com medidas como a antecipação do 13º de aposentados, já divulgada na última sexta-feira (13), e a transferência de valores não sacados do PIS/Pasep para o FGTS, para permitir novos saques. Isso auxilia a esperança de manter o consumo estabilizado, assim como a demanda sobre a prestação de serviços.

Vamos nutrir nossos esforços em manter nossos clientes informados sobre os rumos da economia, pois somente com informações confiáveis conseguiremos enfrentar esse momento de turbulência.

O atual momento não é fácil, sabemos que diversos negócios e setores da economia serão afetados em um curto espaço de tempo. Contudo, nosso time está disponível para ajudar nossos clientes e empresários de todo o Brasil a enfrentar essa crise de maneira inteligente e com muita estratégia financeira.

Fique ligado, novos conteúdos serão lançados ao longo dos dias.

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Você já começou a planejar o seu 2020?

Entendeu a pergunta? Legal. Agora, responda com sinceridade: você já planejou o 2020 de sua empresa? Se já fez, ótimo. Isso indica que você é um excelente gestor. Se você está começando somente agora, é bom se apressar, pois faltam menos de 40 dias para o ano de 2019 terminar. Agora, se você ainda não fez, ou pior, não sabe nem por onde começar, você realmente está jogando com o futuro de sua empresa igual aos jogadores dos famosos cassinos dos filmes de Hollywood. Mas calma, ainda há tempo para traçarmos um bom planejamento e, assim, evitar surpresas desnecessárias.

Antes de mais nada, devemos entender o que é um planejamento financeiro. Basicamente, ele serve para se antecipar aos custos e despesas essenciais para a operação, e projetar as receitas futuras da empresa. É no planejamento que se define orçamento e as métricas de controle. Quanto mais flexível o planejamento, melhor será a saúde financeira da empresa, pois ela será capaz de se adaptar às mudanças de cenários de forma mais rápida e segura.

Bom, nós da Ampulheta não queremos que você tenha problemas em 2020. Por isso mesmo, vamos te ajudar a montar seu planejamento financeiro para o próximo ano. Afinal, o planejado não sai caro!

Um bom e eficaz planejamento passa, antes de tudo, por entender os custos e as despesas necessárias para que a empresa possa operar. O entendimento destas variáveis, tais como impostos, tributos, custo com mão de obra, matéria-prima, questões como sazonalidade, entre outros – evitará surpresas desagradáveis e assegura a longevidade da sua empresa. Não adianta ter um preço imbatível, que te ajudará a crescer por certo tempo, se logo ali na frente a falência virá. É melhor crescer aos poucos, e com uma estratégia sólida, do que estruturar as bases da empresa em uma cortina de fumaça.

Nesse planejamento, é de essencial importância que você também projete as vendas para pagar os custos e despesas que você planejou para sua operação. As vendas precisam ser realistas, nada de projetar um faturamento acima de sua capacidade de atendimento. Planeje algo real, mas sempre com um crescimento anual para que você não fique na zona de conforto. Acredite, muitos empresários fazem isso.

E como saber se sua empresa está no caminho certo? Você saberá se o planejamento está dando certo ou não quando o resultado projetado for atingido. Sim, isso é óbvio. Contudo, aqui, resultado não é somente atingir o faturamento esperado, mas também atingir a margem e manter os custos dentro da capacidade operacional. Se o resultado não estiver acontecendo, é bom voltar para o planejamento para rever os números e, assim, alterar a estratégia.

Neste cenário, a terceirização do departamento financeiro é uma ótima ferramenta para a gestão empresarial, pois auxilia você empreendedor a dedicar seu tempo para pensar no próprio negócio, minimizando a preocupação com as finanças e ampliando o tempo para pensar nas atividades-chave importantes para o crescimento de sua empresa.

Ainda tem dúvidas se este é o momento de contar com o apoio de uma terceirização do departamento financeiro? Fale com a Ampulheta e tome já sua decisão.

Grande Abraço,

Não Confunda mais Fluxo de Caixa com Capital de Giro

Sendo bem direto, o fluxo de caixa se refere à movimentação financeira de tudo o que entrou e saiu pela empresa. Já o capital de giro, é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem como, por exemplo, o estoque ou valores futuros a receber. Ok, só isso então? Não necessariamente. Isso é somente um resumo.

Não precisa ser nenhum especialista para ter um bom entendimento sobre o assunto, e estamos aqui para te ajudar a entender o quanto essas duas ferramentas são importantes para uma boa gestão financeira. E com dedicação, você irá compreender como é importante entender o funcionamento delas no dia a dia de sua operação. 

Bom, vamos lá. Embora haja confusão para grande parte dos empreendedores, as ferramentas são diferentes, porém, complementares e auxiliam na manutenção da saúde financeira do seu negócio. Então, vamos a explicação das diferenças.

Capital de Giro

O capital de giro traz a informação da quantidade de dinheiro que a empresa precisa em um determinado período de tempo enquanto não recebe os valores dos produtos ou serviços que ela vendeu. Ele pode ser calculado por meio do prazo médio de pagamento, vinculando com o prazo médio de recebimento. Em resumo, o capital de giro indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação na empresa. Portanto, administrá-lo significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.

Fluxo de Caixa

Já o fluxo de caixa, por sua vez, é uma ferramenta que indica o saldo financeiro da empresa e faz a relação entre tudo o que foi pago e que foi recebido durante um período definido. Ou seja, o fluxo de caixa é um instrumento de controle e planejamento que auxilia na organização financeira das operações diárias da empresa, objetivando apurar e projetar o saldo disponível para que sempre exista capital de giro para a manutenção e investimentos financeiros da empresa.

O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com ele estando bem organizado, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes como, por exemplo, a organização de promoções, a solicitação de empréstimos ou mesmo na negociação de prazos de pagamento com fornecedores. Dessa forma, para manter a saúde do fluxo de caixa, é importante conhecer o tempo que você demora para vender e receber, e relacionar essas informações com o seu prazo de pagamento junto aos fornecedores.

Resumindo, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que a empresa possui em estoque, bancos e aplicações para manter ou sustentar o fluxo de caixa em dia. Sendo assim, mesmo que diferentes, os dois conceitos se completam dentro da sua gestão financeira.

Viu como não é difícil entender qual a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro? Provavelmente, agora, você também já entendeu a importância de manter essas duas ferramentas financeiras em ordem visando manter a saúde financeira do seu negócio. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que você dedique, diariamente, parte do seu tempo para gerir essas e outras ferramentas se deseja que seu negócio prospere cada vez mais.

Mas olha que legal, nós podemos te ajudar com isso! A Ampulheta Gestão Financeira é uma empresa de terceirização da gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, faz a emissão de boletos, notas fiscais, concilia as contas, faz a cobrança dos clientes, negocia com fornecedores e desenvolve e acompanha as metas financeiras com indicadores e relatórios confiáveis.

Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas para que possamos te mostrar como os nossos serviços de terceirização podem colocar as rotinas financeiras da sua empresa no piloto automático, e te deixar livre para focar nas atividades estratégicas da sua empresa.

Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923 | E-mail: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

 

Chega de amadorismo com financeiro de sua empresa

Sabe aquela sensação de utilizar grande parte do seu tempo você tentando concluir as atividades financeiras da sua empresa e, ainda sim, se sentir perdido?

Muitos empreendedores procuram os nossos serviços reclamando que gastam muito tempo para controlar e agendar as contas a pagar, manter o fluxo de caixa atualizado, conciliar as contas com o banco, preencher os dados financeiros em planilhas ou softwares e, mesmo assim, não se sentem confiantes no que acabaram de fazer.

Meu amigo, minha amiga, “tempo é dinheiro”. E se você ainda não sabe se está gerindo bem sua empresa, seu dinheiro está sendo mal-empregado. Então, se a falta de gestão está lhe atrapalhando, se controlar os números demora muito e tira o seu foco das principais atividades da sua empresa, podemos te garantir que tem algo muito errado com o seu financeiro.

Todo empresário se preocupa com os resultados de sua empresa, em fazer ela crescer de forma sustentável. Para isso, deseja ter um financeiro organizado e com as contas em dia para que nada possa atrapalhar o sucesso da sua empresa. E qual a principal solução milagrosa encontrada por ele? Contratar uma ferramenta de gestão (que mal ele usará), pois acredita que ela resolverá todos os problemas de gestão financeira da sua empresa. Ou pior ainda, recorre a boa e velha planilha.

Usar um software de gestão financeira ou uma planilha depende 100% de você, pois é você que precisa alimentar ela corretamente para poder acessar as informações que ajudarão seu negócio a crescer. E isso necessita de tempo, conhecimento e muita força de vontade. A questão é: você faz isso de forma profissional ou amadora? Como você trata os números de sua empresa? Com dedicação ou obrigado? Sabe exatamente o que fazer para o negócio crescer e lucrar mais ou fica pedindo auxílio para Deus ajudar para que seja possível pagar as contas até o final do mês e, assim, honrar com os compromissos?

É claro que nós da Ampulheta não queremos que você fique preocupado se terá recursos para pagar as contas ou se o seu negócio vai dar certo ou não. É para isso que existe a Ampulheta: seu financeiro de forma terceirizada. Queremos te deixar livre para cuidar das atividades que façam o faturamento crescer. Não queremos que que você fique horas e horas atrás de uma ferramenta ou até mesmo de uma planilha para organizar o seu financeiro e, no fim, não ter as informações necessárias que façam o seu negócio crescer.

Nossa equipe de gestão financeira faz o controle das despesas e receitas da sua empresa, mantém o fluxo de caixa atualizado e o plano de contas em dia, agenda as contas a pagar e negocia com os fornecedores, emite boletos e notas fiscais, mantém a conciliação financeira com o saldo bancário, desenvolve e acompanha as metas financeiras e gera relatórios que farão você ter uma visão exata de como estão os seus números. Tudo isso de forma rápida, fácil e produtiva. A Ampulheta garante muito mais rapidez, segurança e facilidade para os empreendedores de pequenas e médias empresas terem total controle de suas finanças.

Vale a pena terceirizar? Claro que sim! O financeiro da sua empresa pode estar custando mais caro do que você imagina, e pode estar usando muito mais tempo do que o necessário para que tudo possa fluir bem. Por isso, queremos te convidar a conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa e nossos serviços. Tenha a chance de ter um financeiro profissional e sem burocracia. Foque no que realmente importa: fazer o seu faturamento crescer ainda mais.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923

E-mail: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

Como fazer sua empresa crescer ainda em 2019

Quem é empreendedor há algum tempo, já sabe que a imprevisibilidade do mercado é um desafio recorrente para se manter competitivo. Conquistar novos clientes, garantir a qualidade dos serviços, manter a equipe motivada e cuidar dos números é essencial para o crescimento de negócios — especialmente em um cenário em que novos empreendimentos surgem todos os dias.

Nesse cenário, o primeiro passo para uma empresa que deseja sobreviver nesse panorama é conhecer a realidade de seus números. E não apenas saber sobre suas receitas e despesas, mas sim tudo que se refere ao financeiro. Informação é essencial para a tomada de decisão, pois é através dela que criamos estratégias efetivas para sobreviver e se diferenciar no mercado. No entanto, para que possamos promover estratégias que realmente sejam eficazes, precisamos oferecer condições para isso, condições que vão além de planilhas e sistemas subutilizados. É preciso criar processos que levem a oportunidades efetivas para a melhora na tomada de decisão, no aumento da produtividade e na transformação de todo o ambiente organizacional.

Muitas vezes, nós empreendedores, ficamos sem entender por que alguns projetos geram pouco resultado, enquanto outros conseguem maximizar sem precisar de muito investimento. Contudo, o segredo é bem simples: o diferencial é a informação. E um financeiro organizado é essencial para obter informações que possam auxiliar no crescimento da empresa.

As informações financeiras de uma empresa se referem à administração do dinheiro, dos recursos utilizados, custos e investimentos, fluxo de caixa, gastos com manutenção e infraestrutura, controle bancário e faturamento são alguns dos aspectos que se encaixam nessa categoria. Por isso, ter um bom controle sobre as finanças é inevitável para saber para onde estamos indo.

Todavia, muitos empreendedores, não dão a devida importância para as informações financeiras que têm disponíveis, ou pior, acumulam elas e não fazem uso adequado para a construção de estratégias eficazes. Entretanto, a tecnologia está aí para ajudar. Com a ajuda de softwares e sistemas gestão é possível ganhar uma vantagem competitiva, evitar erros e entender exatamente como o negócio está indo.

Por si só, essas ferramentas podem trazer bons resultados. Entretanto, quando integradas com uma gestão financeira eficiente (o que demanda tempo e conhecimento), podem tornar seu negócio imbatível. Gerir os números da sua empresa de forma hábil pode fazer com que você antecipe cenários futuros, ou identifique fatores que estão prejudicando ou que podem prejudicar a viabilidade de sua operação. Não tem como deixar as finanças para um segundo plano ou para quando tiver tempo para fazê-la.

O financeiro de uma empresa, na prática, é o motor que impulsiona o seu crescimento. Por isso mesmo, geri-lo de forma superficial pode prejudicar o desenvolvimento da sua empresa, pois é muito melhor tomar decisões acertadas, baseadas em informações, do que contar com a sorte e com algumas suposições que podem quebrar aquilo que construímos com tanto suor. 

Porque a Organização é Essencial para o Sucesso da sua Empresa?

Fazer a gestão do próprio negócio exige disciplina, comprometimento e, principalmente, conhecimento financeiro. Afinal, lidar com diferentes cenários, clientes, documentações, colaboradores, e ainda manter em dia as finanças, pode se transformar em um caos se você não tiver tudo sob controle.

Não tenho dúvidas que o sucesso de uma empresa depende do processo de organização. Contudo, infelizmente, isso não é o que ocorre na maioria das empresas. O processo de organização não é fácil, demanda tempo e investimentos financeiros para iniciar este processo, que, felizmente ou infelizmente, não tem fim, a empresa jamais estará organizada o suficiente para encerrar essa atividade.

São esses processos de organização que ajudarão o empreendedor na condução do negócio, já que tomadas de decisões importantes são embasadas por informações. E boas informações dependem de organização. Não há como fazer um bom o planejamento estratégico sem ela.  Sendo assim, podemos citar alguns pontos básicos que uma empresa necessita em termos de organização para se manter competitiva no mercado:

·         Cadastro de clientes;

·         Cadastro de fornecedores;

·         Cadastro de produtos/serviços

·         Movimentação e controle dos estoques (caso venda produtos);

·         Contas a pagar;

·         Contas a receber;

·         Fluxo de caixa.

·         Conciliação bancária

Assim, é pertinente expor que os pontos citados acima são apenas alguns itens importantes para que os empreendedores, movidos pela paixão ao seu negócio, possam, de alguma maneira, começar a trilhar o caminho do sucesso. No entanto, o que citamos aqui, é apenas a ponta do iceberg. É extremamente importante que os empreendedores busquem o conhecimento e o aprofundamento em todas as questões relacionadas a organização de suas empresas, que deleguem funções para outros colaboradores ou empresas possam ajudá-los a realizar aquilo que mais sonharam: empresas de sucesso.

A Ajuda que o Empreendedor Precisa

Você é um especialista na área em que atual. Conhece bem o setor, entende o funcionamento do mercado e suas nuances. Estuda muito e se tornou um ótimo profissional, reconhecido na área. Então, você toma uma decisão que vai mudar a sua vida: empreender. Existe uma certa visão romântica acerca da figura do empreendedor, aquele sujeito arrojado, corajoso e, muitas vezes, até genial. Ergueu a empresa sozinho e com muito esforço, trilhando um caminho solitário. Certo? Se você não quer crescer, sim.

Chega uma hora na vida das empresas que é necessário o auxílio de especialistas para fazer aquilo que o empreendedor não é tão bom, afinal, não é possível ter conhecimento apurado em todas as áreas da empresa. E se ele deseja crescer de forma sustentável, contar com o apoio de uma equipe ou de empresas parceiras é essencial. Nenhuma empresa cresce com uma pessoa só, por mais genial que ela seja. A empresa formada por uma só pessoa não tem a velocidade e agilidade para desbravar seu próprio mercado. Ela precisa de ajuda para ter a força necessária que a faça crescer e se desenvolver.

Agora pensamos em você, caro empreendedor. É um especialista no que faz. Contudo, tem o conhecimento necessário para fazer o seu negócio crescer sem ajuda? Faz uma gestão financeira eficiente que permita a empresa adquirir a velocidade necessária para conquistar o mercado? Entende todos os números? Possui um planejamento financeiro que indique a realidade da empresa e como fazer para contornar eventuais desencaixes financeiros? Se você empreendedor consegue fazer tudo isso sozinho, e ainda focar no atendimento ao cliente ou melhorar as vendas, parabéns. Você é um super-herói. Entretanto, se você é como a maioria dos empreendedores, pode ser que o setor financeiro de sua empresa esteja sendo sacrificado em prol de outros setores ou atividades que você considera mais estratégicas, ou que você tenha mais afinidade, afinal, você não é formado em finanças e não consegue fazer tudo sozinho.

A gestão financeira é um mal necessário para todo empreendedor. Ela permite conter excessos de gastos e auxilia a definir claramente quais são as metas de vendas necessárias para fazer a empresa ser sustentável e dar o lucro que o empreendedor espera. Ficou claro, agora, o porquê que nenhum empreendedor faz uma empresa sozinho? É muita coisa para “abraçar”.

Mas ok, você não está sozinho. Você tem um sócio e ele faz o financeiro. Faz mesmo? Ele gosta do que faz e tem o conhecimento necessário para transformar os dados financeiros em informações estratégicas? Ou ele assumiu o financeiro porque alguém tinha que fazer a parte “chata” da empresa. Ou quem sabe você tem uma equipe financeira. Ela te alimenta diariamente de informações que você consiga utilizar para melhorar a tomada de decisão? Ou ela só faz o burocrático e é você que tem que “quebrar” a cabeça para negociar com aquele fornecedor que liga todo o dia? Você sabe qual é o seu ponto de equilíbrio? Seu preço está correto? Está tendo lucro. Se você não sabe responder pelo uma dessas questões com firmeza, lamento dizer que sua equipe não te ajuda muito. E pior, você perde dinheiro.

Todo o empreendedor precisa de ajuda, mas de ajuda que auxilia o negócio a crescer. Se for só para só para aumentar a dor de cabeça do empreendedor, é melhor que ele mesmo faça a função de gestor financeiro. Contudo, se você deseja realmente contar com uma ajuda especializada em gestão financeira, e que te nutra diariamente com informações estratégicas, a Ampulheta Gestão Financeira pode te ajudar. Terceirizamos o setor financeiro de sua empresa e te ajudamos a focar no que você realmente gosta. Você focado em sua especialidade aliado ao nosso foco em gestão financeira, é a receita certa para fazer seu negócio decolar e crescer ainda mais em 2019.   

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923
E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br / Site: www.ampulhetagestao.com.br

Empreendedor ou Escravo?

Você se identificou com a frase acima? O empreendedor padrão é aquele cara que tem uma tendência a ser workaholic, deixar de lado assuntos pessoais importantes em função “do crescimento da empresa” para aproveitar depois. Ou pior, gosta de centralizar tudo nele por acreditar que faz melhor. Por isso, está sempre pensando em como fazer a empresa ter mais resultados, como vender mais, como atender melhor os clientes...etc.

A maioria dos empreendedores que nos procuram viraram escravos do próprio negócio, pois não conseguem separar a vida pessoal da vida empresarial. Outros, por quererem fazer tudo sozinhos e atacar em todas as frentes da empresa, não delegam funções. Contudo, em muitos casos, o que conseguem é um bom crescimento, mas sem um desenvolvimento do negócio.

Se a empresa não vive sem você por pelo menos 10 dias, é melhor você repensar o seu negócio.

É claro que você precisa ter controle de tudo, mas é preciso saber gerir melhor o seu tempo e, principalmente, delegar ao máximo as tarefas. Você não é onipresente. E se tentar fazer tudo sozinho, não vai ter uma organização eficaz que faça o seu negócio realmente crescer. Empreender sem disciplina é “navegar sem direção alguma”. Por esse motivo, delegar funções, ou contar com apoio especializado, vai te ajudar a melhorar a performance não só da empresa, mas a sua também, pois sem disciplina é impossível olhar o negócio de uma forma mais ampla e se dedicar as estratégias que realmente trarão resultados para a empresa. Já pensou quanto tempo você perde por não delegar? Ou ainda, o quanto você deixa de crescer por não contar com a ajuda de ninguém? E foi assim, pensando em auxiliar o empreendedor a gerir melhor o seu negócio, que nasceu a Ampulheta Gestão Financeira.

Com o crescimento do seu negócio, o grau de complexidade e tarefas a executar aumentam muito, sendo necessário maior controle, organização e disciplina para fazer a empresa se desenvolver, e não somente crescer. A Ampulheta conta com serviços de terceirização financeira que auxiliam o empreendedor a executar as tarefas diárias do setor financeiro, desde o contas a pagar, passando pelo fluxo de caixa, até a cobrança dos clientes. Dessa forma, o empreendedor consegue focar melhor nas tarefas essenciais da empresa, pois conta com o apoio de uma empresa especializada em finanças. Foco do empreendedor + organização e disciplina da Ampulheta = crescimento com desenvolvimento. A Ampulheta sabe do que você precisa.

Lembre-se, você planejou, investiu dinheiro, inspirou pessoas a abraçarem a causa do seu negócio e seguirem sua visão de futuro. Por isso, delegue funções, acredite nelas, e conte com a Ampulheta para ajudar o seu negócio a ser mais forte e preparado para novos desafios que ainda virão.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923 E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br. Site: www.ampulhetagestao.com.br

Terceirização do Departamento Financeiro é a Nova Forma de Pequenas e Médias Empresas Serem Mais Competitivas

Um dos grandes desafios dos pequenos e médios empresários é cuidar do setor financeiro ao mesmo tempo que tem a tarefa de fazer o negócio crescer. A cobrança dos clientes, envio de boletos, retiradas dos sócios, pagamentos de custos fixos e impostos são ações que demandam grande parte do tempo dos empreendedores. Nesse ponto, é que a gestão financeira terceirizada auxilia esses empresários no crescimento e prosperidade de seus negócios.
A terceirização dos serviços financeiros é um modelo de negócio bastante favorável as pequenas e médias empresas, pois além do fato de auxiliar o empreendedor a focar no que é necessário para o negócio crescer, esse tipo de serviço contribui, e muito, na redução do alto custo da contratação de funcionários do regime CLT. Dessa forma, empreendedor ganha tempo e dinheiro com a contratação de uma empresa terceira.

A Ampulheta Gestão Financeira é a empresa pioneira no Rio Grande do Sul, e no Brasil, nesse tipo de serviço. A empresa promove uma economia bastante significativa para seus clientes, pois conta com profissionais capacitados que assumem as rotinas financeiras dos clientes em todas as etapas, desde o faturamento, passando pelo fluxo de caixa, até a cobrança e gestão de indicadores financeiros. Queremos clientes que nossos clientes tenham uma gestão financeira eficiente de uma grande empresa, mas sem a burocracia dessa.
“Meu sócio e eu não somos da área financeira, não fomos treinados para trabalhar com números e não temos tempo para isso. Tínhamos uma equipe interna no setor financeiro, mas além da qualidade ser inferior, o custo de manutenção dela era inviável para o resultado que gerava, já que, volta e meia, tínhamos que parar tudo o que estávamos fazendo para lidar com questões financeiras do dia a dia. Queríamos focar no que realmente sabemos e gostamos de fazer”, explica Dariane Andrade, sócia do Mirage Três Figueiras, em Porto Alegre. "Com a Ampulheta, não nos preocupamos com questões financeiras diárias, somente no que é essencial. Nosso foco é comercial, trazer mais clientes para a empresa e fazer o negócio crescer", reitera Dariane, que viu seu faturamento duplicar quando mudou o foco para prospecções e maior controle da gestão administrativa do negócio. 

Os serviços da Ampulheta Gestão Financeira são simples e incluem desde a rotina de tarefas operacionais simples, como contas a pagar e receber, até tarefas mais estratégicas, como análises de desempenho econômico-financeiro vitais para o crescimento dos negócios. A terceirização do setor financeiro proporciona vantagens que vão além da redução de custos, já que é um modelo de gestão muito mais efetivo e eficaz para os pequenos e médios negócios, uma vez que agrega muito mais conhecimento e valor à gestão da empresa.

É fundamental cuidar das finanças da empresa, pois mesmo que o negócio possua saldo em caixa, ele pode estar mascarando a visão de longo prazo, prejudicando futuros pagamentos, em prol de retiradas presente, por exemplo. Esse conhecimento é vital para a sobrevivência da empresa e faz toda a diferença para a estabilidade financeira e crescimento do negócio.

Já conhece os serviços da Ampulheta Gestão Financeira? Entre em contato conosco e torne a sua empresa mais competitiva e lucrativa. Tel. (51) 3377-1923/ 3907-1923

E-mai: contato@ampulhetagestao.com.br / Site: www.ampulhetagestao.com.br